Carro elétrico movido a energia solar: o futuro da sustentabilidade

Como as energias renováveis podem revolucionar a mobilidade urbana? Conheça o futuro dos veículos elétricos impulsionados por energia solar!

MOBILIDADE ELÉTRICA
Data de publicação: 16/05/2024

A mobilidade urbana está evoluindo diretamente para a eletrificação, afinal, é um caminho que visa à economia, eficiência e redução de impactos ambientais. Nesse sentido,  o abastecimento dos veículos eletrizados é um dos temas mais relevantes do momento. Carro elétrico pode ser movido a energia solar?

O uso da energia solar nos carros elétricos é uma possibilidade bastante considerada hoje em dia. Trata-se de uma alternativa promissora que está em evolução, com muitos testes aplicados e potencial para ser ainda mais comum em um futuro próximo.

Neste artigo, você vai entender como funciona o carro elétrico com energia solar e ter acesso às principais novidades sobre o tema. Continue a leitura!

Como funciona o carro elétrico com energia solar?

Os carros elétricos com energia solar contam com células fotovoltaicas instaladas no teto para converter a radiação solar em energia. Sendo assim, a eletricidade gerada é direcionada para a bateria do veículo, permitindo a locomoção.

O carregamento da bateria acontece sempre que o carro está exposto ao sol, mesmo se estiver parado. Em dias nublados e a noite, o veículo funciona com a carga da bateria e pode exigir o uso de carregadores tradicionais.

Já existe carro elétrico com captação de energia solar?

Apesar de parecer algo novo, o primeiro protótipo de carros elétricos com energia solar foi apresentado nos anos 60. Os estudos para os carros elétricos que captam energia solar foram desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo dos anos e, hoje, já existem diversos protótipos. Embora sejam poucos os modelos lançados, é um cenário que ainda promete evoluir muito.

Diversas marcas vêm se dedicando à engenharia e testes para avançar e produzir carros capazes de aproveitar a luz do sol como fonte de energia. Tais modelos contam com painéis fotovoltaicos instalados para gerar eletricidade como carga extra.

Um dos exemplos desse avanço é o Desafio Solar Mundial (World Solar Challenge), competição de carros solares que acontece na Austrália. Os veículos são movidos pela energia fotovoltaica, percorrendo mais de 3 km no meio do deserto.

Além da competição, algumas marcas já disponibilizam modelos de carros elétricos com energia solar integrada. São modelos híbridos e elétricos que utilizam células fotovoltaicas para adicionar uma carga extra à bateria e elevar a autonomia.

Embora os carros movidos a energia solar ainda estejam em fase de protótipos, os veiculos elétricos já são uma realidade no Brasil. Inclusive, estão cada vez mais acessíveis e contribuem para manter a mobilidade com economia, sustentabilidade e sem nenhuma poluição atmosférica.

Quais são as vantagens de utilizar um carro elétrico?

Os carros elétricos são uma excelente alternativa para quem deseja combinar a economia com a eficiência. Trata-se de modelos modernos e que oferecem autonomia e liberdade, além de eliminar a dependência dos combustíveis fósseis.

Por essa razão, a eletrificação da frota já é considerada uma realidade, ainda mais com o avanço tecnológico aplicado aos veículos. Exemplo dessa importante mudança na mobilidade urbana também é a variedade de eletropostos nas cidades.

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de utilizar carro elétrico!

Sustentabilidade

Os veículos elétricos não utilizam combustíveis fósseis e, por isso, não há nenhuma emissão de gases poluentes — comum em carros a combustão, responsáveis por contribuir com o efeito estufa e consequentemente, as mudanças climáticas

A eletrificação da frota é, portanto, uma estratégia para a sustentabilidade e para a preservação dos recursos naturais. Inclusive, favorece a imagem, competitividade e a responsabilidade socioambiental, aspectos imprescindíveis para toda empresa.

Economia

Os custos para manter uma frota movida a diesel, gasolina ou álcool são elevados e exigem um bom planejamento da empresa. Ao investir em carros elétricos, será possível eliminar reduzir esses custos consideravelmente e promover a economia.

Além dos eletropostos disponíveis em muitas rodovias, é possível ter uma infraestrutura de carregamento na própria empresa. O que irá trazer autonomia e liberdade, inclusive, reduzindo as despesas com as manutenções periódicas.

Competitividade

As empresas que investem na eletrificação da frota demonstram uma boa imagem ao mercado, especialmente em relação a sustentabilidade e inovação. Com isso, melhoram a percepção das partes interessadas e se destacam dos concorrentes diretos.

Essa é uma vantagem importante para os resultados e crescimento do negócio no longo prazo, uma vez que as estratégias serão pautadas na responsabilidade e economia, favorecendo tanto a gestão financeira quanto a sustentabilidade.

Flexibilidade

A flexibilidade é outra vantagem que torna o uso do carro elétrico ainda mais vantajoso para uma empresa. Atualmente, há uma grande facilidade para encontrar modelos diversos de veículos elétricos, desde os esportivos aos utilitários de pequeno e grande porte.

Nesse contexto, facilita a transição para uma frota elétrica conforme a necessidade e planejamento da organização. A oportunidade ideal para escolher como a eletrificação da frota será conduzida, se de maneira completa logo no início ou gradativa.

Como utilizar energia renovável para abastecer carros elétricos?

A infraestrutura de abastecimento dos carros elétricos pode ser desenvolvida em diferentes tipos e portes. Isso significa que, independentemente do tamanho da frota, é possível ter carregadores compatíveis com as necessidades, em carga lenta, rápida, ultrarrápida, ou um mix que melhor atenda às necessidades específicas dos usuários e características do local.

Em relação à fonte de energia, existem diferentes formas para utilizar a fonte solar para abastecer os veículos elétricos. Desde o investimento em um sistema próprio até a negociação no mercado livre de energia, ideal para todo tipo de objetivo.

Confira como funcionam as alternativas para adotar o abastecedor de carro elétrico com energia solar!

Sistema fotovoltaico

Uma das possibilidades para adotar a energia solar na empresa para o abastecimento da frota é por meio do sistema fotovoltaico próprio. Em outras palavras, o empreendimento investe em uma estrutura solar para a geração de energia elétrica.

O sistema é composto por painéis fotovoltaicos que transformam a energia solar em corrente elétrica para o uso na edificação. Existem dois tipos:

  • sistema on-grid: a geração de energia solar permanece conectada à rede da concessionária;
  • sistema off-grid: são independentes, usam baterias para armazenar energia e não estão ligados a rede da concessionária;

Embora sejam eficientes, esse tipo de geração de energia pode exigir um investimento considerável para atender as demandas. Quando dimensionado adequadamente, pode fornecer energia para carregar o carro elétrico, seja de frota leve ou pesada.

Sistema on-grid BESS

Além desses sistemas, há também o on-grid com BESS, onde a geração de energia solar permanece ligada à rede da concessionária. Entretanto, também é conectada a um banco de armazenamento de energia, chamado Battery Energy Storage System (BESS).

No sistema on-grid, a produção ou consumo excedente são direcionados a rede, também sendo fornecidos por ela, sendo uma alternativa interessante para necessidades de recarga rápida com potência maior à da rede solar e para horários em que o custo da energia é maior.

Geração distribuída

A geração distribuída é um modelo de abastecimento que acontece por uma pequena usina solar localizada no próprio local ou em localidades próximas. As usinas podem ser no modelo on-grid ou off-grid, direcionando a eletricidade para uma ou mais empresas.

Com a geração distribuída, que é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é possível adotar a fonte solar. Mesmo que o investimento seja elevado, pode-se criar soluções compartilhadas entre mais empreendimentos.

Também constituída por painéis fotovoltaicos, uma usina de pequeno porte que atua na geração distribuída pode abastecer a frota normalmente. No entanto, toda a estrutura deve ser dimensionada e planejada para atender a demanda sem riscos.

Mercado livre de energia

O mercado livre de energia se destaca como a solução mais simples e interessante para adotar a fonte de energia solar. Trata-se de um ambiente de livre negociação, ou seja, você pode negociar condições e contratar energia de qualquer fornecedor.

Nesse caso, a empresa tem a oportunidade de contratar a energia utilizada diretamente com uma usina solar ou outras fontes renováveis, negociando todas as questões comerciais. Assim, apenas a rede de distribuição da concessionária é utilizada para levar a energia. 

Ao adotar o mercado livre de energia, será possível fazer a transição para a energia solar sem precisar fazer nenhum investimento — apenas o necessário para criar a infraestrutura de recarga do carro elétrico, que varia de acordo com o porte da frota.

Por que a energia solar renovável é importante para a mobilidade urbana?

A mobilidade urbana sustentável é a solução ideal para reduzir as emissões nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas, mantendo a eficiência no transporte. Devido a esse motivo, os veículos elétricos são a principal tendência para as frotas e muitas empresas já buscam a eletrificação.

Segundo projeção de mercado feita pela consultoria Bain & Company, os carros elétricos devem representar 77% das vendas até 2040. Um crescimento exponencial que demonstra uma mudança significativa no transporte no Brasil e no mundo.

Quando os veículos elétricos são abastecidos com fonte solar, os benefícios ambientais e econômicos são ainda mais expressivos. Por essa razão, ter um olhar atento ao tema é primordial para a evolução da empresa e melhor aproveitamento das oportunidades.

O carro elétrico movido com energia solar é um passo forte para um futuro sustentável e ampla eficiência energética. Uma relação que oferece vantagens ambientais e econômicas, favorecendo a economia e a descarbonização.

Gostou do post? Agora que esclareceu suas dúvidas sobre carro elétrico com energia solar, confira também os benefícios da aquisição da energia solar para empresas!

Artigos relacionados