Economizar energia elétrica: veja como fazer na sua empresa!

Entenda como economizar energia elétrica na sua empresa com as soluções da EDP, garantindo economia, eficiência e sustentabilidade para o seu negócio!

ENERGIA SOLAR
Data de publicação: 28/05/2024

As estratégias para economizar energia elétrica nas empresas são essenciais para a redução de custos e melhoria na lucratividade. Trata-se de uma prática importante e que faz a diferença para a saúde financeira e sustentabilidade empresarial.

Independentemente do porte da organização, consiste na oportunidade ideal para controlar o consumo energético e reduzir o valor da conta de luz. Para isso, investir na conscientização no dia a dia e na transição para uma fonte limpa é primordial.

Neste post, você vai conferir quais são as melhores ações para economizar energia elétrica nas empresas. Continue conosco e entenda a importância de procurar meios sustentáveis e as melhores soluções!

Qual é a importância de economizar energia elétrica?

Você sabia que tem como reduzir os custos fixos de uma empresa investindo na economia de energia elétrica? Isso porque os gastos com a conta de luz representam uma das principais e maiores despesas fixas de uma organização. Seja em unidades consumidoras de baixa, média ou alta tensão, são valores que sempre pesam em uma fatia significativa do orçamento empresarial.

Nesse sentido, investir em alternativas para economizar energia vai muito além de reduzir custos e aliviar o setor financeiro. Consiste em um conjunto de práticas que contribuem para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social por meio da transição energética para uma fonte solar, por exemplo, considerada limpa, inesgotável e uma das mais econômicas do mercado.

Como reduzir o consumo de energia elétrica nas empresas?

A redução no consumo de energia elétrica nas empresas pode acontecer com ações em duas vertentes — na adoção de medidas de conscientização e controle, evitando desperdícios e, de forma mais significativa, com a mudança para uma fonte mais limpa, como a solar.

Quando adotadas com planejamento e efetividade, proporcionam a redução dos gastos e reforçam o cuidado com a eficiência energética. Ou seja, constituem a solução ideal para quem busca sustentabilidade e economia, requisitos importantes para o sucesso da organização.

Veja, a seguir, as principais dicas para reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa!

Faça uma revisão na instalação elétrica

A infraestrutura da rede elétrica na empresa deve estar adequada e livre de condições que causam o desequilíbrio de cargas. Sendo assim, é importante contratar um especialista para revisar todo o sistema, principalmente se a edificação for antiga.

Conscientize os colaboradores

A educação ambiental é muito importante para o consumo consciente dos recursos naturais, inclusive a energia elétrica. Portanto, invista em práticas para conscientizar e estimular as equipes a evitar situações de desperdício de energia dentro e fora da empresa.

Estabeleça metas de redução

Para controlar o consumo e melhorar continuamente, é interessante definir metas para a redução e monitorá-las ao longo do tempo. Por mais que seja uma medida simples, será um incentivo a mais para evitar perdas e manter os gastos de acordo com o planejado.

Tenha atenção ao uso do ar-condicionado

Os aparelhos de ar-condicionado são um dos grandes vilões da alta no consumo energético, por isso, é importante ter atenção. Garanta que os ambientes permaneçam agradáveis de forma consciente e sempre mantenha as manutenções em dia.

Utilize lâmpadas LED

O uso de lâmpadas LED tem potencial para reduzir consideravelmente o gasto de energia elétrica na iluminação. Desse modo, invista em produtos que garantem menor consumo de energia, inclusive, com sensores de presença para uma iluminação inteligente.

Aposte em uma fonte de energia limpa

As fontes de energias renováveis compõem grande parte da matriz energética brasileira. A energia solar, por exemplo, é uma excelente oportunidade para, ao mesmo tempo, investir em sustentabilidade e economizar na conta de luz. Saiba mais a seguir!

Por que as soluções sustentáveis auxiliam a reduzir a conta de luz?

As soluções sustentáveis para o setor energético estão associadas ao tipo de fonte geradora. Trata-se de uma forma de se obter a energia elétrica com baixo impacto ambiental e social — inclusive, menor custo de produção e emissão de poluentes.

A energia solar, por exemplo, é uma fonte abundante e que está em ascensão no Brasil, considerada limpa e sustentável. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), bateu recorde no país e ultrapassou a marca de 39 gigawatts (GW) de potência instalada.

Além da sustentabilidade, o uso da energia solar é uma das principais estratégias para a redução da conta de luz, visto que se caracteriza por uma produção mais econômica. Dessa forma, realizar a transição pode resultar em uma queda relevante nos custos mensais.

Conheça as soluções da EDP e tenha a melhor economia!

A EDP é uma empresa global e especialista em soluções em energia renovável para empresas, presente no Brasil há mais de 20 anos. Com um portfólio inovador e sofisticado, garante serviços de excelência para promover a eficiência energética e a sustentabilidade.

As usinas solares da EDP estão presentes em diversas regiões do país e você tem a oportunidade de contratar energia de uma fonte limpa e econômica, além de contar com um atendimento personalizado, confiabilidade e transparência de ponta a ponta.

Solar Digital EDP

O Solar Digital EDP é um serviço de geração compartilhada de energia solar indicado para pequenas e médias empresas. Basicamente, consiste no aluguel de cotas de uma usina solar que também atende a outras empresas, garantindo o desconto na conta de energia.

A adesão ao Solar Digital é muito simples e ocorre por meio das seguintes etapas:

  • avaliação da fatura de energia: os especialistas da EDP analisam uma fatura de energia recente para verificar se a empresa é elegível ao serviço;
  • análise da elegibilidade: na avaliação da fatura, é verificado se a empresa tem perfil elegível para aderir ao Solar Digital EDP, conforme as regras de geração compartilhada de energia solar;
  • envio da documentação: para contratar o Solar Digital EDP, a empresa deve enviar a cópia do Contrato Social e o documento do representante legal;
  • solicitação de dados da distribuidora: para concluir o cadastro no consórcio/associação e receber os créditos de energia solar, é preciso informar os dados de login e senha utilizados para acesso ao portal da distribuidora.

Durante todo o processo de contratação do Solar Digital, você terá o apoio dos especialistas da EDP. Além de não exigir nenhum investimento inicial, proporciona um desconto importante na conta e ainda contribui com a sustentabilidade.

A EDP oferece as melhores soluções para transformar o consumo de eletricidade na sua organização e tornar tudo mais econômico e sustentável. Portanto, é a parceira perfeita para uma transição energética que será um marco na evolução empresarial.

Há diferentes estratégias para economizar energia elétrica, que proporcionam grandes benefícios. Especialmente com a migração para a fonte solar, que oferece redução de custos e a sustentabilidade que a empresa deseja.

Gostou do post? Agora que entendeu como economizar energia elétrica, que tal dar o próximo passo para garantir a redução e a sustentabilidade? Acesse nosso site, use o simulador de economia gratuito da EDP e mensure o quanto sua empresa pode reduzir nos gastos!

Artigos relacionados