Como economizar energia em restaurantes: veja as melhores dicas!

Descubra como economizar energia em restaurantes e como a energia solar pode ajudar o seu negócio a obter economia, eficiência e sustentabilidade!

ENERGIA SOLAR
Data de publicação: 27/06/2024

Você sabe o que fazer para economizar energia em restaurantes? A busca pela redução dos custos fixos é algo comum a todo tipo de negócio. Afinal, são gastos que impactam no orçamento mensal e podem comprometer o equilíbrio financeiro.

Em um restaurante, economizar no consumo de energia elétrica é uma das principais alternativas para reduzir as despesas fixas. Além de melhorar a eficiência e a responsabilidade socioambiental, é um aspecto que otimiza as oportunidades.

Se você deseja saber como economizar energia em restaurantes com eficiência e inovação, vamos ajudar! Continue lendo este post e confira dicas imprescindíveis de como a energia solar pode revolucionar o uso da eletricidade no seu empreendimento!

Como economizar energia em restaurantes?

O custo com energia é considerado um dos mais onerosos em pequenas e médias empresas, inclusive no segmento de restaurantes. Isso porque são necessários diversos equipamentos que apresentam elevado consumo energético para o preparo e armazenamento adequado dos alimentos.

Por esta razão, investir em estratégias para um consumo consciente é fundamental para a redução das despesas. Uma oportunidade imprescindível para controlar o orçamento e otimizar as receitas para alcançar um crescimento sólido.

Veja algumas práticas essenciais para atingir esse objetivo:

  • use equipamentos de refrigeração de nível “A” de eficiência energética;
  • verifique se as borrachas de vedação dos refrigeradores estão em boas condições;
  • coloque os refrigeradores em um local arejado;
  • evite armazenar ingredientes acima da capacidade recomendada;
  • faça revisões periódicas em toda a instalação elétrica do estabelecimento;
  • evite sobrecarregar as instalações e tomadas;
  • substitua as lâmpadas tradicionais (incandescentes) por LED;
  • identifique formas de aproveitar a luz natural;
  • faça a limpeza periódica dos filtros do ar-condicionado;
  • mantenha a manutenção preventiva dos equipamentos sempre em dia;
  • mantenha um cronograma de limpeza dos refrigeradores e equipamentos;
  • não instale condensadores expostos ao sol ou a equipamentos quentes;
  • invista em ações de conscientização e treinamento da equipe.

Todas essas medidas são cruciais para reduzir o consumo de energia e economizar na conta de luz em curto prazo. Além delas, migrar para uma fonte solar é uma das principais ações tomadas hoje em dia para promover a redução de gastos de maneira sustentável.

Como a fonte solar auxilia na economia no restaurante?

A captação de energia solar é um processo simples e econômico que oferece acesso à energia limpa, renovável e sustentável. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a solar é a segunda maior fonte energética do país.

A partir da evolução do setor elétrico brasileiro, a fonte solar tornou-se mais acessível e uma das principais opções para quem busca economia. Por ser uma geração mais barata, permite que as empresas tenham uma redução de custos na conta de luz.

Nesse sentido, empreendimentos de todos os portes, inclusive restaurantes, podem migrar para a fonte solar sem a necessidade de investimentos elevados. Trata-se de uma possibilidade disponível na modalidade de geração compartilhada.

Ao realizar a transição, a empresa contrata energia de uma usina solar e, com isso, é possível obter descontos na tarifa de energia. Um processo descomplicado, totalmente digital, que permite alcançar uma economia que faz grande diferença no orçamento.

Como funciona a adesão à energia solar no restaurante?

Hoje em dia, a migração para uma fonte de energia solar é um processo acessível para todo restaurante. É possível receber créditos de energia diretamente de uma usina solar, sem a necessidade de realizar qualquer tipo de investimento ou adaptação na instalação.

As unidades consumidoras de maior porte, atendidas em média tensão, podem migrar para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), em que as empresas podem negociar um novo contrato para fornecimento de energia e receber descontos na faixa de 30%. Isso significa maior liberdade para escolher uma fonte solar e ter uma geração limpa e econômica.

As pequenas e médias empresas, atendidas em baixa tensão, podem alugar cotas de uma usina solar por meio do Solar Digital EDP, que consiste em um serviço inovador de energia solar por assinatura, na modalidade de geração compartilhada, que permite que empresas diferentes recebam créditos de uma mesma usina solar. Para isso, é fundamental contar com os serviços de uma empresa confiável e especialista em energia solar fotovoltaica.

Quais são as vantagens de investir na energia solar?

A fonte solar é abundante no Brasil e possibilita uma geração de energia limpa e que atende às necessidades dos consumidores com eficiência. Além da economia, é uma das maiores tendências do setor elétrico, sobretudo por contribuir com as questões de sustentabilidade.

Nessa perspectiva, a adesão à energia solar por um restaurante proporciona inúmeros benefícios ao empreendimento, que favorecem, inclusive, a imagem do negócio. A oportunidade perfeita para quem busca a inovação e um uso consciente da eletricidade.

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de aderir à energia solar no restaurante por meio da geração compartilhada!

Redução de custos

Com a transição para uma fonte solar, o restaurante terá um desconto na tarifa de energia sem precisar realizar investimentos. Desse modo, será possível reduzir os gastos fixos, aliviar o orçamento e otimizar a gestão financeira.

À medida que os custos fixos diminuem, novas possibilidades para melhorar os serviços surgem, potencializando os resultados e os lucros. Consiste em um dos principais benefícios que a energia solar proporciona para toda empresa que opta por ela.

Sustentabilidade

A fonte solar é considerada uma das mais limpas e não provoca impactos ambientais significativos em todo processo de geração. Além disso, contribui com a descarbonização e com a redução dos danos causados pelas mudanças climáticas.

Ao investir na fonte solar, o restaurante contribui com questões ambientais e desenvolve a cultura da responsabilidade socioambiental — requisito considerado primordial para o sucesso no mercado e boa relação com as partes interessadas.

Competitividade

A oportunidade de utilizar a energia solar é um diferencial estratégico e competitivo no segmento dos restaurantes, especialmente por mostrar à sociedade uma imagem positiva e focada no desenvolvimento dos negócios de modo responsável e consciente.

A redução dos custos que a fonte solar proporciona também possibilita melhorar as condições comerciais e oferecer um cardápio mais atrativo ao consumidor. Esses fatores contribuem para o posicionamento de marca e destaque em relação aos concorrentes.

Praticidade

A geração compartilhada de energia solar tem um papel importante na modernização do setor elétrico brasileiro. O serviço garante maior flexibilidade e acessibilidade à fonte renovável, proporcionando praticidade para a adesão de pequenas e médias empresas.

A modalidade de geração compartilhada, cuja adesão é 100% digital, possibilita ao consumidor o acesso à energia renovável proveniente de uma usina solar sem qualquer dificuldade, e com serviços eficazes. Portanto, é possível economizar e adotar a consciência ambiental no uso da energia sem burocracias ou transtornos.

O Solar Digital EDP é ideal para o seu restaurante!

A EDP é uma empresa global, líder em energias renováveis, que oferece soluções inovadoras para empresas que buscam aderir a uma fonte limpa. São serviços modernos, pensados para revolucionar o fornecimento de eletricidade com excelência e ótimo custo-benefício.

Para pequenas e médias empresas, o Solar Digital EDP é a solução perfeita para ter economia e sustentabilidade. Ou seja, a oportunidade para migrar para uma energia inesgotável e econômica, usufruindo de todas as vantagens da fonte solar.

Confira abaixo como o Solar Digital EDP funciona!

Como funciona o Solar Digital EDP?

O Solar Digital EDP é o serviço de geração compartilhada de energia solar em que diferentes empresas alugam cotas de uma mesma usina solar. Com assinatura totalmente digital, proporciona um desconto na tarifa de energia.

A contratação da energia acontece sob medida, considerando o volume equivalente ao consumo do restaurante. Durante todo o processo, a EDP oferece um apoio profissional e especializado, garantindo que suas necessidades sejam atendidas.

A adesão ao Solar Digital EDP acontece nas seguintes etapas:

análise da conta: envio de uma conta de energia recente para análise dos especialistas da EDP, que devem verificar se a empresa é elegível ao serviço;

envio de documentos: envio do contrato social e de uma cópia do documento de identificação do representante legal da empresa;

solicitação de dados: para efetivar o cadastro, é preciso enviar os dados de login e senha para acesso à agência virtual da concessionária.

Com a EDP, o processo é transparente e você pode utilizar o simulador de economia para entender como será a redução de custos. Os especialistas avaliam as informações e apresentam o melhor orçamento de energia solar para o restaurante.

Quais são as vantagens do Solar Digital EDP?

O Solar Digital EDP proporciona um acesso fácil à energia solar, com modernidade, economia e sustentabilidade ao alcance do seu negócio, de um jeito simples e confiável.

Além de um apoio personalizado a todo momento, o serviço proporciona as seguintes vantagens:

●       não há taxas de adesão;

●       redução da tarifa na conta de luz;

●       possibilidade de isenção de impostos no futuro;

       sustentabilidade e responsabilidade social.

Podemos concluir que a fonte solar é uma alternativa determinante para economizar energia em restaurantes com sustentabilidade e eficiência. Uma possibilidade para reduzir a conta de luz e ainda usufruir de benefícios relevantes para o crescimento do negócio.

Agora que entendeu como economizar energia em restaurantes, que tal saber quanto pode reduzir com a fonte solar? Utilize o nosso simulador de economia de energia gratuito e veja como o Solar Digital EDP pode contribuir para o sucesso do seu negócio!

Artigos relacionados

Autor do artigo

Foto do autor
Foto do autor
Verena Greco
Este conteúdo foi produzido por Verena Greco .

Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden –  University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.