A energia solar para condomínios é uma solução inteligente e sustentável para quem busca a redução da conta de energia. Uma oportunidade para adotar uma fonte limpa e abundante para abastecer as unidades com eficiência e qualidade.
Com a evolução do setor energético, há possibilidades práticas para adotar a energia solar em um condomínio, independentemente do porte. Principalmente com a geração compartilhada, alternativa interessante pela viabilidade econômica e eficiência.
Mas, afinal, fazer a transição energética e adotar a energia solar para condomínios realmente vale a pena? Neste post, você vai entender tudo sobre o tema, as vantagens da fonte solar e a melhor alternativa para o seu negócio!
Sabemos que o uso da energia solar é extremamente importante para o futuro, pois trata-se de uma fonte inesgotável, limpa e renovável. Devido à modernização do setor energético, é possível adotar diferentes caminhos para utilizar a fonte solar.
Uma delas é a geração compartilhada, modalidade que consiste na transição para o uso da energia proveniente de uma usina solar terceira. Ou seja, o condomínio passa a receber energia de fonte solar sem a necessidade de investir em um sistema próprio.
Nesse modelo, o condomínio assina um contrato com uma usina solar e utiliza uma nova fonte de energia. Tudo sem a necessidade de realizar instalações de sistemas fotovoltaicos ou futuras manutenções, gerando uma redução do valor da conta de luz.
Assim, o condomínio passa a utilizar a energia de uma usina solar que também atenderá a outras unidades consumidoras. Uma possibilidade regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, e que traz inúmeras vantagens
A fonte solar está em crescimento no Brasil, possibilitando a utilização por consumidores de baixa, média e alta tensão. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a expectativa é que a energia solar cresça 23% por ano em capacidade instalada.
Quando aplicada em um condomínio, a energia solar vai muito além de uma oportunidade para economizar. Afinal, é uma fonte que não provoca impactos ambientais e contribui para a descarbonização, reduzindo os efeitos das mudanças climáticas.
Veja, a seguir, quais são as vantagens da energia solar para condomínios por meio da geração compartilhada!
A geração compartilhada é uma alternativa que se encaixa perfeitamente no planejamento de um condomínio. Por não exigir instalações, garante a viabilidade econômica para o uso de uma fonte limpa, que gera economia para o orçamento.
A fonte solar é abundante no Brasil e permite uma geração de energia limpa, renovável e com boa continuidade. Sendo assim, caracteriza uma oportunidade para alcançar a eficiência energética de uma forma inovadora e prática.
Um dos fatores de destaque da energia solar é a economia que proporciona para uma empresa ou condomínio. Com geração compartilhada, por exemplo, é possível atingir até 10% de redução no valor pago na conta de energia todos os meses.
Outra vantagem importante da energia solar é a contribuição para a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Por ser uma fonte inesgotável e que não provoca impactos, contribui para a preservação do meio ambiente e redução do efeito estufa.
Como apresentamos, os benefícios da energia solar para condomínios são expressivos e favorecem a economia e o meio ambiente. Consiste na oportunidade para aderir o desenvolvimento sustentável e a gestão da fatura de energia.
Além disso, migrar para a geração compartilhada é uma tarefa simples e regulamentada pela Aneel. Com isso, um condomínio pode aderir ao modelo e fechar um novo contrato para utilizar a energia solar, obtendo economia mês a mês.
Portanto, considerar a energia solar para condomínios é uma estratégia que vale muito a pena. Uma forma para aderir a uma das principais tendências do mercado e ter a possibilidade de reduzir custos com eficiência.
A EDP é uma empresa global e atua no Brasil há mais de 20 anos, oferecendo soluções inovadoras em Energia Solar, Mercado Livre de Energia e Mobilidade Elétrica. Focada nos preceitos do ESG, facilita o acesso das empresas a uma fonte renovável.
Exemplo disso é o Solar Digital EDP, serviço que funciona como uma assinatura digital onde a empresa aluga cotas de uma usina solar. Com contratação sob medida, permite usar a energia de uma das usinas solares EDP e gerar descontos na conta de luz.
Tudo funciona de forma descomplicada e transparente, com simulação e apoio durante todo o processo de adesão. Trata-se de um serviço por assinatura que promove a transição energética de forma simples e eficaz.
Veja abaixo como funciona a adesão ao Solar Digital EDP e as vantagens que proporciona!
O processo de adesão ao Solar Digital é desenvolvido de forma personalizada, ou seja, de acordo com a demanda da empresa. Inicialmente, você deve enviar uma conta de luz recente para a análise do perfil, verificando se o condomínio é elegível para o serviço.
Após a avaliação da conta, o próximo passo é o envio dos documentos necessários para a adesão. O processo é totalmente seguro e conduzido com seriedade, preservando os dados da empresa.
Os documentos são importantes para a elaboração e preenchimento do contrato, que é assinado de forma virtual. Feito isso, a próxima etapa é a solicitação de dados de acesso ao portal da distribuidora, para acesso às próximas faturas de energia que já virão com a injeção dos créditos de energia solar.
O acesso aos dados da distribuidora é fundamental para que os especialistas da EDP realizem a gestão dos créditos de energia na sua unidade consumidora. São informações indispensáveis para a compensação e recebimento dos créditos de energia gerados nas usinas solares para o condomínio.
O Solar Digital EDP é uma solução inovadora para quem busca utilizar a fonte solar e reduzir a conta de luz. Um serviço moderno que viabiliza a sustentabilidade e permite a transição energética sem custos iniciais nem investimento em sistemas fotovoltaicos.
Muito além da economia, a EDP oferece soluções acessíveis para otimizar o uso da energia solar, que está em ascensão no país. São mais de 50 usinas construídas em projetos de Solar Digital, ideais para transformar o uso da eletricidade em um negócio.
Com o Solar Digital EDP, o seu condomínio terá vantagens exclusivas, por exemplo:
Lembre-se de que a EDP disponibiliza um atendimento personalizado para criar um contrato compatível com as necessidades do condomínio. Por isso, é a empresa mais confiável e eficiente para oferecer o melhor da energia solar, sem burocracias ou transtornos.
Concluímos, então, que a geração compartilhada para a energia em um condomínio é uma alternativa que vale muito a pena. Além da redução da conta de energia, contribui para a eficiência energética e para o desenvolvimento sustentável.
Gostou do artigo? Agora que viu como vale a pena investir na energia solar para condomínios, que tal conhecer as melhores soluções do mercado? Conheça mais sobre a energia solar compartilhada da EDP e entenda como seu empreendimento pode se beneficiar com esse modelo!
Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden – University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.
Conecte-se com Verena Greco.