Frota de carros elétricos: 8 vantagens para empresas

Saiba quais são as principais vantagens da frota de carros elétricos e o que considerar para realizar a transição da maneira adequada!

MOBILIDADE ELÉTRICA
Data de publicação: 06/06/2024

A transição para uma frota de carros elétricos é uma alternativa inovadora e cada vez mais comum no Brasil e no mundo. Trata-se de uma oportunidade interessante para empresas que buscam adotar um transporte econômico, sustentável e eficaz.

Devido à preocupação com as mudanças climáticas e a ascensão da responsabilidade socioambiental, a eletrificação da frota se tornou uma opção viável. Inclusive pelo avanço tecnológico dos veículos, que proporcionam grandes vantagens à organização.

Está considerando ter uma frota de carros elétricos na sua empresa? Neste artigo, trouxemos informações relevantes para ajudar! Continue lendo e saiba quais são as 8 principais vantagens da eletrificação e os passos essenciais para ter sucesso!

Quais são as vantagens de uma frota de carros elétricos?

A mobilidade urbana está em constante evolução e a eletricidade é, com certeza, um dos

pilares dessa importante transformação. A tendência é que os veículos que utilizam motores elétricos sejam cada vez mais comuns nas frotas empresariais.

Uma frota eletrificada permite realizar todas as atividades logísticas com maior eficiência e economia. São inúmeros benefícios para a empresa e para o meio ambiente, visto que não provocam emissões causadoras do efeito estufa.

Veja quais são as vantagens de adotar uma frota de carros elétricos na sua empresa!

1. Sustentabilidade ambiental

O desenvolvimento sustentável é uma necessidade para todo negócio e uma das formas para contribuir é a eletrificação da frota. Isso porque os veículos elétricos não emitem gases poluentes, que são nocivos e contribuem para as mudanças climáticas.

À medida que os carros a combustão são substituídos pelos elétricos, a organização auxilia na descarbonização, reduzindo a emissão de gases. Uma ação muito importante para o futuro de todos e que traz consigo vantagens relevantes para o negócio.

2. Economia de combustível

O consumo de combustível de uma frota de veículos movidos a combustíveis é elevado e sempre afeta o orçamento empresarial. Com a eletrificação, esse não será mais um problema, pois a empresa poderá abastecer em uma estação própria.

Além dos pontos públicos para carregamento rápido de carros elétricos, é possível ter uma base dentro das dependências da empresa. Assim, os veículos permanecem carregando quando não estiverem em uso, como no período noturno, aproveitando os custos reduzidos de energia elétrica da própria empresa.

3. Incentivos fiscais

Os estímulos governamentais para ampliar o uso dos carros elétricos são comuns, especialmente no incentivo fiscal. Alguns estados do país oferecem descontos na tributação para frotas elétricas, o que leva a uma economia ainda maior na empresa.

Os estados em que há desconto ou isenção do IPVA para carros elétricos são:

  • Alagoas;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul.

Como a abordagem da gestão pública a essa questão pode ser diferenciada, é importante consultar como é na sua região. No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, há uma redução parcial para elétricos, mas também existem diferenças e possíveis reduções para carro híbrido.

4. Manutenção simplificada

Os veículos elétricos contam com uma mecânica simples e nas manutenções: não é preciso trocar óleo, correias, velas e outros itens. Ou seja, é um sistema que não conta com peças complexas e mais suscetíveis ao desgaste precoce. Isso é especialmente importante para veículos que operam em marcha lenta; como veículos de transporte urbano (VUC), veículos com câmara fria e até mesmo veículos de segurança, como carros e motocicletas de segurança patrimonial.

Nesse contexto, quando o cronograma de manutenções preventivas acontece rigorosamente, os carros não apresentam problemas constantes, o que significa uma redução de gastos e maior praticidade para manter a frota em ótimas condições. A prova disso é que alguns veículos elétricos comercializados no Brasil saem da loja com 5 anos de garantia e revisões gratuitas até 60 mil km.

5. Imagem corporativa positiva

A transição para uma frota de carros elétricos é uma ação que remete à inovação e responsabilidade socioambiental. Uma atitude que demonstra a preocupação da empresa em reduzir a poluição e se adaptar às tendências de um novo mercado.

Desse modo, a percepção dos clientes, dos investidores, da sociedade e dos órgãos públicos será positiva, aspecto que favorece o negócio. Em uma atualidade onde as questões sustentáveis têm um peso significativo, a frota elétrica pode abrir novas oportunidades.

6. Redução de ruído e poluição sonora

Os carros elétricos são silenciosos e proporcionam conforto sonoro para o condutor, reduzindo significativamente a poluição sonora. Além das questões de risco ocupacional, isso permite que a jornada de trabalho seja mais agradável para os colaboradores.

Apesar de parecer algo simples, a redução do ruído contribui para preservar a equipe e impacta na produtividade e satisfação. São vantagens que fazem a diferença para o desempenho, para a retenção de talentos e para resultados da organização ao longo do tempo.

7. Vantagem competitiva

A implementação de veículos elétricos na frota é um passo à frente de muitos dos concorrentes diretos e indiretos. Além de melhorar a imagem da empresa, resulta em economia e pode ser um diferencial competitivo para alavancar os resultados.

Considerar a transição para a frota de carros elétricos no planejamento estratégico organizacional é uma ação inteligente. Em um mercado repleto de disputas acirradas em todos os segmentos, ter esse destaque será essencial para acelerar o crescimento.

Para garantir o máximo de competitividade, é importante não apenas escolher o veículo ideal, mas também contar com o apoio especializado para determinar a infraestrutura de recarga dos veículos e o custo com energia elétrica.

8. Acesso a zonas restritas

Os veículos convencionais podem ser alvo de medidas de restrição, como é o caso do rodízio de placas para circulação em grandes cidades. Essa situação é muito comum em grandes capitais, que contam com um alto volume de tráfego diário.

Porém, os carros elétricos, na maioria das situações, não são submetidos a essa regra e podem circular livremente. Assim, a empresa não terá que realizar alterações caso precise operar nessas regiões, evitando atrasos nas operações logísticas.

O que é necessário para eletrificar a frota de carros de uma empresa?

O processo para a eletrificação da frota é criterioso e a mudança precisa ocorrer seguindo uma organização previamente estudada. Em outras palavras, existem diversos fatores que devem ser considerados para garantir uma transição adequada.

É necessário que os veículos atendam às necessidades da empresa, com autonomia, praticidade e operações planejadas. Tudo isso com um custo-benefício atrativo, para alcançar resultados satisfatórios em todos os sentidos — na eficiência, no setor financeiro e na sustentabilidade.

Abordamos, a seguir, quais são os passos indispensáveis para eletrificar a frota de uma empresa!

Planejamento da transição

O primeiro passo para a eletrificação da frota é elaborar um planejamento específico e detalhado. Todas as etapas, objetivos e dados precisam ser relacionados para embasar as decisões e garantir que atenda todas as expectativas da empresa.

Durante o planejamento, é importante considerar todos os fatores, como modelos de veículos, infraestrutura, custos e prazos. Por isso, é essencial contar com o apoio da direção e lideranças para consolidar todas as ações e promover a mudança correta.

Avaliação de custos

A frota de carros elétricos exige investimentos, que, dependendo do modelo utilizado, podem ser significativos. A empresa deve estar preparada para investir e fazer a transição acontecer de forma gradativa, sem comprometer a gestão financeira.

Portanto, a avaliação dos custos é uma das atividades mais importantes no processo de eletrificação da frota. Com um cronograma bem elaborado, será possível avançar em cada etapa e atingir as metas, alcançando resultados interessantes no futuro.

Parcerias e incentivos

Contar com parceria é essencial para acelerar a mudança da frota para veículos elétricos. Seja com investidores, empresas ou outra oportunidade, é uma estratégia vantajosa e que tem potencial para facilitar toda a transição da frota.

Os veículos elétricos contam com incentivo e redução dos impostos, aspecto que contribui para melhorar o retorno financeiro. Trata-se de pontos positivos e que ajudam a reduzir custos, tornando a transição mais acessível e rápida.

Monitoramento e avaliação contínuos

Ao adotar o veículo elétrico na empresa, mesmo que seja um exemplar para testes, é necessário monitorar o desempenho continuamente. Durante o período em questão, a avaliação irá fornecer dados essenciais para mensurar como será após a transição.

Defina indicadores (por exemplo, km rodado por kWh consumido de cada veículo; custo específico do kWh da frota/base e taxa de ocupação dos carregadores) e mantenha um histórico de dados sobre todo o processo, para ter clareza e direcionar as decisões. Observar a mudança da frota e como está o andamento na prática vai ajudar a identificar oportunidades para melhorar ainda mais.

Infraestrutura de recarga

Outro fator imprescindível é a infraestrutura de recarga, que deverá ser instalada no local onde os veículos permanecerão estacionados. Para um correto dimensionamento, é importante considerar o número de carros, tempo de carregamento e capacidade das baterias e necessidade de rodagem diária, certificando-se de que, caso a rodagem seja maior que a autonomia, haja possibilidade de recarga rápida para esses veículos.

Procure apoio de especialistas em mobilidade elétrica e estruturas de recarga para encontrar soluções compatíveis com a rotina e necessidades. Seja para carga lenta, rápida e carregadores portáteis, será mais fácil encontrar uma solução inteligente e eficaz.

A EDP é a parceira ideal para a eletrificação da sua frota!

A EDP é uma marca global, presente em 4 continentes e há mais de 20 anos no Brasil. Pioneira na instalação de carregadores ultrarrápidos, é a parceira ideal para eletrificar sua frota.

Com a EDP, você tem à sua disposição serviços de excelência na venda ou locação de carregadores para frotas pesadas e leves. Além de uma assessoria e consultoria especializada, para ter um atendimento personalizado em todo o projeto.

Inclusive, com a Plataforma de Gestão Online, aplicativo para o controle dos carregadores, operação remota e monitoramento. A inovação e tecnologia a seu favor para ter em mãos todos os dados e funções intuitivas — pensadas para melhorar o gerenciamento.

Adotar uma frota de veículos elétricos é um passo para a mobilidade urbana sustentável e eficiente. Uma estratégia para reduzir a poluição, melhorar a eficiência, economizar e ainda promover a imagem da organização de forma positiva.

Gostou de saber as vantagens de investir em uma frota de carros elétricos? Se deseja conhecer serviços essenciais para a transição da frota na sua empresa, não perca tempo! Acesse nosso site e conheça as soluções EDP para a mobilidade elétrica!

Artigos relacionados