Net Zero: entenda o conceito e sua importância para as empresas

Descubra o que é Net Zero e a importância desse conceito para empresas comprometidas com a sustentabilidade e a redução das emissões de gases de efeito estufa

SUSTENTABILIDADE
Data de publicação: 09/01/2024

Atualmente, a Terra está em torno de 1,1°C mais quente do que no final do século XIX. As emissões continuam a crescer, provocando uma série de consequências negativas para a vida humana e o meio ambiente. É necessário que os países reduzam as emissões de gases contra a camada de ozônio. Neste contexto, surgiu o conceito Net Zero 

Mas o que é Net Zero? Continue a leitura e saiba tudo sobre o significado do termo e por que a sua empresa deve ser uma empresa Net Zero. 

O que significa o termo Net Zero?

É importante entender que a queima de combustíveis fósseis pelos seres humanos resultou em um aumento na concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global. Net Zero refere-se ao equilíbrio entre a quantidade de gases de efeito estufa emitida e a quantidade removida da atmosfera. 

Isso significa calcular as emissões de carbono para reduzir ao máximo as emissões de gases e compensar aquelas que não podem ser eliminadas, uma vez que, na realidade, nem sempre é possível cortar completamente as emissões de carbono. 

É crucial levar em consideração toda a cadeia de produção neste projeto, incluindo as emissões emitidas pelos fornecedores e as cadeias logísticas das empresas. Desta forma, para alcançar o status de Net Zero, as empresas podem adotar tecnologias sustentáveis ​​em todas as etapas do seu processo produtivo. 

Porém, apesar dos conceitos de Net Zero e carbono neutro apresentarem semelhanças, eles têm definições distintas. Confira: 

Qual é a diferença entre Net Zero e carbono neutro?

Quando se trata da pegada de carbono, há tantos termos relacionados à diminuição do nosso impacto ambiental que é bastante comum causar certa confusão. O blog da EDP está aqui para ajudá-lo a compreender as diferenças entre esses termos: 

Para que uma empresa seja considerada carbono neutro, ela deve compensar a quantidade de gases de efeito estufa que emite por meio de reduções equivalentes em outros locais. Isso é feito através da compra de créditos de carbono ou do investimento em projetos de reflorestamento, por exemplo. 

Vamos imaginar que uma empresa emita 1.000 toneladas de carbono em um ano por meio de suas atividades e cadeia de valor. Essa empresa pode adquirir créditos para evitar a emissão de 1.000 toneladas de carbono em outro local ou investir em iniciativas de reflorestamento para compensar suas emissões de CO2 

Desta forma, as emissões são neutralizadas e a empresa é considerada neutra em carbono. Ou seja, a quantidade de carbono emitida na atmosfera é compensada, não contribuindo para o aumento da temperatura média global. 

Embora o Net Zero também envolva a neutralização de emissões, ele inicia esforços para reduzir ao máximo a quantidade de carbono emitida na atmosfera. 

Assim, o Net Zero coloca muito mais ênfase na redução das emissões de carbono tanto quanto possível, recorrendo à compensação do CO2 residual apenas como último recurso. 

Por que ser uma empresa Net Zero?

O impacto das alterações climáticas tornou-se uma das questões mais urgentes que a humanidade enfrenta no século XXI. Além de ajudar o meio-ambiente, ao tornar o negócio mais sustentável e se tornar uma empresa Net Zero, as empresas adquirem uma série de benefícios. Confira os principais: 

Redução de custos

Ao implementar práticas de negócios mais sustentáveis ​​e eficientes, as organizações podem aumentar a eficiência energética e realizar um consumo consciente dos recursos naturais, resultando em economia financeira significativa.  

Além disso, a redução da dependência dos combustíveis fósseis e a transição para fontes de energia renováveis ​​podem ajudar a proteger as empresas contra a volatilidade dos preços dos combustíveis. 

Vantagem competitiva

As empresas que adotam a abordagem Net Zero podem se diferenciar no mercado, ganhando a confiança e lealdade dos consumidores, pois cada vez mais eles estão buscando produtos e serviços sustentáveis. 

Você sabia que, segundo estudos da Deloitte, 55% dos consumidores optaram por marcas que tenham valores e práticas ambientalmente sustentáveis? No mesmo estudo, 32% estariam dispostos a pagar mais por bens e serviços se isso garantisse que as marcas reduzissem a sua pegada de carbono. 

Contribuição para um planeta mais sustentável

Ao adotar práticas de negócios Net Zero, as empresas estão desempenhando um papel ativo na luta contra as mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável. 

Como se tornar Net Zero?

Agora que você já conhece os principais benefícios de se tornar uma empresa Net Zero, vamos detalhar as ações essenciais que as empresas podem adotar para alcançar esse objetivo. 

Avalie as emissões

O primeiro passo para se tornar uma empresa Net Zero é calcular a pegada de carbono do seu negócio.  

Este relatório detalha as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas pela sua empresa, ajudando a identificar as principais fontes de emissões e fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas. 

Defina metas

Após a avaliação das emissões, é necessário definir metas de energia para reduzir as emissões resultantes da reorganização da cadeia produtiva e compensar as emissões indiretas. Isso implica em um comprometimento firme com a redução da pegada ecológica da empresa e com a obtenção de emissões líquidas zero ao mais alto nível do seu negócio. 

Mas como fazer isso? Meça o desempenho atual e crie indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorar o progresso de sua empresa, avaliando os seguintes indicadores: 

  • Redução: reorganize uma cadeia de valor para eliminar todas as emissões possíveis. É importante definir metas a curto e a longo prazo; 

  • Compensação: elabore um plano de investimento em projetos sustentáveis ​​para compensar as emissões que não podem ser reduzidas; 

  • Neutralização: assim que as emissões forem reduzidas ao mínimo, aplique processos de eliminação de carbono para alcançar a neutralidade. 

Conscientize os colaboradores

O sucesso na busca pelas emissões líquidas zero exige um esforço coletivo. É fundamental que todas as áreas estejam comprometidas com uma transformação, compreendendo que a descarbonização traz benefícios imediatos e de longo prazo, como melhorias na saúde e qualidade de vida. 

É extremamente importante envolver os funcionários e conscientizá-los sobre a importância da sustentabilidade. Dessa forma, todos poderão participar ativamente do desenvolvimento sustentável do negócio. 

Invista em sustentabilidade

Segundo estudo realizado pela consultora Simon-Kucher, 85% dos consumidores se tornaram mais conscientes em suas compras, no que diz respeito à sustentabilidade, e 34% estão interessados ​​em gastar mais por produtos e serviços sustentáveis. 

À medida que as gerações mais jovens se tornam os principais consumidores, é essencial que as empresas invistam em tecnologias limpas e sustentáveis, práticas operacionais eficientes e fontes de energia renováveis.  

Integrar a sustentabilidade como um pilar fundamental em todo o modelo de negócio, desde a geração de energia até os processos logísticos e a oferta de produtos e serviços, é uma estratégia inteligente e responsável. 

Em direção ao futuro sustentável com a mobilidade elétrica

A adoção de práticas Net Zero pelas empresas é fundamental para promover um mundo mais sustentável, reduzir os custos operacionais e colaborar com o desenvolvimento das organizações. 

Neste contexto, a mobilidade elétrica torna-se uma alternativa extremamente rentável para o desenvolvimento ecológico das empresas, reduzindo a emissão de poluentes durante a condução. 

Por isso, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre como funciona um carro elétrico. Acesse o conteúdo para entender como os carros elétricos convertem energia elétrica em movimento e como eles podem ajudar a preservar o meio ambiente e reduzir os custos de sua empresa. Ótima leitura! 

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Diogo Baraban
Este conteúdo foi produzido por Diogo Baraban .

Diogo Baraban é engenheiro eletricista formado pela Universidade São Judas Tadeu, com MBA em gestão empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Desenvolveu, em sua carreira, experiência em processos produtivos e em vendas técnicas, tendo atuado nos últimos 13 anos no setor de comercialização de energia. Atualmente é membro da diretoria da EDP Smart, respondendo pela gestão dos negócios de Comercialização de Energia (atacado e varejista) e Mobilidade Elétrica. Também é membro da diretoria da EDP Ventures e conselheiro de 2 empresas investidas pela companhia: 77Sol e Fractal. Diogo Baraban escreve sobre Sustentabilidade e Energias Renováveis. 

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