Carro híbrido faz parte dos veículos modernos que combinam energia elétrica e combustível para funcionar!
Nos últimos anos, o carro híbrido tem conquistado um lugar de destaque quando se busca uma opção prática, econômica e ambientalmente consciente de transporte. Com uma combinação inteligente de motores a combustão e motores elétricos, esses veículos oferecem o melhor dos dois mundos: eficiência energética e baixas emissões de poluentes.
O sucesso desses automóveis deixa claro que é muito importante conhecer os detalhes sobre seu funcionamento, as opções disponíveis no mercado e as diferenças e benefícios desse tipo de veículo na hora de escolher entre um carro elétrico, híbrido ou convencional.
Pensando nisso, criamos um guia especial para você conhecer melhor os carros híbridos, seja para considerar um novo investimento, seja para acompanhar as tendências tecnológicas.
Continue a leitura e descubra o que é carro híbrido, como esses automóveis funcionam, de que maneira são carregados, quais as principais versões e benefícios de apostar nessa tecnologia, entre outras informações valiosas!
Os carros híbridos são veículos modernos que combinam dois tipos de motores: os tradicionais, movidos a combustíveis como diesel ou gasolina, e os elétricos, alimentados por uma bateria recarregável.
Essa junção permite uma variedade de funcionalidades. Por exemplo, o motor elétrico pode ser usado para iniciar o automóvel de forma silenciosa e, depois, passar a vez para o motor a combustão quando for necessário aumentar a potência.
Dependendo do modelo de carro híbrido, é possível alternar manualmente entre as fontes de energia. Assim, você pode escolher o motor mais adequado para a situação, aumentando a eficiência do veículo e reduzindo a emissão de poluentes.
O funcionamento de um carro híbrido é baseado na combinação de, pelo menos, um motor elétrico com um motor a combustão. O veículo tem um tanque convencional para armazenar o combustível e uma bateria recarregável para guardar a eletricidade.
Em geral, o motor elétrico é usado em situações que exigem menos força, como na partida ou em baixas velocidades. Durante o funcionamento do motor elétrico, o motor a combustão fica inativo e não consome combustível.
Por outro lado, quando é necessário enfrentar ladeiras, manter o automóvel em movimento em estradas ou aumentar a aceleração, por exemplo, o motor a combustão pode ser ativado automaticamente. Essa peça é capaz de fornecer força extra para o carro e, em alguns modelos, também pode ser selecionada manualmente.
Quando a carga da bateria estiver chegando ao fim, é necessário recarregá-la em uma tomada ou posto de carregamento. Alguns veículos híbridos não têm cabos de recarga e captam a energia somente de sistemas internos de recuperação. Já o abastecimento de combustível pode ser feito em postos convencionais.
A tecnologia híbrida traz benefícios para o planeta, para os passageiros, para a rotina e para o bolso da pessoa proprietária do veículo. Entenda!
Assim como os carros totalmente elétricos, os veículos híbridos ajudam na redução da emissão de gases do efeito estufa, ou descarbonização. Isso acontece porque, quando o motor elétrico é usado em vez da combustão, é possível evitar a liberação de poluentes no ar.
Em grande escala, esse sistema traz uma série de vantagens, como a melhora na qualidade do ar, a preservação do meio ambiente, a redução da pegada de carbono e a contribuição para a desaceleração do processo de aquecimento global.
Os carros híbridos contam com um sistema inteligente que identifica qual motor deve ser ativado para realizar determinadas funções. Por exemplo, ao dar partida com o motor elétrico, o motorista pode notar uma resposta instantânea e bem potente.
Assim, esses veículos são opções excelentes para quem busca uma direção com mais desempenho, tranquilidade e eficiência.
O bolso da pessoa proprietária também é um grande beneficiado pela aquisição de um veículo híbrido. Embora costume ter um custo inicial maior que os carros convencionais, esses automóveis compensam os gastos por meio de um aproveitamento eficiente dos combustíveis.
A possibilidade de escolher entre carregar a bateria com eletricidade ou encher o tanque com combustível também permite uma grande economia a longo prazo. Isso porque o preço desses componentes tende a variar em determinadas épocas do ano e, vez ou outra, uma opção pode compensar mais do que a outra.
Grande parte das opções de carros híbridos disponíveis conta com um sistema de recuperação de eletricidade que capta parte da energia que seria desperdiçada no percurso e transforma em alimento aproveitável para o motor.
A combinação dos dois tipos de energia presentes nos carros híbridos pode ser feita de formas diferentes em cada modelo. Os três principais tipos de veículos nessa categoria quanto ao uso de energia são os híbridos leves, os híbridos puros e os híbridos plug-in.
Os veículos híbridos leves usam principalmente o motor a combustão para mover o carro, mas contam com um motor elétrico adicional capaz de recuperar um pouco da energia que seria perdida no trajeto.
Essa peça extra armazena a energia em forma de eletricidade e usa para desempenhar funções como dar partida, frear ou acelerar, além de auxiliar o funcionamento do ar-condicionado, do sistema de som e dos itens de segurança sem gastar combustível.
Os carros híbridos puros também recebem a eletricidade do sistema de recuperação e não podem ser carregados por fontes externas. A diferença entre esses modelos e os híbridos leves é que eles contam com uma bateria maior, capaz de armazenar uma boa quantidade de energia e aplicá-la na locomoção do automóvel.
Os veículos híbridos plug-in também operam usando a eletricidade armazenada na bateria, mas, nesse caso, podem ser carregados em uma tomada, carregador ou outra fonte de energia externa.
Esse sistema permite percorrer caminhos longos usando apenas o motor elétrico e, consequentemente, sem emitir poluentes. Além disso, a tecnologia ajuda a economizar na hora de abastecer e tem um ótimo desempenho em termos de aproveitamento.
Os veículos convencionais com motores a combustão funcionam exclusivamente com combustíveis como gasolina e diesel. Por outro lado, os carros híbridos são equipados com, ao menos, um motor adicional movido a energia elétrica, além do motor a combustão. Essa configuração permite comparar os custos e o desempenho de cada fonte de energia para que seja escolhida a opção mais vantajosa para cada trajeto.
Os carros híbridos também apresentam tecnologias específicas para aumentar a eficiência no uso da eletricidade. Por exemplo, muitos modelos têm sistemas que transformam parte da energia que seria desperdiçada durante a frenagem em energia utilizável para o motor.
Outra vantagem dos veículos híbridos é que, assim como os carros elétricos, eles contribuem para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, já que parte de suas funções é operada com uma fonte de energia limpa, a eletricidade. Além de ter um impacto positivo na luta contra as mudanças climáticas, isso também ajuda a melhorar a qualidade do ar e, assim, a saúde da população.
Os carros híbridos ainda tendem a oferecer mais conforto para o motorista e para os passageiros durante as viagens. Por não dependerem somente da combustão dos combustíveis, eles são geralmente mais silenciosos em comparação aos veículos tradicionais.
Enquanto os carros híbridos funcionam com dois motores, os veículos elétricos dependem exclusivamente de um motor movido a bateria e não usam combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel. Sendo assim, não é possível alternar entre diferentes fontes de energia ou escolher combustíveis específicos em determinadas situações.
A presença de apenas um motor elétrico simplifica e torna a manutenção desses veículos mais econômica. Além disso, os carros elétricos são livres de emissões de gases do efeito estufa e não poluem diretamente o ar.
Em 2020, as pesquisas da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA) mostraram que os carros híbridos e elétricos representavam apenas 0,3% do volume de veículos leves vendidos no país. Esses números, no entanto, têm aumentado.
Entre 2022 e 2023, as vendas desses automóveis cresceram mais de 50% e alcançaram o patamar de 14.787 unidades distribuídas. Seguindo essa tendência, as políticas automotivas nacionais mais recentes também prometem incentivar um crescimento ainda maior, já que buscam priorizar automóveis eficientes, seguros e confortáveis.
Alguns dos modelos em alta de carro híbrido no Brasil são o Toyota Corolla Altis Hybrid, o Toyota Corolla Cross e o Chery Tiggo 5x Pro Hybrid, com tecnologia híbrida flex, e o Honda Civic Hybrid, com um motor a combustão e dois motores elétricos. O Volvo XC60 Recharge e o BMW X5, com sistema plug-in, também são destaques no mercado automotivo.
Ao comparar o custo-benefício de automóveis eletrizados e convencionais, os carros híbridos podem ser uma boa pedida se você gosta de veículos versáteis, confortáveis, econômicos e modernos.
Além de serem ótimos aliados para reduzir a pegada de carbono, esses automóveis têm mecanismos especiais para aproveitar ao máximo a carga da bateria e o combustível. Sem contar que alguns modelos têm a possibilidade de alternar entre as fontes manualmente, evitando que você fique na mão caso a bateria descarregue no meio do caminho, por exemplo.
Em busca de soluções sustentáveis em energia? Conte com a EDP, uma empresa de energia global presente há mais de 20 anos no Brasil!
Newmar Spader é Gestor Operacional de Mobilidade Elétrica da EDP Brasil, respondendo pelas equipes do comercial, engenharia, execução e O&M da área. Ele é graduado em engenharia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e tem pós-graduação em Gestão da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Gestão de Projetos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Newmar Spader escreve sobre Mobilidade Elétrica.
Conecte-se com Newmar Spader.