Seu potencial de economia anual será de
XX%Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.
Você já se perguntou o que mais gasta energia em casa e por que a sua conta de luz parece subir mês após mês, mesmo sem grandes mudanças na rotina?
A resposta pode estar nos eletrodomésticos e aparelhos que usamos todos os dias. Alguns deles são verdadeiros campeões no consumo de energia. Itens como ar-condicionado, chuveiro elétrico, geladeira e máquina de lavar roupa, por exemplo, estão entre os que mais pesam no bolso ao final do mês. Mas eles não são os únicos.
Neste conteúdo, você vai descobrir quais são os principais responsáveis pelo alto consumo de energia na sua casa e, o mais importante, conhecer dicas práticas e estratégicas para economizar sem abrir mão do conforto.
Os aparelhos que são usados todos os dias podem ser os maiores responsáveis pelo aumento no consumo de energia. Veja os principais:
Geladeira: como é ligada 24 horas por dia, pode representar até 30% da conta de energia, especialmente se for um modelo antigo ou mal conservado. Fatores como má vedação da porta, acúmulo de gelo e posicionamento próximo ao fogão aumentam ainda mais o consumo mensal;
Ar-condicionado: tem um consumo alto, especialmente em regiões quentes ou durante o verão, quando o uso é mais constante. O hábito de manter portas e janelas abertas, além de não limpar os filtros regularmente, pode elevar ainda mais o gasto energético desse aparelho;
Chuveiro elétrico: um dos campeões de consumo. Quanto maior a temperatura escolhida e o tempo de banho, principalmente em horários de pico, maior o impacto na conta;
Máquina de lavar e ferro de passar: o uso frequente, especialmente em famílias maiores, pode pesar bastante no fim do mês. Lavar pequenas quantidades de roupa, usar ciclos longos e passar peças desnecessárias são hábitos que aumentam o consumo e, como consequência, o valor na fatura;
Iluminação e eletroeletrônicos: lâmpadas incandescentes e aparelhos ligados em stand-by também aumentam o consumo.
Muitas vezes, o alto valor da conta de luz não está apenas nos aparelhos, mas em hábitos simples que repetimos todos os dias. A boa notícia, é que você pode mudá-los agora mesmo!
Ligar máquina de lavar, ferro de passar ou chuveiro elétrico nos horários de pico (das 18h às 21h) sobrecarrega o sistema e pode resultar em tarifas mais altas, especialmente em residências com tarifa branca. Prefira usá-los fora desses períodos.
Quanto mais tempo no banho, maior o consumo, principalmente se o chuveiro estiver na função "inverno". Aqui, reduzir o tempo e usar a potência moderada já faz diferença no final do mês.
Filtros sujos e vedação comprometida fazem os aparelhos trabalharem mais para entregar o mesmo desempenho, gastando mais energia. Limpezas regulares e revisões podem ajudar a manter o consumo sob controle.
TVs, micro-ondas, carregadores e computadores continuam consumindo energia mesmo desligados. Esse “gasto invisível” pode representar até 12% da conta. O ideal é tirar da tomada ou usar réguas com botão liga/desliga.
Modelos antigos consomem mais e duram muito menos. Trocar por lâmpadas LED reduz drasticamente o consumo e ainda melhora a qualidade da iluminação dos ambientes.
Pequenas mudanças no dia a dia fazem diferença na conta de luz e ajudam a reduzir o desperdício de energia sem abrir mão do conforto. Confira algumas delas:
Trocar lâmpadas por modelos LED: conforme dito, as lâmpadas LED consomem até 80% menos energia do que as incandescentes e têm vida útil muito mais longa. É uma substituição que compensa rapidamente no bolso;
Usar o ar-condicionado em temperatura moderada e com timer: programar o timer evita que o aparelho funcione além do necessário. Manter a temperatura entre 23 °C e 25 °C também ajuda a equilibrar conforto e economia;
Desligar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso: esse processo evita o consumo em modo standby, que pode representar uma fatia significativa da conta;
Lavar e passar roupas em maior volume, com menos frequência: acumular roupas para lavar ou passar de uma só vez reduz o número de ciclos dos eletrodomésticos, poupando água, energia e até mesmo tempo;
Aproveitar ao máximo a luz natural: abrir janelas e cortinas durante o dia reduz a necessidade de iluminação artificial. Sem contar que ambientes mais claros naturalmente também contribuem para o bem-estar.
Ao longo deste conteúdo, você viu o que mais gasta energia em casa, quais hábitos aumentam a conta e atitudes simples para economizar. Agora, é hora de dar o próximo passo.
A EDP é referência em soluções energéticas no Brasil há mais de 20 anos, oferecendo inovação, confiança e tecnologia para quem busca mais economia e praticidade. Com o Solar Digital Residêncial, você pode reduzir os impactos do aumento no consumo de energia, e sem precisar investir em painéis solares ou obras.
Essa solução permite uma gestão de custos mais inteligente, aproveitando o melhor da energia solar gerada em usinas parceiras, que é compensada diretamente na sua conta de luz, e o melhor: você continua utilizando a energia normalmente, sem mudanças na sua rotina ou na infraestrutura da sua empresa.
Quer saber o quanto você pode economizar? Acesse agora o Simulador de Economia da EDP e descubra como reduzir sua conta de luz já.
Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden – University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.
Conecte-se com Verena Greco.