Usina solar: como se tornou o futuro da energia renovável no Brasil?

Saiba quais são os motivos da usina solar ter se tornado uma das principais fontes de energia renovável no Brasil!

ENERGIA SOLAR
Data de publicação: 07/05/2024

A geração de energia por fontes renováveis compõe uma parcela significativa da matriz energética brasileira. Dentre os diversos tipos, a geração solar se destaca como uma alternativa limpa e sustentável, que está em constante ascensão.

Devido à abundância do recurso solar no Brasil, a geração de energia em usinas solares tem ganhado bastante destaque, principalmente nos negócios de Geração Distribuída, proporcionando economia a empresas de todos os segmentos e promovendo a sustentabilidade.

No post de hoje, você vai entender como a usina solar se tornou uma das principais alternativas para o futuro da energia renovável. Continue lendo e entenda como funciona, por que é vantajoso, quais as modalidades de atendimento e muito mais!

Como funciona uma usina solar?

A usina solar é um sistema de geração de grande porte para converter a luz do sol em eletricidade. Trata-se de um parque de geração onde são instalados painéis fotovoltaicos e demais equipamentos que produzem a energia que será compensada nas unidades consumidoras, oferecendo o benefício da economia na conta de energia.

Também chamada de complexos solares, as usinas são compostas de milhares de placas solares que captam a luz do sol e a transformam em corrente elétrica contínua — que passam por um inversor para a conversão em corrente alternada e injeção na rede elétrica.

Após isso, a corrente é submetida aos transformadores para elevar a tensão aos níveis compatíveis com as redes de distribuição. Assim, são distribuídas para o consumo final nas empresas, condomínios e demais unidades consumidoras.

Com a ascensão do Ambiente de Contratação Livre (ACL), as empresas têm a liberdade de escolha do fornecedor de energia elétrica. Nesse sentido, a fonte solar é uma das mais procuradas e, segundo a ABSOLAR, já é a segunda maior no Brasil.

Por que a usina solar se tornou o futuro da energia renovável?

A necessidade de reduzir impactos ambientais, aliada à busca por eficiência e economia, é fator que influencia diretamente na evolução da matriz energética. São pilares que direcionam as políticas e regulamentações para a geração de energia no país.

Em virtude desse cenário, a fonte solar se destaca como uma das mais promissoras do setor energético brasileiro. Consiste em uma geração limpa, renovável, econômica e com baixíssimo impacto, compatível com as necessidades atuais e futuras.

Veja a seguir, quais são os motivos que demonstram porque a usina solar é o futuro das energias renováveis e promete ser predominante!

Alto potencial energético

O Brasil é um país tropical e com alto potencial para gerar energia a partir do sol. A incidência dos raios solares é intensa durante todo o ano e em todas as regiões — fator que viabiliza a operação de alta performance das usinas.

Em outras palavras, o país conta com uma fonte solar abundante e ideal para a produção de energia limpa e satisfatória. Mesmo com as variações ao longo do tempo, como os dias nublados e os períodos noturnos.

Economia e eficiência

A geração de energia por uma usina solar é a opção mais econômica que temos hoje na matriz energética brasileira, inclusive para o consumidor final. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte é considerada a mais barata da história.

A possibilidade de gerar energia com menores custos e maior eficiência possibilita ao consumidor o acesso a preços mais competitivos, ainda mais com a possibilidade de atuar no Mercado Livre de Energia, ambiente que permite a negociação das condições comerciais.

Fonte limpa e sustentável

A usina solar produz uma energia limpa, renovável e inesgotável, com baixo impacto ambiental. Se comparada a outras fontes, a solar é considerada uma das mais sustentáveis, e este é um dos principais motivos que a torna essencial para o futuro.

Além disso, a energia fotovoltaica favorece a descarbonização, ou seja, a redução de emissões de carbono. Uma importante contribuição para minimizar os efeitos das mudanças climáticas, assunto considerado prioridade na atualidade em todo o mundo.

O que as usinas solares representam para as empresas?

Boa parte das empresas, na atualidade, podem ser consideradas unidades consumidoras energointensivas, ou seja, apresentam elevado consumo energético para manter as suas operações, o que acarreta em gastos mensais significativos com eletricidade.

A sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental tornaram-se aspectos básicos a serem considerados no planejamento estratégico de uma empresa para o sucesso do negócio. Um dos desdobramentos disso é a escolha da fonte de energia a ser utilizada, onde as renováveis ganham maior espaço.

Com a geração distribuída e modalidades de autoprodução, a empresa pode negociar um novo contrato para receber créditos de energia provenientes de uma usina solar. Assim, utiliza-se apenas a rede de transmissão e distribuição da concessionária, mas a fonte será a solar.

Trata-se de uma possibilidade regulamentada pela Aneel e que oferece vantagens muito interessantes, como a previsibilidade e redução de custos, além da contratação de energia sob demanda por meio de processos modernos, ideais para elevar a competitividade do negócio.

Conheça as usinas solares construídas pela EDP!

A EDP é uma empresa global especialista em soluções de energia limpa e renovável para empresas. Presente no setor energético brasileiro há mais de 20 anos, oferece serviços inovadores em geração distribuída e autoprodução.

Com uma atuação focada na excelência e na sustentabilidade, a EDP conta com usinas solares próprias que totalizam 95 megawatts-pico (MWp). São mais de 87 usinas de geração distribuída, 47 delas já em operação.

As usinas solares da EDP estão em diversas regiões, para viabilizar o acesso a uma energia limpa e sustentável para empresas de todos os portes. A adesão ao nosso serviço de energia solar por assinatura, o Solar Digital EDP, que se enquadra na modalidade de Geração Distribuída Compartilhada, pode ser feita com bastante facilidade, online, com a ajuda dos nossos especialistas.

Recentemente, a EDP inaugurou um complexo solar de geração distribuída em Tremembé, no interior de São Paulo. São três usinas com capacidade instalada de 3,82 MWp projetados para fornecer eletricidade a PMEs do Vale do Paraíba e Litoral Norte, por meio do serviço de assinatura digital.

Assim como o complexo solar de Tremembé, a EDP conta com diversas outras usinas para garantir soluções acessíveis à energia solar. A meta de crescimento da companhia é atingir 530 MWp de capacidade instalada até 2026.

Tenha as melhores soluções para a sua empresa!

As mudanças na regulamentação do Mercado Livre de Energia tornaram a fonte solar mais acessível. Atualmente, as empresas têm a liberdade de escolher um novo fornecedor e negociar todas as condições comerciais, contratadas sob demanda.

Com a EDP, você tem as melhores soluções para fazer a transição energética e utilizar uma fonte de energia limpa. Seja na autoprodução, ideal para grandes organizações, ou na geração distribuída, é a melhor parceira para adotar a energia renovável.

Além de toda qualidade, contratos transparentes e atendimento personalizado, as soluções da EDP são inovadoras e compatíveis com o ESG e a sustentabilidade. Sobretudo, com a confiabilidade de uma empresa pioneira em energia solar no Brasil.

Por fim, as usinas solares oferecem benefícios relevantes para a eficiência energética, economia e sustentabilidade. Portanto, é uma fonte de baixo impacto ambiental, limpa e abundante, que promete evoluir ainda mais no Brasil.

Gostou do conteúdo? Se você está pensando em adotar uma usina solar para atender à sua empresa, não perca tempo! Acesse o nosso site, conheça soluções incríveis e use o simulador de economia para saber quanto pode economizar com a energia solar!

Artigos relacionados

Autor do artigo

Foto do autor
Foto do autor
Verena Greco
Este conteúdo foi produzido por Verena Greco .

Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden –  University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar. 

Conecte-se com Verena Greco.