O carregador de carros elétricos é um equipamento utilizado para recarregar os veículos corretamente e garantir a devida autonomia. Disponíveis em diferentes tipos, são parte de uma estrutura específica para alimentar as baterias para o uso diário.
Com a migração das frotas para veículos eletrificados, compreender como funcionam os carregadores é crucial, já que é o primeiro passo para planejar a estrutura necessária e para a mobilidade elétrica e, assim, garantir uma frota eficaz, sustentável e econômica.
Para te ajudar a entender melhor o tema, trouxemos um guia completo sobre o carregador de carros elétricos. Continue a leitura e saiba quais são os tipos, como funcionam, as vantagens de ter uma frota elétrica e muito mais!
O carregamento de um carro elétrico funciona como qualquer outro equipamento alimentado por baterias internas. Ou seja, o carregador conecta o veículo a uma fonte de energia externa, que fornece a carga para completar a capacidade da bateria.
Sendo assim, basta conectar o carregador no carro e mantê-lo por um determinado período, até que a bateria esteja completa. Após esse processo, é necessário retirar a tomada e o veículo poderá ser utilizado normalmente, considerando a sua autonomia.
Existem diferentes tipos de carregadores, desde os mais simples e portáteis até os postos de recargas ultrarrápidas. A estação de recarga de veículos elétricos pode ser privada, específica para a empresa, ou encontrada em trechos de rodovias.
Os carregadores dos veículos elétricos são divididos de acordo com a corrente, que pode ser contínua ou alternada. São detalhes importantes, pois influenciam de forma direta no tempo médio para o carregamento do carro e na potência do carregador.
Carregadores que atuam na Corrente Alternada (AC) são os de carga lenta ou normal, menos potentes e com menor estrutura de instalação. Devido a isso, o tempo para carregar toda a capacidade da bateria é maior e pode durar entre 6 a 12 horas.
Por outro lado, os carregadores em Corrente Contínua (DC) são mais potentes e oferecem recargas rápidas e ultra rápidas, indicados para situações que exigem um carregamento ágil. O tempo de recarga pode durar entre 30 minutos e 2 horas.
Os carregadores de carros elétricos existem em diferentes tipos, portes, potências e apresentam particularidades específicas. Como há variação no tempo para carregar a bateria e a estrutura da estação, são indicados de acordo com cada necessidade.
Com a popularização dos carros elétricos, as tecnologias para o carregamento estão avançadas e, hoje, é possível identificar opções ideais para frotas leves e pesadas. Veja, a seguir, quais as opções de carregadores privados para carros elétricos!
O carregador Wallbox é um modelo instalado na parede ou totem, conectado a uma fonte de energia em tensões 220 ou 380 volts (V). Prático e simples, esse tipo trabalha em corrente alternada, com potência entre 7,4 e 22 quilowatts (kW) e carregamento de 2 a 12 horas.
Esses tipos de carregadores são seguros, pois utilizam sistemas de proteção e contam com uma rede exclusiva. O Wallbox é uma pequena caixa fixada na estrutura com praticidade, ideal para a recarga durante o intervalo de uso do veículo.
O carregador de emergência acompanha o veículo e geralmente é um item que vem de fábrica. Trata-se de um carregador pequeno e portátil, permitindo recarregar o carro em tomadas comuns, de 8 e 10 ampères (A), seja em tensões de 110V ou 220V.
Como o próprio nome sugere, é um carregador específico para situações emergenciais, considerado de baixa potência. Devido a isso, pode exigir mais de 20 horas para completar a carga de um veículo equipado com uma bateria de 40 kW.
O carregador portátil é semelhante ao modelo de emergência, porém, fornece maior potência, com opções até 22 kW em 3 fases. De corrente alternada, os modelos portáteis simples atuam em tensões 110/220V. Já os mais fortes operam em 220/380V.
Um modelo de carregador portátil pode carregar uma bateria em até 2 horas, os menos potentes de 6 a 30 horas. Trata-se de uma opção ideal para quem precisa carregar o carro em mais de um lugar durante o trabalho.
Disponíveis em eletropostos, os carregadores de carga rápida atuam em corrente contínua ou alternada e são os mais potentes do mercado. Eles podem carregar a bateria de um veículo em questão de minutos, muito comuns em rodovias e empresas.
As estações de carregamento rápido têm uma potência de 60 kW em corrente alternada e 400 kW na corrente contínua. A opção ideal é definida de acordo com a capacidade de recebimento de energia de cada veículo utilizado na frota.
Comum em empresas e espaços comerciais, é um carregador que fornece potência de até 40 kW e suporta maior fluxo de uso. Os carregadores têm capacidade para completar a carga de 2 a 6 horas e mais de um carro simultaneamente.
O carregar comercial é uma solução interessante para empresas que contam com uma frota de carros híbridos e elétricos. Por ter mais de uma saída de carregamento, possibilita abastecer mais veículos ao mesmo tempo e, assim, otimizar as atividades.
A mobilidade urbana sustentável é um tema que está em grande evidência e é vista como uma das tendências para o futuro. Trata-se de uma solução moderna, ideal para reduzir impactos ambientais significativos, além de melhorar os deslocamentos nas cidades.
Nesse sentido, cada empresa tem um papel crucial e investir na mobilidade elétrica é uma das principais vertentes para o desenvolvimento sustentável. Ao eletrizar a frota, será possível alcançar benefícios expressivos, seja no viés ambiental, no social ou no econômico.
Confira quais as vantagens que sua empresa terá ao investir na mobilidade elétrica!
A eletrização da frota é uma prática relevante para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e elevar a sustentabilidade. A oportunidade ideal para mudar a cultura organizacional e focar na responsabilidade socioambiental.
Investir na mobilidade elétrica na empresa, mesmo que de forma gradativa, proporciona uma boa economia. Isso porque evita os custos com combustíveis sem prejudicar a autonomia, ou seja, oferece um bom custo-benefício para a organização.
Além disso, os veículos elétricos exigem menor necessidade de manutenções, desde que utilizados corretamente e com as devidas prevenções, sendo uma estratégia para buscar a redução de custos e otimizar os resultados, com a mesma eficiência e produtividade.
Com uma frota elétrica, a organização terá maior competitividade e um diferencial exclusivo para os concorrentes. Além disso, é a oportunidade perfeita para implementar ações inovadoras, focadas na eficiência, redução de custos e na rentabilidade.
Devido à necessidade de redução da emissão de poluentes, a mobilidade elétrica será predominante no futuro. Priorizar a transição para veículos elétricos é, portanto, uma maneira para começar desde já a adequar a empresa aos novos padrões de mercado.
Imagine ter uma frota que não depende de postos de combustíveis e nem está sujeita às suas constantes oscilações. Trata-se de um caminho para a independência e a autonomia nos processos e atividades que precisam do deslocamento.
Os carros elétricos têm uma boa autonomia e podem atender as demandas sem nenhum transtorno. Além da estação de carregamento dentro da empresa, será possível utilizar o portátil e os diversos eletropostos disponíveis nas rodovias.
Independentemente do porte e pretensões da empresa, ter um apoio especializado e confiável para a mobilidade elétrica é essencial. Líder em energias renováveis e pioneira na instalação de carregadores ultrarrápidos na América do Sul, a EDP é a parceira ideal para a sua empresa. Há mais de 20 anos oferece soluções inovadoras, pensadas para criar uma frota sustentável, econômica e responsável.
Gostou de saber como funciona o carregador de carros elétricos? Se está em busca de adotar a sustentabilidade e ecoeficiência na sua frota, não perca tempo! Conheça mais sobre as soluções em mobilidade elétrica da EDP!
Newmar Spader é Gestor Operacional de Mobilidade Elétrica da EDP Brasil, respondendo pelas equipes do comercial, engenharia, execução e O&M da área. Ele é graduado em engenharia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e tem pós-graduação em Gestão da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Gestão de Projetos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Newmar Spader escreve sobre Mobilidade Elétrica.
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