Em tempos em que as estratégias sustentáveis estão entre as prioridades do público na hora de escolher marcas para consumir, é praticamente impossível encontrar alguma companhia que não tenha valores ecológicos em seus planejamentos. Mas para sair do discurso e se destacar nesse segmento, é preciso ter provas reais de compromisso. As certificações ambientais são uma excelente maneira de fazer isso.
Fornecidas a partir de critérios rigorosos para oficializar o cumprimento de determinadas normas, as certificações ambientais atuam como uma espécie de selo que reforça que as práticas de uma determinada empresa são condizentes com as demandas de sustentabilidade da era moderna.
Mas, afinal, como elas são conquistadas e quais são as principais certificações ambientais disponíveis? A seguir, falaremos sobre algumas categorias importantes e exploraremos a relevância desse tema para marcas que buscam se firmar como pioneiras em um mercado mais verde, consciente e responsável.
Imagine que você fecha um contrato com um fornecedor que exibe com orgulho o seu compromisso com a causa ambiental. Ao analisar o perfil e os conteúdos de marketing oferecidos, você se convence de que esse discurso é verdadeiro e inclui esse parceiro no seu processo.
No entanto, logo você começa a perceber que, apesar das propostas supostamente verdes, a marca também tem comportamentos que são inadequados em termos de sustentabilidade e descumpre normas que são de grande valor para a sua empresa.
Casos como esse são, infelizmente, muito comuns. A falta de fiscalização acerca do controle do impacto de diversos serviços pode gerar incômodos, danos ao meio ambiente e um verdadeiro pesadelo em termos de relações públicas e empreendedorismo sustentável.
Contar com certificações ambientais é uma estratégia excelente para mostrar que o seu compromisso vai muito além do teórico, uma vez que comprova que as práticas da sua empresa foram aprovadas por órgãos regulamentadores. Da mobilidade elétrica ao uso de materiais sustentáveis, tudo pode ser avaliado.
Além de ajudar a firmar negócios mais sólidos e beneficiar todo o ciclo do comércio, esses títulos também fortalecem significativamente a reputação de marcas diante de consumidores preocupados com a causa.
Agora que você já sabe o que é certificação ambiental, deve estar se questionando sobre quais são as principais opções. A primeira coisa que você deve saber é que não existe uma confirmação única que determine se uma companhia é sustentável ou não, uma vez que são levados em conta diversos critérios.
Enquanto algumas certificações focam em questões energéticas (como o Selo Solar), outras se concentram em determinar que a matéria-prima utilizada tem uma procedência adequada.
Aqui estão alguns exemplos de certificações ambientais:
Ao ler alguns exemplos de selos oferecidos para companhias sustentáveis, você deve ter feito uma análise sobre como eles podem ser aplicados ao seu próprio negócio. Se você acredita que as suas práticas são condizentes com alguma certificação, vale a pena tentar obtê-la.
Os requisitos para ter sucesso variam de caso para caso, mas aqui está um resumo dos principais requisitos buscados:
Tudo começa com uma reflexão e um estudo detalhado sobre quais critérios são exigidos e se você está cumprindo-os. Se for identificado que algo ainda está fora do padrão, procure fazer uma reformulação.
Uma boa maneira de se adiantar e driblar as dificuldades da pauta sustentável é a adoção de tecnologias como mobilidade elétrica (veículos elétricos) ou painéis fotovoltaicos, que cumprem um papel importantíssimo na redução da pegada de carbono.
Uma ótima estratégia é manter documentos detalhados sobre as práticas ambientais implementadas. Além de servir como um monitoramento de desempenho, isso também ajuda a manter um histórico de evolução.
Selos que comprovam o compromisso sustentável e iniciativas sociais parecem, para muitas companhias, extremamente distantes da realidade. Afinal, não é de um dia para o outro que podemos enfrentar um ciclo vicioso que vem sendo construído há gerações.
Mas isso não é motivo para desistir. Muito pelo contrário, dado que nós nunca tivemos tantas ferramentas eficazes e acessíveis para proporcionar condições de trabalho mais ecológicas e humanizadas.
Tudo começa com o debate: promover rodas de conversas, explorar brechas e realmente se abrir para uma reflexão sobre o que precisa ser melhorado é, muitas vezes, o primeiro passo para alcançar as certificações ambientais.
Depois, é preciso desenvolver estratégias sólidas e condizentes para garantir uma transição suave, transformando a cultura organizacional e os processos aos poucos e gerando um fluxo confortável para todos.
Nessas horas, contar com parceiros de confiança é indispensável. Seja para adaptar o ritmo de trabalho ou para instalar, implementar e supervisionar sistemas de energia fotovoltaica, ter companhias com valores semelhantes aos seus é um fator que vai contar muito na hora da busca por certificações ambientais.
Ao redor do mundo, milhares de gestores estão em uma jornada rumo a execuções mais ecológicas e benéficas para a sociedade. Existem alguns caminhos que vêm sendo identificados como grandes aliados para o sucesso dessas tentativas. Entre eles, citamos os principais:
Fazer adaptações para práticas mais sustentáveis exige comprometimento em todos os sentidos. Além da mudança organizacional, também é preciso ter um bom suporte financeiro. Traçar planos detalhados com projeções de custos e benefícios a longo prazo pode ser de grande ajuda para a superação dessas barreiras.
De tempos em tempos, busque trazer novos conhecimentos para os seus funcionários, independentemente do nível deles. Traga pessoas experientes para palestrar, ofereça cursos e workshops que possam enriquecer o trabalho da equipe e ajudar a chegar mais perto dos requisitos de certificação.
Muitas vezes, contar com ajuda é o combustível necessário para que empresas evoluam nesta pauta. Consultores e empresas com especialidade nesse tópico podem otimizar processos e reduzir a complexidade das mudanças.
Dificilmente um projeto de sustentabilidade vai prosperar sem o apoio de líderes da alta direção. Além de estarem diretamente envolvidos e conscientes da importância dessa causa, é importante que eles proporcionem bons exemplos para a equipe e incentivem uma cultura mais flexível e moderna.
Mudanças são recebidas com mais facilidade se são implementadas em fases. Dividir o seu processo pode tornar a jornada mais gerenciável e contribuir para a obtenção de resultados mais assertivos.
Mudanças são recebidas com mais facilidade se são implementadas em fases. Dividir o seu processo pode tornar a jornada mais gerenciável e contribuir para a obtenção de resultados mais assertivos.
Uma das táticas mais eficientes na busca por certificações ambientais é, com certeza, a utilização de fontes renováveis de energia, bem como a construção de um sistema eficiente de eletricidade. Detalhes como esse mostram o compromisso com a diminuição das emissões de gases poluentes na atmosfera e com a redução da pegada de carbono, estimulando a Net Zero.
Com esse assunto em alta e com essa tecnologia sendo incentivada por governos, entidades ecológicas e especialistas no ramo, a demanda tem se tornado cada vez maior. Por isso, é importante escolher o parceiro certo.
A EDP é uma empresa com um portfólio amplo e próspero na instalação e implementação de sistemas de energia solar em clientes de diferentes portes. Com inteligência e expertise, a companhia já ajudou diversas empresas a conquistarem suas certificações ambientais. Se você tem curiosidade sobre esse tema ou se a empresa tem interesse em obter certificação ambiental, vale a pena entrar em contato e conhecer as possibilidades para o seu projeto.
Diogo Baraban é engenheiro eletricista formado pela Universidade São Judas Tadeu, com MBA em gestão empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Desenvolveu, em sua carreira, experiência em processos produtivos e em vendas técnicas, tendo atuado nos últimos 13 anos no setor de comercialização de energia. Atualmente é membro da diretoria da EDP Smart, respondendo pela gestão dos negócios de Comercialização de Energia (atacado e varejista) e Mobilidade Elétrica. Também é membro da diretoria da EDP Ventures e conselheiro de 2 empresas investidas pela companhia: 77Sol e Fractal. Diogo Baraban escreve sobre Sustentabilidade e Energias Renováveis.
Conecte-se com Diogo Baraban.