Uma das músicas mais clássicas do nosso país afirma que o Brasil é um “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. E pode-se dizer que a canção está correta quando pensamos na produção de energia fotovoltaica, que alcança recordes constantes graças ao cinturão solar.
Os estados que fazem parte do cinturão solar produzem grandes quantidades de energia limpa todos os anos. Para 2023, por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prevê a expansão de mais de 10,3 gigawatts (GW) da capacidade instalada de geração de energia solar. Isso representa o maior número registrado desde 1997, quando o órgão foi criado.
Mas em que consiste o cinturão solar? Como ele impacta na produção de energia limpa e sustentável no Brasil? E quais estados fazem parte do cinturão solar? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste texto. Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!
O cinturão solar é uma área que reúne as regiões que recebem os maiores valores de irradiação solar no Brasil. Ele foi desenvolvido e estudado pelo Atlas Brasileiro de Energia Solar, que é elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Para você ter uma ideia do grande potencial de geração de energia solar em nosso país, o Cinturão Solar Brasileiro engloba diversos biomas, como a caatinga, a Mata Atlântica e o Pantanal.
Além de informar o que é cinturão solar, essa expressão foi criada como uma maneira de incentivar os moradores e empresários dessa região a investirem na produção de energia solar, que é uma opção limpa e renovável.
Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Bahia (BH), Goiás (GO), Distrito Federal (DF), Tocantins (TO), Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PA), Pernambuco (PE) e Alagoas (AL) são alguns dos estados brasileiros que fazem parte do cinturão solar.
Todos esses estados estão localizados entre o Trópico de Capricórnio e o Equador, onde ocorre uma grande irradiação do sol durante todos os meses do ano. Além disso, eles possuem uma variação entre os climas tropical e semi-árido.
Minas Gerais é o estado brasileiro que mais produz energia solar. De acordo com a ANEEL, o estado possui mais de 3 GW de potência de produção de energia fotovoltaica.
Essa é uma conquista recente. Até abril de 2023, o estado que mais produzia energia solar era São Paulo, que agora é o segundo colocado, com 2,9 GW de potência, sendo seguido pelo Rio Grande do Sul, com 2,2 GW.
A liderança de Minas Gerais chegou com outra conquista nacional na produção de energia limpa e renovável. Pela primeira vez, o Brasil entrou na lista dos 10 países com maior produção de energia solar do mundo.
Antes do Brasil, encontram-se China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia, Austrália e Itália. Holanda e Coréia do Sul finalizam a lista de maiores produtores de energia fotovoltaica no mundo.
Entretanto, com mais incentivo e pesquisa, o Brasil é capaz de alcançar novas posições neste ranking. Isso fica fácil de prever quando paramos para pensar que, segundo estudos, o local com menor incidência solar no Brasil recebe 40% mais radiação do sol do que o lugar mais ensolarado da Alemanha, que é o quarto país que mais produz esse tipo de eletricidade.
Estudos indicam que a produção de energia solar no Brasil tem impacto direto na manutenção do meio ambiente e no bolso dos brasileiros. Esse combo de benefícios torna o sol uma das fontes de energia mais lucrativas e limpas do futuro.
Por isso, não é surpresa alguma que, em dados disponibilizados pela ANEEL, as usinas fotovoltaicas representam cerca de 42,76% das usinas de energia que entraram em operação entre janeiro e junho de 2023 no Brasil.
Ainda segundo as informações do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, as fontes de energia renováveis representam 83,64% dos 193,9 GW produzidos no Brasil. Isso coloca o país como um dos principais geradores de eletricidade limpa em todo o mundo.
Mas, então, quais seriam os impactos da produção de energia fotovoltaica, principalmente no cinturão do sol do Brasil? Separamos três pontos principais para explicar os benefícios deste tipo de eletricidade. Confira a seguir.
A energia solar é considerada como uma das mais limpas e renováveis de todas. Afinal, ela não produz resíduos e gases do efeito estufa, além de utilizar uma fonte inesgotável, que é a luz do sol.
Vamos comparar a energia solar com outras fontes de eletricidade:
Desse jeito, fica claro que a instalação de painéis fotovoltaicos é uma medida aliada do meio ambiente, já que diminui a necessidade de fontes de energia mais poluentes.
Outro benefício da geração de energia solar é a facilidade da instalação dos painéis fotovoltaicos. É só parar para pensar em outras fontes de eletricidade renováveis. As usinas eólicas precisam ser instaladas em locais com muita incidência de ventos, além de necessitar de grandes hélices para ativar o gerador.
As usinas de energia solar, por outro lado, não necessitam de grandes estruturas ou de condições especiais de clima e tempo. Elas podem ser instaladas em qualquer residência ou empresa, sem demandar grandes espaços físicos.
Hoje em dia, já é possível perceber que a instalação de painéis fotovoltaicos ajudam a economizar na conta de luz. Esse é um grande benefício para grandes e pequenas empresas que buscam diminuir os gastos com eletricidade.
Um dos cases de sucesso da EDP envolve a construção de uma usina de energia solar para as agências mineiras do Banco do Brasil. Instalados no norte de Minas Gerais, que faz parte do cinturão solar brasileiro, os painéis voltaicos vão ajudar a economizar cerca de R$ 80 milhões em eletricidade ao longo de 12 anos.
Você pode escolher a solução ideal de energia solar para sua empresa levando em consideração o tamanho da instalação. Existem três possibilidades para trazer o seu negócio para a produção de eletricidade limpa e renovável.
São elas:
Essas soluções são oferecidas pela EDP, que tem como objetivo trazer a sua empresa para o mercado de energia limpa e renovável, caminhando para o desenvolvimento sustentável do seu negócio.
A existência de um cinturão solar no Brasil é uma amostra da grande potência do nosso país na produção de energia solar, que é uma das mais limpas e renováveis que existem. Desse jeito, existem várias soluções sustentáveis para a produção da eletricidade fotovoltaica.
A EDP é uma das maiores empresas que oferecem serviços de energia solar! Aqui, você encontra qual a melhor solução para o seu negócio, buscando sempre a economia e a sustentabilidade.
Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden – University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.
Conecte-se com Verena Greco.