• Para sua casa
  • Para sua empresa
      Economia sem instalação de placas
      Economia e liberdade de negociação
  • Blog
  • Quem somos
Simulador de economia Simulador
    Para sua casa
  • Blog
    Quem somos
Quer saber mais informações?
Canais de atendimento
Siga a EDP nas redes
Canais de atendimento
Soluções EDP Disponível para te ajudar

Ao interagir você concorda com os termos gerais de uso e política de privacidade, e aceita ser contactado pelo Grupo EDP e parceiros para mais informações de produtos e serviços EDP.

Esses dados serão tratados exclusivamente para as finalidades específicas para as quais foram coletados e serão posteriormente descartados.

Seg. 15 de dezembro de 2025

O produto mais adequado para sua empresa é o Mercado livre de Energia

Seu potencial de economia anual será de

XX%

Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.

  1. Página Inicial
  2. Blog
  3. mercado-livre-de-energia-varejo
  1. Home
  2. Blog
  3. mercado-livre-de-energia-varejo

Mercado Livre de Energia no varejo: como ganhar competitividade no PDV?

Entenda como o Mercado Livre de Energia no varejo ajuda a reduzir custos, ampliar a previsibilidade financeira e fortalecer a competitividade do ponto de venda.

MERCADO LIVRE
Data de publicação: 18/11/2025

O mercado livre de energia no varejo representa uma mudança de paradigma para empresas que buscam reduzir seus custos de operação e ganhar vantagem competitiva no ponto de venda. 

Ao migrar para esse modelo, varejistas conseguem negociar preços de energia, garantir previsibilidade orçamentária e flexibilizar contratos conforme demanda. E esses fatores contribuem para liberar recursos para reinvestimento em áreas como atendimento, estoque, marketing ou expansão, contribuindo para o aumento da competitividade do ponto de venda.

Nos próximos tópicos, vamos explorar como isso acontece na prática, quais impactos esperar e de que forma a EDP pode acompanhar essa transição com segurança.

O varejo e o desafio nos custos energéticos

O varejo lidera o consumo de energia no Brasil. De acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em 2023, o país registrou 26.671 GWh, um crescimento de 9,9% em relação a 2022, motivado por iluminação, ar-condicionado, vitrines digitais e refrigeração.

Esses altos consumos pressionam as margens de lucro, sobretudo porque muitos custos energéticos são variáveis ou fogem ao controle direto do gestor.

Além disso, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), eletricidade corresponde a até 50% dos custos operacionais em supermercados, e em casos extremos, a parcela expressiva do faturamento pode ser consumida pela conta de luz.

O que é o mercado livre de energia no varejo e como funciona?

Em geral, o Mercado Livre de Energia permite que empresas escolham seu fornecedor de energia elétrica, negociem preço, prazo e condições, em vez de depender só da tarifa regulada. 

No varejo, isso significa que lojas e centros comerciais podem migrar seu contrato, conectados em média ou alta tensão, e firmar acordos diretos com comercializadoras. 

Na prática, funciona assim: a empresa deixa de pagar tarifas e encargos do mercado convencional, passa a ter um contrato que contempla itens como consumo, demanda e custos do fornecedor, além de possibilitar a gestão de energia excedente ou remanescente, quando aplicável.

Não há mudança no fornecimento físico, apenas no modelo contratual e de precificação.

De que forma o mercado livre de energia ajuda o varejo?

Agora, confira as principais formas pelas quais o varejo se beneficia ao adotar esse modelo!

Menor custo energético direto

Ao negociar preços com fornecedores e evitar tarifas reguladas elevadas, é possível reduzir o consumo de energia no varejo e, consequentemente, diminuir o valor das faturas de eletricidade dos estabelecimentos. Em instalações com ar-condicionado funcionando 24 horas ou com sistemas de refrigeração intensa, por exemplo, essa redução pode representar uma economia mensal significativa.

Contratos com prazos flexíveis e negociáveis

No mercado livre varejista, é possível negociar datas de pagamento, duração do contrato e cláusulas que se ajustem às operações sazonais, como promoções, feriados ou datas especiais, o que melhora o fluxo de caixa.

Previsibilidade orçamentária em médio e longo prazo

Quando se firma contrato com preço estabelecido, mesmo com variações sazonais, é possível planejar a segurança energética, reduzindo surpresas financeiras.

Flexibilidade para adequar consumo à demanda do PDV

Lojas podem ajustar a potência contratada, investir em iluminação diferenciada ou desligar sistemas fora do horário de pico, adaptando o uso de energia conforme fluxo de clientes, clima ou estação.

Impactos da migração no ponto de venda (PDV)

A migração para esse novo modelo pode transformar o PDV de várias formas. Veja:

  • Diminuição das despesas fixas com energia, liberando capital para melhorar experiência do cliente ou renovar o layout do PDV, por exemplo;

  • Redução em custos operacionais variáveis, especialmente na refrigeração, climatização e iluminação, que respondem por boa parte do consumo;

  • Maior autonomia para administrar contratos e ajustar o consumo conforme sazonalidade ou picos de demanda;

  • Reforço na gestão de risco operacional, com contratos mais estáveis e parceiros que dão suporte à monitorização e ao cumprimento regulatório.

O papel da Soluções EDP na competitividade do PDV

A Soluções EDP é uma empresa global de energia com mais de 20 anos no Brasil, presente em toda a cadeia do setor elétrico: geração, transmissão, distribuição e comercialização. 

Além disso, oferece soluções para empresas que querem migrar para o ambiente de contratação livre no varejo, representando o cliente na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), fazendo a assessoria de consumo e faturamento e realizando gestão da energia remanescente ou faltante.

Nesse contexto, a Soluções EDP atua como parceira estratégica para varejistas que buscam ganhar competitividade no ponto de venda: 

  • Negociamos contratos vantajosos;

  • Oferecemos suporte técnico e regulatório;

  • Garantimos previsibilidade orçamentária;

  • Reduzimos a complexidade burocrática. 

Com isso, lojas e redes varejistas têm mais foco no crescimento, no cliente e na inovação, sem que a gestão de energia seja um peso administrativo.

Quer descobrir quanto sua empresa pode economizar ao migrar para o mercado livre de energia? Acesse o Simulador de Economia da Soluções EDP e veja como reduzir custos de forma prática e segura.

Artigos relacionados

Autor do artigo

Foto do autor

Fernando Mussnich

Este conteúdo foi produzido por Fernando Mussnich .

Fernando Mussnich é Gerente Executivo de Comercialização de Energia e Originação de Negócios da EDP Brasil. Conta com 20 anos de experiência no mercado de energia atuando a frente de áreas comerciais, trading e originação de negócios com produtos energéticos e produtos financeiros. Formado pela Universidade Paulista (Unip), tem MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo em Administração e Negócios pelo Insper. Fernando Mussnich escreverá sobre Mercado Livre. 

Conecte-se com Fernando Mussnich.

Veja mais artigos do autor

Artigos mais recentes

Assine nossa newsletter As principais informações do mercado de energia direto no seu e-mail.
Sobre nós
Quem somos
Grupo EDP
Nossos negócios
Parceiros Comerciais
Outros sites
EDP Brasil
Instituto EDP
Relacionamento com investidores
Política de privacidade
Termos gerais de uso
Central de atendimento
Logo EDP
Siga a EDP nas redes sociais
Sobre nós
Quem somos
Grupo EDP
Nossos negócios
Parceiros Comerciais
Outros sites
EDP Brasil
Instituto EDP
Relacionamento com investidores
Política de privacidade
Termos gerais de uso
Central de atendimento
Siga a EDP nas redes
Logo EDP