Sustentabilidade empresarial: importância e como desenvolver

Entenda o que é sustentabilidade empresarial e por que esse conceito é importante para empresas de todos os portes e segmentos.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Data de publicação: 16/10/2023

A preocupação com o futuro do planeta fez com que a sustentabilidade se tornasse tema importante e recorrente para grande parte das pessoas, dos cidadãos comuns aos grandes líderes mundiais. E o assunto, é claro, também ganhou repercussão nos negócios, com a sustentabilidade empresarial.

Prática cada vez mais conhecida e adotada pelas empresas, a sustentabilidade empresarial promove diversos benefícios não apenas para o meio ambiente e as próximas gerações, mas também em relação à competitividade dos negócios — incluindo organizações de vários portes e segmentos — no presente.

Para você saber mais sobre esse assunto, neste texto, vamos falar sobre o que é sustentabilidade empresarial, por que ela é importante e como é possível adotá-la no seu negócio. Assim, você pode posicionar a sua empresa nesse contexto e também aproveitar os benefícios!

O que é sustentabilidade empresarial?

Desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade tratam de suprir as necessidades atuais de maneira que isso não comprometa o futuro das próximas gerações. São conceitos que podem ser empregados em várias frentes, desde o cidadão que economiza água em casa até o governo que estabelece metas para diminuir o desmatamento, por exemplo.

As empresas, é claro, também precisam fazer a sua parte nesse contexto. Daí surge o conceito de sustentabilidade empresarial: trata-se de uma estratégia para que negócios de todos os portes e segmentos possam operar com o menor impacto negativo ao meio ambiente e à sociedade ao mesmo tempo em que seguem crescendo economicamente.

A sustentabilidade empresarial, aliás, está intimamente ligada a outro termo já bem conhecido das empresas, o ESG (Environmental, Social and Governance). Juntos, os conceitos abordam práticas de crescimento econômico que levam em conta a sustentabilidade em três pilares:

  • ambiental — trata de reduzir os impactos gerados pela empresa no meio ambiente a partir de diversas ações, como o uso de energia renovável e reciclagem;
  • social — diz respeito à relação com funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade, priorizando a diversidade e igualdade, entre outros fundamentos;
  • governança — relaciona-se ao crescimento econômico com boas práticas de transparência e compliance, baseado também nos primeiros pilares.

Vale destacar que o conceito de sustentabilidade empresarial não é exclusivo das grandes empresas. Na verdade, trata-se de um assunto com impacto para negócios de todos os portes e que pode, aliás, influenciar a relação entre as empresas e seus clientes.

Por que a sustentabilidade empresarial é importante?

Há diversas vantagens que tornam a sustentabilidade empresarial importante. Mas antes de listá-las, é relevante entender que essa já é uma prática adotada por várias organizações. Isso significa que, quem ainda não assumiu essa estratégia, está perdendo competitividade e a chance de aproveitar seus benefícios.

De acordo com um estudo realizado pelo Pacto Global da ONU junto à consultora Accenture, feito com cerca de 2,6 mil executivos de 128 países, 98% dos CEOs concordam que a sustentabilidade é algo fundamental para a sua função, uma opinião que cresceu significativamente na última década.

Um bom motivo para isso é que, além de ser importante para o meio ambiente, a sustentabilidade é crucial para o futuro das próprias empresas: um exemplo vem da Pesquisa da KPMG de Relatórios de Sustentabilidade de 2020, na qual 46% dos entrevistados reconheceram que as mudanças climáticas oferecem risco para os negócios.

Nesse sentido, a sustentabilidade empresarial é relevante para a própria manutenção das operações das empresas. Além disso, somam-se a essa constatação diversas vantagens que tornam essa prática necessária e atrativa para os negócios. Na sequência, confira as principais!

 

Contribui para a preservação do meio ambiente

As operações das empresas apresentam grande impacto ao meio ambiente, desde o uso de energia até a destinação de resíduos, entre vários outros fatores. Por isso, ações sustentáveis promovidas no meio empresarial são essenciais para preservar o meio ambiente e frear as mudanças climáticas.

Fortalece a imagem das empresas

Dados divulgados pela Forbes indicam que 87% dos consumidores têm uma imagem mais positiva de empresas que apoiam questões ambientais ou sociais. Isso significa que seus clientes estão atentos às ações sustentáveis e dão preferência aos negócios que adotam essas práticas.

Oferece mais competitividade aos negócios

Além do consumidor final, as empresas também buscam fornecedores empenhados em adotar ações relacionadas à agenda ESG. Aliás, para muitas corporações, esse já é um critério na busca e escolha por fornecedores. Além disso, o Índice de Sustentabilidade Empresarial é usado pela Bolsa de Valores no Brasil.

Ajuda a diminuir custos

Se por um lado a sustentabilidade empresarial pode exigir investimentos, por outro é também uma oportunidade de reduzir custos. Isso pode ocorrer de várias formas — por exemplo, a revisão de processos que desperdiçam recursos e a adoção de ações sustentáveis, como o uso de energia renovável.

Gera impacto social e econômico

Aplicar o conceito de sustentabilidade empresarial ainda promove impactos sociais e econômicos. Do ponto de vista social, funcionários, clientes, fornecedores e comunidade podem se mobilizar junto à empresa. Além disso, ações sustentáveis são capazes de gerar novos empregos e movimentar a economia.

Como desenvolver a sustentabilidade empresarial?

O desenvolvimento da sustentabilidade empresarial deve avaliar as especificidades das operações de cada empresa de acordo com seu porte e segmento. Contudo, há ações que podem ser colocadas em prática pela maioria dos negócios, as quais geram benefícios em curto, médio e longo prazo. Saiba mais a seguir!

 

Uso de energia renovável

Um exemplo de sustentabilidade empresarial é a adoção de fontes de energia limpas e renováveis, como a energia solar. Além de oferecer baixo impacto ao meio ambiente, seu uso pode diminuir a conta de luz consideravelmente, com previsibilidade no orçamento e ganho de imagem.

Escolha de equipamentos eficientes

Outra forma de economizar energia é optando por equipamentos com maior eficiência energética. Muitos deles, como geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, contam com classificação no Programa Brasileiro de Etiquetagem, que aponta quais são os modelos mais eficientes e, consequentemente, também mais econômicos.

Adoção da Green IT

A Green IT, também conhecida como TI Verde, trata da adoção de tecnologias mais sustentáveis nas empresas, a exemplo da cloud computing. Afinal, não basta reduzir o uso de papel, é preciso garantir que os novos dispositivos sejam fabricados, utilizados e descartados com o menor impacto ao meio ambiente.

Consumo consciente de água e eletricidade

Água e eletricidade estão entre os recursos mais utilizados pelas empresas e, justamente por isso, devem ganhar atenção especial na sustentabilidade empresarial. É importante rever práticas que incidem no desperdício de água e energia, além de buscar alternativas ecológicas, como o reúso da água da chuva.

Descarte correto de resíduos

As atividades de uma empresa podem gerar diversos tipos de resíduos, como efluentes, lixo orgânico e lixo eletrônico. É fundamental que eles sejam descartados da forma correta, inclusive priorizando o conceito de logística reversa e o consumo consciente e reduzindo o uso de materiais descartáveis.

Avaliação de fornecedores

A escolha de fornecedores que também adotam práticas sustentáveis já faz parte da política de sustentabilidade de várias empresas. É interessante buscar parceiros reconhecidos por ações voltadas à preservação do meio ambiente, além de ter atenção às relações trabalhistas, dando destaque à diversidade, igualdade e ética, por exemplo.

Conscientização dos funcionários

A sustentabilidade empresarial gera ainda mais impacto quando os funcionários também estão atentos às boas práticas, tanto na empresa quanto em suas casas. Dessa forma, investir em capacitações, treinamentos e campanhas sobre sustentabilidade é uma maneira de espalhar conhecimento sobre o assunto e estimular hábitos positivos.

Geração de impacto social

Pensando em outro pilar da agenda ESG, a sustentabilidade empresarial também deve se voltar a boas práticas sociais. Alguns exemplos são a adoção de critérios de igualdade e diversidade na contratação de funcionários, um olhar que deve ser ampliado para clientes, fornecedores e toda a comunidade.

Prioridade para a transparência

Outro pilar da agenda ESG que tem estreita relação com a sustentabilidade ambiental e social é a governança, aqui exemplificada pela transparência. É essencial que as empresas ofereçam informações relevantes e precisas para seus funcionários, para o mercado e para a comunidade a respeito de suas ações, principalmente as que geram impacto ao meio ambiente e à comunidade na qual estão inseridas.

Sustentabilidade empresarial é crucial para o planeta e para os negócios

Como vimos, pensar e agir em relação à sustentabilidade também é uma tarefa das empresas, tanto que grande parte delas já tem adotado estratégias nesse sentido. Afinal, trata-se de algo determinante não apenas para o meio ambiente, mas também para o presente e o futuro de cada organização.

Dessa forma, é importante avaliar como desenvolver a sustentabilidade empresarial para que você também possa aproveitar as vantagens dessa estratégia e manter o seu empreendimento competitivo. Aproveite para saber mais sobre Sustentabilidade com a EDP e conhecer as nossas soluções para a sua empresa!

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Keith Shimada
Este conteúdo foi produzido por Keith Shimada .

Há mais de 10 anos, Keith vem atuando na transformação digital em várias empresas e negócios. Antes de atuar na área de Produtos, CX e Analytics, atuou em diversos setores e áreas, trazendo a transformação digital para a rotina das pessoas. Formado em Administração pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), ele responde pela orquestração dos canais digitais, desenvolvimento de novos produtos, pela área CX, por ideação, desenvolvimento de soluções de negócios e Analytics. Keith Shimada produz artigos sobre Tecnologia e Inovação.  

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