Nos tempos atuais, a temperatura do planeta alcança níveis preocupantes todos os anos e a preocupação com o meio ambiente cresce diariamente. Nesse caso, as empresas precisam buscar alternativas que aliam o seu desenvolvimento com a sustentabilidade. Pensando nisso, instituições nacionais e internacionais criaram o Selo Solar.
O Selo Solar é uma das certificações sustentáveis que atestam que a sua empresa é uma aliada do meio ambiente. Isso significa que o seu negócio utiliza energias renováveis e limpas, o que diminui a emissão dos gases do efeito estufa para a atmosfera.
Mas como conseguir o Selo Solar? Como essa certificação está relacionada à produção de energia solar? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo! Portanto, continue com a gente e faça uma ótima leitura!
O Selo Solar é um certificado de sustentabilidade, ou seja, ele indica que a sua empresa utiliza energia solar em todos os setores de produção e na iluminação. Ele também pode ser obtido por pessoas físicas (em caso de residências com painéis fotovoltaicos) e setores públicos.
Ele foi desenvolvido em 2012 pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (IDEAL) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). E, para que isso fosse possível, eles contaram com o apoio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
O Selo Solar foi criado pensando no grande potencial que o Brasil possui na produção de energia solar. Isso porque, mesmo tendo fronteiras com proporções continentais e com um clima prioritariamente tropical, o país conta com baixo incentivo e uso da energia produzida pela radiação do Sol.
Para se ter uma noção, uma pesquisa revelou que o local menos ensolarado do Brasil recebe 40% mais radiação solar do que o lugar mais ensolarado da Alemanha. Entretanto, o país europeu é um dos líderes na produção de eletricidade fotovoltaica, enquanto este mercado ainda enfrenta algumas dificuldades em solo brasileiro.
Entre as vantagens do Selo Solar, estão: menor gasto com energia elétrica, maior arrecadação de receita e baixo impacto ao meio ambiente. Tudo isso é possível por meio da utilização da energia fotovoltaica como a principal fonte de eletricidade da sua empresa.
Mas como adquirir o Selo Solar pode resultar nessas vantagens para a sua empresa? Confira a seguir:
Desse jeito, é fácil perceber que o Selo Solar está alinhado com o desenvolvimento sustentável da sua empresa, já que une economia com zero impacto ambiental.
É possível obter o Selo Solar para a sua empresa de duas maneiras: pela geração distribuída de eletricidade solar ou pela participação no Mercado Livre de Energia. O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina possui diretrizes diferentes para conceder a certificação em ambos os casos.
Quer entender quais são os detalhes de como obter a certificação Selo Solar? Confira os pré-requisitos e quais são os documentos exigidos:
Se a sua empresa possui sua própria fonte de produção de energia solar, ela se encaixa na “Geração Distribuída”, também conhecida como GD. Essa categoria possui alguns benefícios, como liberação de créditos em caso de fabricação excedente de eletricidade e menores tarifas para consumo.
Se você se encaixa nesta categoria e deseja adquirir o certificado, é necessário preencher dois pré-requisitos. São eles:
Caso você se encaixe nesses critérios, é necessário seguir alguns passos para obter o Selo Solar. Dentre eles, estão:
Depois da análise e da aprovação, a IDEAL inclui o seu sistema fotovoltaico no mapa de consumidores certificados no site do Selo Solar.
O Mercado Livre de Energia, ou ML, surgiu como uma opção mais barata e mais sustentável de se adquirir energia solar. Afinal, neste caso, uma empresa pode fechar um acordo de compra de eletricidade diretamente com uma fabricante de energia solar.
Desse jeito, o empreendedor alcança dois benefícios:
E vale ressaltar que não precisa ser um produtor de energia solar para conquistar o Selo Solar. Caso você seja um comprador no Mercado Livre, você já está passível para receber esta certificação sustentável.
Esse é o seu caso? Então, confira os pré-requisitos para solicitar o Selo:
Caso a sua empresa se encaixe nessas condições, é só seguir o passo a passo para solicitar o certificado:
Depois, é só esperar a aprovação da IDEAL. O caminho de solicitação do Selo Solar é parecido entre o caminho da Geração Distribuída e do Mercado Livre, mas as condições para participar do programa são diferentes.
A validade e a renovação do Selo Solar varia de acordo com a categoria em que a sua empresa se encaixa. Confira o que o regulamento apresenta:
As empresas que entram na categoria de Geração Distribuída são avisadas com antecedência sobre a validade do seu certificado. Desse jeito, é possível reunir os documentos necessários para a solicitação de renovação.
O Selo Solar é uma iniciativa que certifica que as empresas possuem consciência ambiental, ou seja, sabem a importância que possuem no combate à poluição, ao desmatamento e ao aquecimento global. Afinal de contas, a aquisição de um sistema de energia solar é, acima de tudo, uma escolha sustentável.
E a EDP compartilha do desejo de tornar as empresas cada vez mais aliadas e benéficas ao meio ambiente. Por isso, ela disponibiliza serviços que possibilitam a troca da energia tradicional do seu negócio pela solar, muito mais sustentável e econômica.
Dentre os serviços, está a venda de energia solar, que é produzida pelas usinas da EDP, para a sua empresa. Seja mais sustentável com os serviços da EDP.
Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden – University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.
Conecte-se com Verena Greco.