• Para sua casa
  • Para sua empresa
      Economia sem instalação de placas
      Economia e liberdade de negociação
  • Blog
  • Quem somos
Simulador de economia Simulador
    Para sua casa
  • Blog
    Quem somos
Quer saber mais informações?
Canais de atendimento
Siga a EDP nas redes
Canais de atendimento
Soluções EDP Disponível para te ajudar

Ao interagir você concorda com os termos gerais de uso e política de privacidade, e aceita ser contactado pelo Grupo EDP e parceiros para mais informações de produtos e serviços EDP.

Esses dados serão tratados exclusivamente para as finalidades específicas para as quais foram coletados e serão posteriormente descartados.

Seg. 15 de dezembro de 2025

O produto mais adequado para sua empresa é o Mercado livre de Energia

Seu potencial de economia anual será de

XX%

Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.

  1. Página Inicial
  2. Blog
  3. acl-mercado-livre-de-energia
  1. Home
  2. Blog
  3. acl-mercado-livre-de-energia

ACL no Mercado Livre de Energia: conceito e aplicação

Com o avanço do Mercado Livre, empresas de diferentes perfis agora podem negociar energia de forma mais estratégica. Veja como funciona o ACL e qual o papel da Soluções EDP nesse processo.

MERCADO LIVRE
Data de publicação: 18/11/2025

Em busca de reduzir custos e obter maior previsibilidade no fornecimento de energia, muitas empresas passaram a considerar o Mercado Livre de Energia. Nesse contexto, o Ambiente de Contratação Livre (ACL) se destaca como um modelo vantajoso, permitindo que consumidores negociem diretamente com fornecedores.

Se a sua empresa ainda está descobrindo o que significa ACL no contexto do Mercado Livre, este guia traz tudo o que você precisa saber para entender como esse ambiente funciona, quem pode acessá-lo, suas vantagens e de que forma a Soluções EDP pode te ajudar. Acompanhe!

O que é o ACL no Mercado Livre de Energia?

O Ambiente de Contratação Livre, ou ACL, é um dos dois modelos regulatórios de compra e venda de energia no Brasil, representando a possibilidade de consumidores negociarem livremente o fornecimento de energia elétrica, em contraste com o mercado cativo, onde a compra é feita diretamente com a distribuidora local, sem opção de escolha.

No ACL, o consumidor pode definir de quem comprar, por quanto tempo e em que condições, incluindo tipo de energia, volume e preço. Essa autonomia cria oportunidades de economia e alinhamento às necessidades operacionais e estratégicas da empresa.

Como funciona o Ambiente de Contratação Livre?

O ACL é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e operado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Nesse ambiente, os contratos são firmados diretamente entre consumidores, geradores e comercializadoras.

A energia contratada é entregue fisicamente pela distribuidora da região, mas a parte comercial é negociada fora do ambiente regulado. Isso permite que o consumidor tenha controle sobre:

  • as condições de fornecimento (preço, volume, prazo);

  • o tipo de fonte (desde que se enquadre nas regras de consumo);

  • os parceiros com quem vai negociar.

Um dos exemplos desse modelo é o Mercado Livre Varejista, que simplifica a entrada de pequenas e médias empresas nesse ambiente. Nesse caso, a comercializadora, como a Soluções EDP, assume a gestão operacional e burocrática, facilitando o processo para o cliente.

Qual a diferença entre ACL e mercado cativo?

A principal diferença entre o ACL e o mercado cativo está na liberdade de escolha. No mercado cativo, os consumidores são atendidos por distribuidoras locais, com tarifas fixadas pela ANEEL e sem opção de negociação.

Já no ACL, o consumidor escolhe de quem comprar, negociando diretamente preços e condições. Isso permite:

  • previsão orçamentária mais precisa;

  • economia com base no perfil de consumo;

  • maior controle sobre o planejamento energético da empresa.

Quem pode acessar o ACL?

Atualmente, podem atuar no ACL empresas com demanda contratada mínima de 500 kW. Esse é o caso de comércios de médio porte, redes de academias, clínicas, indústrias e grandes consumidores em geral.

Vale destacar que, desde o início de 2024, todos os consumidores atendidos em alta tensão já têm o direito de migrar para o Mercado Livre. A tendência é de ampliação desse acesso, permitindo que um número ainda maior de empresas aproveite a liberdade contratual.

Tipos de contratos no ACL

No Ambiente de Contratação Livre, existem diferentes modalidades de contrato, adaptadas ao perfil do consumidor. Os principais são:

  • contratos bilaterais: negociados diretamente entre consumidor e fornecedor (gerador ou comercializadora);

  • contratos de energia incentivada: exigidos para consumidores especiais (demanda entre 500 kW e 1.000 kW), com energia de fontes incentivadas e benefício de desconto na TUSD;

  • contratos estruturados: usados por grandes consumidores, com combinação de prazos, volumes e fontes de energia para otimizar preço e segurança.

Quais as vantagens do ACL?

Ao optar por migrar para o ACL, a empresa passa a ter um papel ativo na sua gestão de energia, o que se reflete em ganhos significativos, veja alguns deles a seguir:

  • redução de custos: é possível alcançar economia de até 30% na fatura de energia, conforme o contrato e o perfil de consumo; 

  • previsibilidade orçamentária: os contratos têm prazos definidos, o que evita surpresas com variações tarifárias inesperadas;

  • liberdade de escolha: possibilidade de escolher fornecedores, negociar volumes e condições conforme a estratégia do negócio;

  • alinhamento às metas corporativas: para empresas que buscam uma estratégia mais eficiente e controlada no consumo de energia.

Como migrar para o ACL?

O processo de migração para o ACL exige planejamento e conhecimento do perfil de consumo da empresa. Em geral, o caminho inclui:

  1. análise de viabilidade técnica e econômica;

  2. solicitação de desligamento do mercado cativo junto à distribuidora;

  3. adesão à CCEE (ou via comercializadora varejista);

  4. definição do contrato com geradora ou comercializadora;

  5. cumprimento do prazo de aviso prévio (geralmente de seis meses).

Durante esse processo, contar com o suporte de uma empresa experiente faz toda a diferença. A Soluções EDP oferece alternativas completas em Mercado Livre de Energia, com opções para diferentes portes e perfis de consumo.

Como a Soluções EDP pode apoiar sua empresa no ACL?

A Soluções EDP atua como parceira em todas as etapas do processo de migração para o Ambiente de Contratação Livre. Desde a análise detalhada do perfil de consumo até o acompanhamento operacional contínuo, oferecendo suporte técnico e estratégico. 

Isso inclui o desenvolvimento de estudos de viabilidade, a elaboração de contratos personalizados e a gestão das obrigações regulatórias junto à CCEE. Com esse suporte, a transição para o ACL torna-se mais simples e segura, permitindo que a empresa mantenha o foco em sua operação enquanto aproveita os benefícios desse modelo de contratação. 

Para empresas que ainda avaliam qual solução energética se encaixa melhor em seu perfil, a Soluções EDP também disponibiliza um simulador que indica, de forma orientativa, se o mais indicado é optar pelo Mercado Livre ou outro modelo de fornecimento.

Faça uma simulação gratuita e descubra qual solução energética da Soluções EDP é mais adequada para o perfil da sua empresa.

Artigos relacionados

Autor do artigo

Foto do autor

Fernando Mussnich

Este conteúdo foi produzido por Fernando Mussnich .

Fernando Mussnich é Gerente Executivo de Comercialização de Energia e Originação de Negócios da EDP Brasil. Conta com 20 anos de experiência no mercado de energia atuando a frente de áreas comerciais, trading e originação de negócios com produtos energéticos e produtos financeiros. Formado pela Universidade Paulista (Unip), tem MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo em Administração e Negócios pelo Insper. Fernando Mussnich escreverá sobre Mercado Livre. 

Conecte-se com Fernando Mussnich.

Veja mais artigos do autor

Artigos mais recentes

Assine nossa newsletter As principais informações do mercado de energia direto no seu e-mail.
Sobre nós
Quem somos
Grupo EDP
Nossos negócios
Parceiros Comerciais
Outros sites
EDP Brasil
Instituto EDP
Relacionamento com investidores
Política de privacidade
Termos gerais de uso
Central de atendimento
Logo EDP
Siga a EDP nas redes sociais
Sobre nós
Quem somos
Grupo EDP
Nossos negócios
Parceiros Comerciais
Outros sites
EDP Brasil
Instituto EDP
Relacionamento com investidores
Política de privacidade
Termos gerais de uso
Central de atendimento
Siga a EDP nas redes
Logo EDP