Seu potencial de economia anual será de
XX%Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.
Em busca de reduzir custos e obter maior previsibilidade no fornecimento de energia, muitas empresas passaram a considerar o Mercado Livre de Energia. Nesse contexto, o Ambiente de Contratação Livre (ACL) se destaca como um modelo vantajoso, permitindo que consumidores negociem diretamente com fornecedores.
Se a sua empresa ainda está descobrindo o que significa ACL no contexto do Mercado Livre, este guia traz tudo o que você precisa saber para entender como esse ambiente funciona, quem pode acessá-lo, suas vantagens e de que forma a Soluções EDP pode te ajudar. Acompanhe!
O Ambiente de Contratação Livre, ou ACL, é um dos dois modelos regulatórios de compra e venda de energia no Brasil, representando a possibilidade de consumidores negociarem livremente o fornecimento de energia elétrica, em contraste com o mercado cativo, onde a compra é feita diretamente com a distribuidora local, sem opção de escolha.
No ACL, o consumidor pode definir de quem comprar, por quanto tempo e em que condições, incluindo tipo de energia, volume e preço. Essa autonomia cria oportunidades de economia e alinhamento às necessidades operacionais e estratégicas da empresa.
O ACL é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e operado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Nesse ambiente, os contratos são firmados diretamente entre consumidores, geradores e comercializadoras.
A energia contratada é entregue fisicamente pela distribuidora da região, mas a parte comercial é negociada fora do ambiente regulado. Isso permite que o consumidor tenha controle sobre:
as condições de fornecimento (preço, volume, prazo);
o tipo de fonte (desde que se enquadre nas regras de consumo);
os parceiros com quem vai negociar.
Um dos exemplos desse modelo é o Mercado Livre Varejista, que simplifica a entrada de pequenas e médias empresas nesse ambiente. Nesse caso, a comercializadora, como a Soluções EDP, assume a gestão operacional e burocrática, facilitando o processo para o cliente.
A principal diferença entre o ACL e o mercado cativo está na liberdade de escolha. No mercado cativo, os consumidores são atendidos por distribuidoras locais, com tarifas fixadas pela ANEEL e sem opção de negociação.
Já no ACL, o consumidor escolhe de quem comprar, negociando diretamente preços e condições. Isso permite:
previsão orçamentária mais precisa;
economia com base no perfil de consumo;
maior controle sobre o planejamento energético da empresa.
Atualmente, podem atuar no ACL empresas com demanda contratada mínima de 500 kW. Esse é o caso de comércios de médio porte, redes de academias, clínicas, indústrias e grandes consumidores em geral.
Vale destacar que, desde o início de 2024, todos os consumidores atendidos em alta tensão já têm o direito de migrar para o Mercado Livre. A tendência é de ampliação desse acesso, permitindo que um número ainda maior de empresas aproveite a liberdade contratual.
No Ambiente de Contratação Livre, existem diferentes modalidades de contrato, adaptadas ao perfil do consumidor. Os principais são:
contratos bilaterais: negociados diretamente entre consumidor e fornecedor (gerador ou comercializadora);
contratos de energia incentivada: exigidos para consumidores especiais (demanda entre 500 kW e 1.000 kW), com energia de fontes incentivadas e benefício de desconto na TUSD;
contratos estruturados: usados por grandes consumidores, com combinação de prazos, volumes e fontes de energia para otimizar preço e segurança.
Ao optar por migrar para o ACL, a empresa passa a ter um papel ativo na sua gestão de energia, o que se reflete em ganhos significativos, veja alguns deles a seguir:
redução de custos: é possível alcançar economia de até 30% na fatura de energia, conforme o contrato e o perfil de consumo;
previsibilidade orçamentária: os contratos têm prazos definidos, o que evita surpresas com variações tarifárias inesperadas;
liberdade de escolha: possibilidade de escolher fornecedores, negociar volumes e condições conforme a estratégia do negócio;
alinhamento às metas corporativas: para empresas que buscam uma estratégia mais eficiente e controlada no consumo de energia.
O processo de migração para o ACL exige planejamento e conhecimento do perfil de consumo da empresa. Em geral, o caminho inclui:
análise de viabilidade técnica e econômica;
solicitação de desligamento do mercado cativo junto à distribuidora;
adesão à CCEE (ou via comercializadora varejista);
definição do contrato com geradora ou comercializadora;
cumprimento do prazo de aviso prévio (geralmente de seis meses).
Durante esse processo, contar com o suporte de uma empresa experiente faz toda a diferença. A Soluções EDP oferece alternativas completas em Mercado Livre de Energia, com opções para diferentes portes e perfis de consumo.
A Soluções EDP atua como parceira em todas as etapas do processo de migração para o Ambiente de Contratação Livre. Desde a análise detalhada do perfil de consumo até o acompanhamento operacional contínuo, oferecendo suporte técnico e estratégico.
Isso inclui o desenvolvimento de estudos de viabilidade, a elaboração de contratos personalizados e a gestão das obrigações regulatórias junto à CCEE. Com esse suporte, a transição para o ACL torna-se mais simples e segura, permitindo que a empresa mantenha o foco em sua operação enquanto aproveita os benefícios desse modelo de contratação.
Para empresas que ainda avaliam qual solução energética se encaixa melhor em seu perfil, a Soluções EDP também disponibiliza um simulador que indica, de forma orientativa, se o mais indicado é optar pelo Mercado Livre ou outro modelo de fornecimento.
Faça uma simulação gratuita e descubra qual solução energética da Soluções EDP é mais adequada para o perfil da sua empresa.
Fernando Mussnich é Gerente Executivo de Comercialização de Energia e Originação de Negócios da EDP Brasil. Conta com 20 anos de experiência no mercado de energia atuando a frente de áreas comerciais, trading e originação de negócios com produtos energéticos e produtos financeiros. Formado pela Universidade Paulista (Unip), tem MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo em Administração e Negócios pelo Insper. Fernando Mussnich escreverá sobre Mercado Livre.
Conecte-se com Fernando Mussnich.