Você sabia que a energia solar em São Paulo é uma referência no país? Os avanços no setor elétrico trouxeram inúmeros benefícios para as empresas. Sobretudo em relação à economia, sustentabilidade e inovação no fornecimento de eletricidade.
Exemplo disso é a ascensão da geração compartilhada, que tornou o acesso à fonte solar mais simples e acessível. Nesse aspecto, São Paulo está em ascensão e, mesmo com os muitos desafios, conta com grande número de usinas solares.
Neste post, você entenderá o avanço da energia solar em São Paulo em meio ao aumento da conta de energia elétrica. Continue lendo e saiba quais são os benefícios que a fonte solar proporciona e a melhor solução para adotá-la na sua empresa!
A conta de luz é um dos principais custos fixos de uma empresa e, em muitos casos, atinge valores significativos. Além dos constantes reajustes na tarifa de energia, os consumidores estão vulneráveis às mudanças nas bandeiras tarifárias.
Em São Paulo, a projeção de aumento da conta de energia pode chegar a 5,6%, estimativa considerada acima da inflação. Os subsídios pagos pelo consumidor, investimentos em transmissão e o custo de contratação pesam no aumento da conta.
Durante os momentos de menor oferta de fontes renováveis, especialmente a hidrelétrica, predominante no Brasil, o valor da taxa pode aumentar ainda mais — isso porque há necessidade de utilizar as termelétricas, que têm um custo maior de geração.
As influências e variações no preço pago pelo fornecimento e consumo de energia impactam diretamente no orçamento de qualquer empreendimento. Por essa razão, ações como adotar medidas de redução e investir na fonte solar são indispensáveis para economizar.
A energia solar é uma fonte limpa, renovável, inesgotável e já é considerada a 2° maior fonte energética do país. Consiste em uma geração que cresceu bastante no Brasil, principalmente com a ascensão do Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Hoje em dia, é possível encontrar usinas solares em praticamente todas as regiões do país, inclusive na modalidade de geração compartilhada. São parques geradores que geram energia para atendimento de diversos consumidores com economia e sustentabilidade.
Nesse aspecto, São Paulo alcançou a liderança nacional no ranking de geração de energia fotovoltaica. Segundo dados anunciados pelo Governo, o estado fechou o ano de 2023 com 3,51 GW de potência instalada, 50% a mais em relação a 2022.
Mesmo com os resultados, São Paulo ainda reforça a busca por otimizar a geração e o uso de energia solar. Para isso, o objetivo é o avanço em estratégias para expandir a fonte nas cidades do interior, que já contam com diversas usinas instaladas.
O crescimento da energia solar trouxe vantagens importantes para o meio ambiente, economia e para a sociedade. Trata-se de uma fonte abundante em todo o país e que proporciona uma geração limpa, de baixa poluição e com toda eficiência.
Diante da possibilidade de adotar a fonte solar por meio da geração compartilhada, a transição é ainda mais interessante para as empresas. Com serviços específicos, é possível alcançar um bom desconto e aderir a uma das principais tendências do setor.
Para quem está em São Paulo, a energia solar pode ser ainda mais benéfica. Veja abaixo os motivos!
Apresentamos anteriormente que o estado de São Paulo é líder nacional na geração de energia solar fotovoltaica. A expansão das usinas torna o acesso à energia solar mais fácil, ainda mais com a oportunidade de atuar no Ambiente de Contratação Livre.
Em outras palavras, empreendimentos de todos os portes podem migrar para a fonte solar sem nenhuma dificuldade ou investimento significativo. Portanto, é uma oportunidade para adotar a sustentabilidade empresarial e a redução de despesas.
As usinas fotovoltaicas convertem a irradiação solar em energia elétrica, que é injetada na rede e produz créditos que podem ser compensados em diversas unidades consumidoras. Esse processo é considerado de baixo impacto ambiental e totalmente sustentável, visto que é uma fonte de energia inesgotável.
Portanto, ao adotar a energia solar é possível contribuir com a descarbonização e com o desenvolvimento sustentável. Tais fatores são primordiais para os preceitos do ESG e da responsabilidade social, decisivos para o sucesso de uma companhia.
O processo de geração de energia solar é considerado mais barato em relação aos demais, inclusive as hidrelétricas. Dessa forma, ao realizar a adesão à energia solar por meio do modelo de geração compartilhada, que tem como público-alvo as unidades consumidoras em baixa tensão, ou por meio da migração para o Ambiente de Contratação Livre (Mercado Livre), destinado às unidades consumidoras em média tensão, é possível promover a redução das despesas mensais com energia e gerar um bom alívio no orçamento.
O setor elétrico brasileiro está em constante evolução, com o objetivo de impulsionar a inovação, a eficiência e a sustentabilidade da matriz energética. Um dos grandes avanços é a possibilidade de utilizar fontes alternativas e renováveis de energia.
Para pequenas e médias empresas, a melhor solução é a geração compartilhada de energia solar. Trata-se de uma modalidade da geração distribuída em que várias empresas ingressam em um consórcio ou associação para receberem créditos de energia, promovendo uma boa economia.
Neste modelo, a rede de transmissão e distribuição de energia continua sendo a da concessionária local, não exigindo nenhum tipo de adaptação. Ao realizar a transição, as empresas alcançam a redução no valor da tarifa de energia.
A geração compartilhada é uma oportunidade para quem busca utilizar uma energia limpa de uma forma moderna e prática. Tudo está organizado e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Lei n° 14.300.
A EDP é especialista em energias renováveis para empresas e está presente no Brasil há mais de 20 anos. Com um portfólio diversificado, oferece serviços inovadores para promover a sustentabilidade e a economia no fornecimento de energia.
Uma das soluções indicada para pequenas e médias empresas é o Solar Digital EDP, serviço de geração compartilhada de energia solar. Por meio de uma assinatura digital, a empresa aluga cotas de uma usina solar e obtém descontos na tarifa de energia.
Tudo acontece de forma simples e transparente. Entenda a seguir como funciona!
A partir da assinatura digital com a EDP, a empresa passa a fazer parte de um consórcio ou associação de diversas usinas solares. A contratação acontece de acordo com o padrão de consumo do cliente, que receberá em sua conta os créditos correspondentes à energia gerada nas usinas solares, o que lhe proporcionará a redução do valor da sua conta de energia.
O primeiro passo para aderir ao Solar Digital é a análise da conta e das necessidades da empresa. Em todo o processo, a EDP proporciona um atendimento personalizado, para garantir um negócio ético, descomplicado e vantajoso.
A adesão acontece em 3 etapas:
A EDP trabalha em conformidade com a Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e todas as informações fornecidas são totalmente protegidas. Ou seja, é um serviço seguro e confiável, pensado para levar a transição energética para a sua empresa.
Se você está em São Paulo e busca a transição para a fonte de energia solar, o Solar Digital EDP é a solução mais inovadora e prática do mercado. A oportunidade para ter um fornecimento limpo, econômico e personalizado.
Além de toda confiabilidade e expertise da EDP, você terá as seguintes vantagens:
Segundo um levantamento realizado pela consultoria PSR, a conta de luz deve aumentar R$ 25,00 por mês em 2024. Nesse sentido, o Solar Digital se destaca como uma das melhores alternativas para economizar e ainda contribuir com as questões ambientais.
Como já foi dito, a energia solar em São Paulo segue um caminho promissor e oferece oportunidades reais para quem busca economia e sustentabilidade. Uma opção interessante para ter uma energia limpa e ainda reduzir os custos fixos.
Gostou do post? Agora que você viu sobre a energia solar em São Paulo, não espere para ter todos os benefícios da fonte solar! Acesse nosso site, conheça o Solar Digital EDP e utilize o simulador de economia de energia EDP para saber quanto pode economizar!
Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden – University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.
Conecte-se com Verena Greco.