Seu potencial de economia anual será de
XX%Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.
A busca por autonomia e economia tem levado muitas empresas a repensarem suas estratégias de consumo energético.
Para quem atua no mercado atacadista, entender como escolher uma boa comercializadora de energia no mercado livre pode fazer toda a diferença nos resultados operacionais e financeiros.
Escolher a comercializadora certa pode garantir previsibilidade de custos, economia e segurança para sua empresa. Abaixo, confira 8 pontos que devem ser analisados antes de fechar um contrato.
Prefira empresas com histórico sólido no mercado de energia e que conheçam as particularidades do ambiente livre. Comercializadoras experientes, como a EDP, oferecem mais segurança na gestão contratual e suporte técnico durante todo o processo, desde a adesão à CCEE à operação diária.
Um parceiro adequado evita riscos, antecipa soluções e sabe adaptar estratégias conforme oscilações do mercado, o que garante mais confiança e previsibilidade para sua empresa atacadista seguir crescendo sem sustos.
Verifique se sua comercializadora oferece um gestor de conta exclusivo, canais diretos com especialistas e relatórios personalizados. Com a EDP, seu negócio conta com atendimento consultivo e rápido para resolver qualquer demanda, facilitando o dia a dia operacional.
Um bom exemplo são comercializadoras que disponibilizam:
gestores de conta exclusivos;
relatórios personalizados semanais/mensais;
canal direto com especialistas.
Todo esse processo facilita ajustes de consumo, renegociação de condições e entendimento completo da operação contratada, o que agrega agilidade ao seu dia a dia.
Avalie prazos de pagamento, formas de reajuste, sazonalização e flexibilidade contratual. Empresas com perfil mais dinâmico precisam de condições que se ajustem à sua operação. A EDP, por exemplo, oferece flexibilidade de datas e opções de parada programada, ideal para indústrias e operações sazonais.
Negociar condições claras e personalizadas garante previsibilidade orçamentária e permite uma gestão de energia alinhada ao ritmo da sua empresa, sem custos ocultos ou surpresas desagradáveis.
Busque referências no mercado, avalie cases de sucesso e pesquise como é a atuação da comercializadora com outros clientes do seu segmento. Você pode participar de eventos do setor ou consultar rankings e certificações, como o Selo I-REC, que atesta energia renovável.
Além disso, leia avaliações online e solicite depoimentos de clientes. Lembre-se de que uma boa reputação é construída com:
transparência;
responsabilidade; e
resultados.
Entenda como a comercializadora ajuda sua empresa a manter o controle financeiro ao longo do contrato. Boas parceiras oferecem ferramentas de simulação, previsão de consumo e relatórios detalhados.
Isso facilita a projeção de gastos e evita surpresas no caixa. Além disso, é importante entender como a empresa lida com oscilações de preço no mercado.
Uma parceira confiável vai antecipar variações e propor estratégias para que você não tenha impacto direto nas contas.
Verifique se a comercializadora está devidamente associada e regularizada junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), pois esse processo é obrigatório para operar no ambiente livre e pode ser facilmente conferido por meio da própria CCEE ou com suporte da consultoria empresa que você escolheu.
Comercializadoras regularizadas oferecem contratos seguros, seguem as normas vigentes e garantem que sua empresa estará totalmente em conformidade, evitando riscos legais e operacionais durante toda a jornada no mercado livre.
A demanda por energias menos impactantes é cada vez maior, e hoje, não é considerada mais uma tendência: é uma realidade já implementada por marcas confiáveis.
Aqui, é válido reforçar a pesquisa de certificações I-REC ou REC Brasil, que comprovam a origem renovável da energia consumida. Além de reduzir o impacto ambiental, essa parceria também valoriza a imagem da sua empresa.
Uma boa comercializadora deve oferecer suporte completo: da simulação de economia à gestão de energia remanescente.
A EDP, por exemplo, atua como representante junto à CCEE, administra excedentes e faltas e acompanha o consumo mensal de forma transparente.
Esse processo oferece mais tranquilidade e tempo para você focar no crescimento do negócio. Além disso, contar com uma empresa que acompanha todas as etapas evita retrabalhos, falhas contratuais e traz mais autonomia na gestão de energia.
Hoje, migrar para o Mercado Livre de Energia é uma decisão estratégica, e contar com a EDP nesse processo pode ser o diferencial que sua empresa precisa.
Com mais de 20 anos de atuação no Brasil e presença global, a EDP se destaca como parceira confiável para grandes consumidores que buscam mais controle e economia na gestão de energia. Com a EDP, você tem, ao seu lado, uma comercializadora e uma parceira estratégica, mesmo para aqueles que atuam no modelo atacadista de energia.
Quer saber o quanto sua empresa pode economizar com as nossas soluções ? Acesse agora o Simulador de Economia da EDP e veja como reduzir custos com energia de forma inteligente e segura.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, Marcelo Garisto tem pós-graduação em Marketing e Banking pela FGV-SP e em Marketing Internacional pela Universidade de EUA/Florida Central e da Universidad de las Américas, do Chile. É Gestor Executivo das áreas de Comercialização Energia Varejista e de Gestão de Serviços Energéticos. Marcelo Garisto discorrerá em seus artigos sobre temas relacionados com o Mercado Livre.
Conecte-se com Marcelo Garisto.