Seu potencial de economia anual será de
XX%Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.
Em um cenário de constantes reajustes nas tarifas de energia da ANEEL e o aumento do consumo, entender como reduzir a conta de luz se tornou uma preocupação cada vez mais comum — tanto em residências quanto em empresas.
Pequenas mudanças de hábito, como adoção de tecnologias modernas e práticas, e um olhar mais atento para os desperdícios fazem a diferença no final do mês. Além de aliviar o bolso, essa redução também contribui para um uso mais responsável dos recursos naturais.
Neste artigo, você vai encontrar dicas práticas que ajudam a aliviar os custos com eletricidade, melhorar o uso dos recursos disponíveis e trazer mais equilíbrio ao orçamento, seja para sua casa ou no ambiente corporativo. Confira!
O questionamento do aumento energético tem sido feito com frequência por quem acompanha o valor da fatura mês a mês. Mas, a resposta envolve uma série de fatores, muitos deles relacionados à forma como a energia é produzida e distribuída no país.
Em primeiro lugar, grande parte da nossa energia vem de hidrelétricas, que dependem do volume de chuvas. Em períodos de seca, que estão se tornando mais comuns atualmente, o sistema acaba recorrendo às termelétricas. Elas custam mais caro e impactam diretamente as tarifas de energia no Brasil.
Além disso, mesmo que a bandeira verde predomine — que teoricamente indica melhores condições de geração — os valores ainda aumentam. Isso ocorre por vários motivos, porém os principais são:
encargos;
impostos;
subsídios;
ineficiências no sistema elétrico.
Esse cenário mostra como a gestão da fatura de energia se torna cada vez mais importante, tanto para famílias quanto para negócios que desejam previsibilidade e controle sobre seus custos mensais.
Mesmo que o valor de consumo esteja aumentando e impactando o valor final da conta de energia, ainda há alternativas extremamente viáveis para contornar essa situação e aliviar o bolso. Confira algumas dicas práticas!
A substituição de lâmpadas comuns pelos de LED é um passo importante para quem busca economizar na energia. Isso porque a tecnologia consome muito menos energia e pode gerar uma redução de até 90% no gasto com luz.
Além disso, lâmpadas de LED apresentam vida útil mais longa e não esquentam o ambiente, o que ajuda a manter a casa ou o escritório mais agradáveis, e sem aumentar o uso de ventiladores ou ar-condicionado.
Lâmpadas de LED não contêm mercúrio em sua composição, tornando-as menos agressivas ao meio ambiente e para os espaços que estão instaladas.
Um recurso simples, mas que impacta diretamente na conta de luz, é o uso de cortinas. Elas funcionam como uma barreira térmica contra a luz solar, ajudando a manter a temperatura dos ambientes mais estável.
Essa atividade reduz a necessidade de aparelhos de climatização, como ventiladores e ares-condicionados, e contribui para um consumo ainda menor no dia a dia.
Além de decorativas, as cortinas são aliadas na preservação de móveis e eletrônicos, evitando o superaquecimento e o desgaste causado pela luz do sol.
O período entre 18h e 21h é o de maior consumo de energia no país. Aqui, vale evitar o uso de aparelhos de alto consumo nesses horários, e com isso, reduzir o valor final da conta.
Chuveiro elétrico, ferro de passar e máquinas de lavar, por exemplo, podem ser usados em horários alternativos. Essa escolha contribui diretamente para um uso mais consciente da energia e para uma melhor gestão de custos no longo prazo.
Portanto, organizar a rotina de consumo pode ajudar a distribuir melhor a energia ao longo do dia e aliviar a sobrecarga no sistema elétrico.
Quando optar por novos eletrodomésticos, dê preferência aos que possuem o Selo Procel A. Essa classificação indica que o aparelho consome menos energia em comparação com outros modelos da mesma categoria.
Além de ajudar a economizar, essa escolha valoriza práticas sustentáveis e alinhadas com um uso racional da energia. Para quem busca controlar o orçamento com mais estratégia, essa é uma maneira eficiente.
Além disso, investir em equipamentos mais modernos reduz a necessidade de manutenção constante e garante maior durabilidade e desempenho ao longo do tempo.
Hoje, a energia solar tem se consolidado como uma alternativa limpa, econômica e inteligente. Ao instalar um sistema fotovoltaico, por exemplo, é possível produzir a própria energia e utilizar o sistema de compensação de energia elétrica, que permite abater o excedente gerado da conta de luz.
O resultado disso reflete na conta de luz, uma vez que reduz os custos mensais e ainda traz benefícios para o meio ambiente. Ou seja, é uma solução que gera retorno em médio prazo e contribui com a sustentabilidade do imóvel ou da empresa.
Para reduzir a conta pela metade, combine ações como trocar lâmpadas por LED, evitar consumo em horários de pico e investir em energia solar. A longo prazo, essas medidas irão ajudar a cortar custos e melhorar a gestão de energia.
Além disso, fazer uma análise periódica da fatura e identificar aparelhos que consomem mais energia pode ser um diferencial estratégico. Automatizar processos e monitorar o consumo mensal também faz diferença.
Desligue aparelhos fora de uso e priorize eletrodomésticos com Selo Procel A. Mantenha hábitos conscientes e revise a instalação elétrica para uma conta mais baixa todo mês.
Aproveite a luz natural, reduza o uso de aparelhos em modo stand-by e aposte em soluções energéticas alternativas, como energia solar.
A EDP oferece soluções inovadoras para ajudar você a reduzir os custos com a conta de energia, com a flexibilidade de usar a energia solar sem a necessidade de instalações.
Com o Solar Digital Residencial, você pode economizar até 20% na sua conta de energia, de forma simples e sem qualquer tipo de obra, com adesão gratuita e processo 100% digital.
A EDP também disponibiliza o Solar Digital para Empresas, seguindo o mesmo modelo prático: sem a necessidade de instalações de placas solares, infraestrutura e com o benefício da economia significativa nos custos com energia elétrica.
Acesse o Simulador de Economia da EDP agora mesmo e veja quanto sua empresa ou residência pode economizar com a energia solar. Aproveite essa oportunidade para otimizar os custos de energia de forma inteligente e estratégica. Comece a economizar já!
Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden – University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.
Conecte-se com Verena Greco.