Entenda como a consciência ambiental pode revolucionar o seu negócio e como adotar essa prática enquanto melhora seu desempenho sustentável.
A consciência ambiental já se tornou um tema obrigatório nas pautas de empresas de diversos portes. Das menores e mais novas até as maiores e mais tradicionais, a preocupação com a sustentabilidade se tornou uma prova do compromisso das marcas com o ambiente em que elas estão situadas.
Os dados comprovam isso diariamente: uma pesquisa feita em 2020 pela Boston Consulting Group (BCG) identificou que empresas que integram a sustentabilidade em sua estratégia de negócios têm uma maior probabilidade de obter vantagens competitivas a longo prazo.
Mas o que é consciência ambiental e como introduzi-la na cultura de uma companhia de forma eficiente, orgânica e realista? A resposta é mais simples do que você imagina e está disponível nos próximos parágrafos deste artigo.
Qual é o conceito de consciência ambiental?
O primeiro passo para incluir a consciência ambiental na sua empresa é ter uma noção clara e confiável desse conceito. Basicamente, trata-se da percepção e da compreensão de temas relacionados ao meio ambiente e à importância de sua preservação.
Isso engloba reconhecimento das interações entre seres humanos, a sociedade e a naturezal, enxergando e enfrentando as consequências das ações humanas no planeta.
Confira algumas das principais características da consciência ambiental!
Muito além de saber que a empresa tem um compromisso com a pauta sustentável, é preciso entender exatamente quais são os impactos ambientais que estão sendo causados pelo seu segmento e buscar conhecimento para evitar a poluição do ar, a perda da biodiversidade, o desmatamento e o esgotamento dos recursos naturais.
Uma vez que você tem consciência ambiental, é igualmente importante que a responsabilidade seja assumida e que as estratégias sustentáveis sejam colocadas em prática para reduzir danos de forma rápida e eficiente.
Em outras palavras, é hora de entender o que é consumo consciente e quais as consequências das suas ações. Depois, é o momento de interferir para que elas não representem um risco para o ambiente e para a comunidade que o cerca.
A consciência ambiental no Brasil não se limita ao que estamos vivendo hoje. Ela também inclui a preocupação com as próximas gerações, começando ainda hoje um esforço para que o futuro seja mais sustentável e ecológico.
Portanto, um dos princípios da consciência ambiental é a ideia de que as atitudes tomadas precisam ser funcionais a curto, médio e longo prazo. É essencial encontrar um ponto de equilíbrio entre atitudes que comecem a gerar resultados quanto antes, mas que também sejam interessantes para as próximas décadas.
A consciência ambiental não se limita às práticas individuais. Também é preciso lutar para que a comunidade tenha oportunidade de melhoria e crescimento. Incentivar colaboradores, clientes e parceiros a se comprometerem com causas válidas é um passo indispensável para empresas que queiram participar desse movimento.
Também é válido participar de debates políticos que possam beneficiar a pauta sustentável, estimulando decisões políticas mais responsáveis e transmitindo valores positivos em uma verdadeira cadeia de contribuição.
Compartilhar a ideia de consciência ambiental é tão importante quanto praticá-la. Debates e palestras em escolas, instituições governamentais, organizações não governamentais e na mídia são excelentes maneiras de promover esse tema e transmitir informações confiáveis.
A consciência ambiental está presente em praticamente qualquer planejamento estratégico atual. E não é para menos: em um planeta que enfrenta desafios crescentes e complexos, demonstrar o seu compromisso com as práticas sustentáveis já não é mais um diferencial, e sim uma obrigação.
Conheça as principais vantagens da consciência ambiental!
O principal e mais evidente objetivo da consciência ambiental é a preservação do meio ambiente. É por meio desses esforços que será possível proteger os ecossistemas naturais, conservar a biodiversidade e reduzir a poluição.
As mudanças climáticas estão entre as principais preocupações da sociedade contemporânea. As empresas e pessoas com consciência ambiental buscam evitar esse impacto a partir da redução da pegada de carbono, da promoção da sustentabilidade, do consumo consciente e da economia de recursos.
Investir em estratégias como a energia limpa, que reduzem a emissão de carbono, agilizam processos e consomem menos recursos, é uma maneira de promover um mercado mais sustentável. Outra dica importante é a seleção de fornecedores que compartilhem dos mesmos valores que os seus.
A consciência ambiental impacta diretamente a saúde humana. Uma vez que foca em promover a qualidade do ar, limpar a água e proporcionar alimentos e produtos orgânicos, essa ferramenta reduz riscos associados à poluição e à degradação ambiental.
A imagem pública de uma empresa tem muito a ganhar com a consciência ambiental. Uma vez que o compromisso é respeitado, a tendência é que os consumidores se sintam mais confiantes para comprar produtos e serviços de marcas com valores similares aos seus.
Uma pesquisa divulgada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) revelou que 95% dos consumidores priorizam companhias que investem em práticas sustentáveis. Números como esse mostram que o público está cada vez mais atento às suas escolhas.
Mas atenção para não cair no greenwashing, um termo usado para definir empresas que se vendem como agentes da consciência ambiental e, na prática, acabam sendo irresponsáveis com a causa.
A participação da sua empresa na luta pela consciência ambiental pode ser um estímulo para a fiscalização e a regulamentação de tópicos relacionados ao meio ambiente. Afinal, o empreendedorismo pode ter uma influência extremamente positiva na criação de leis mais rigorosas e eficientes.
Não é só a natureza que se beneficia da consciência ambiental. Empresas que inovam em sustentabilidade tendem a se tornar muito mais competitivas, dado que atendem à crescente demanda dos consumidores por produtos e serviços ecologicamente corretos.
Uma vez que a sua empresa firme o seu compromisso com a consciência ambiental, deverá trazer um projeto claro e transparente acerca das ações que serão praticadas com o intuito de contribuir com a pauta.
Mas por onde começar? Quais são as estratégias que podem ser implementadas para obter resultados imediatos e, ao mesmo tempo, que gerem benefícios a longo prazo e que sejam condizentes com o crescimento esperado para a sua marca?
Confira a seguir uma lista de dez iniciativas de consciência ambiental, exemplos para implementar na sua empresa.
É difícil pensar em consciência ambiental sem falar em energias renováveis. Com a preocupação com a pegada de carbono crescendo, as fontes de energia limpa como a solar e a eólica estão se tornando cada vez mais promissoras. Além disso, o Mercado Livre de Energia está chegando para fortalecer esse movimento.
A coleta é uma estratégia simples, acessível e que causará um impacto gigantesco. A separação adequada de dejetos é fundamental para a reciclagem e reduz drasticamente a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários.
Incentivar projetos de caronas entre colaboradores, promover melhorias no transporte público e introduzir veículos elétricos na sua logística são caminhos para deixar o trânsito mais limpo e verde.
Existem dezenas de alternativas para reduzir a sua pegada de carbono, incluindo a eficiência energética e o uso de equipamentos mais modernos. Esse é um dos passos mais importantes da consciência ambiental, já que consiste em uma estratégia para lutar diretamente contra as mudanças climáticas.
Diminuir a demanda de produtos de plástico, bem como pensar em destinações adequadas para esse material, é uma forma de manter os oceanos mais limpos. Hoje em dia, os microplásticos representam um enorme risco para a saúde de animais e humanos, o que torna esse cuidado ainda mais crucial.
O consumo industrial de água é uma grande preocupação para a sociedade, dado que se trata de um recurso não renovável. O uso consciente e o reúso de recursos hídricos são boas práticas para evitar o desperdício.
Para que o seu plano de consciência ambiental funcione, ele precisa ser acolhido pela sua equipe. Treinamentos e capacitações podem fazer com que colaboradores também se tornem agentes de mudança.
Comprovar os seus esforços e divulgar informações de maneira transparente é tão importante quanto colocá-las em prática. A recomendação é gerar relatórios que mostram com frequência o seu desenvolvimento sustentável.
As atitudes dos seus parceiros e fornecedores também devem ser uma preocupação sua. Optar por contatos que compactuam com os seus valores é uma maneira de reforçar a sua consciência ambiental.
Com a chegada do Mercado Livre de Energia, as empresas poderão optar por fontes mais limpas e econômicas. Isso representa uma autonomia ainda maior para boas práticas de consciência ambiental.
Com essas informações, você está muito mais perto de participar ativamente da transformação sustentável. É importante considerar que cada caso é único e, sendo assim, é válido tirar algum tempo para entender como o seu segmento pode impactar positivamente esse movimento.
O universo da consciência sustentável é muito amplo e ainda há muito para explorar. Se você chegou até aqui, provavelmente tem interesse em fazer a diferença. Por isso, recomendamos que você dê mais um passo na sua jornada, explorando também o artigo “o que é eficiência energética”.
Diogo Baraban é engenheiro eletricista formado pela Universidade São Judas Tadeu, com MBA em gestão empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Desenvolveu, em sua carreira, experiência em processos produtivos e em vendas técnicas, tendo atuado nos últimos 13 anos no setor de comercialização de energia. Atualmente é membro da diretoria da EDP Smart, respondendo pela gestão dos negócios de Comercialização de Energia (atacado e varejista) e Mobilidade Elétrica. Também é membro da diretoria da EDP Ventures e conselheiro de 2 empresas investidas pela companhia: 77Sol e Fractal. Diogo Baraban escreve sobre Sustentabilidade e Energias Renováveis.
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