Seu potencial de economia anual será de
XX%Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.
A conta de luz no mercado livre de energia vem ganhando destaque à medida que mais organizações buscam alternativas para reduzir custos e ter maior controle sobre seus gastos com energia.
Nesse modelo, a empresa pode negociar diretamente com fornecedores de energia, escolher o tipo de fonte, e definir condições comerciais que façam mais sentido para o seu perfil de consumo.
Ao longo deste conteúdo, você vai entender o que é a conta de luz no mercado livre de energia, como ela funciona na prática e quais são os principais benefícios para empresas varejistas — além de descobrir os passos para realizar a migração de forma segura e descomplicada.
No Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como Mercado Livre de Energia, as empresas têm a oportunidade de negociar diretamente com fornecedores a compra da energia elétrica que consomem.
A diferença entre o mercado livre e o mercado cativo, onde as tarifas da ANEEL são determinadas pela distribuidora e não pode ser alterada, no ACL, há liberdade para escolher o fornecedor, definir preços, prazos e até a fonte de energia utilizada.
Em geral, a conta de luz no mercado livre é dividida em duas partes:
uma fatura enviada pela distribuidora, referente ao uso da rede elétrica (transporte da energia);
e outra emitida pela comercializadora, que corresponde à energia contratada.
Apesar da separação dos custos, a leitura do consumo continua sendo feita pela distribuidora local, garantindo controle e medição precisos.
Essa divisão permite mais transparência sobre o que está sendo pago e abre espaço para estratégias que reduzem os gastos mensais com energia, gerando economia real para o negócio.
A conta de luz gerada no mercado livre de energia é um grande atrativo para as empresas, especialmente as de médio porte, que visam reduzir custos internos para melhorar o fluxo de caixa e alocar investimentos para áreas mais importantes da corporação.
Com isso, podemos perceber as vantagens e benefícios dessa migração. Confira!
Empresas de médio porte podem alcançar uma economia significativa ao migrar para o mercado livre de energia.
Dependendo da estratégia de contratação adotada, como volume, prazo e tipo de energia, é possível reduzir os gastos com energia elétrica em até 30% em relação ao mercado cativo.
No mercado livre, os contratos são personalizados e com prazos definidos, o que permite melhor planejamento financeiro.
Esse processo é especialmente útil em períodos de instabilidade tarifária, pois evita surpresas na conta de luz e facilita a gestão de custos no dia a dia.
Ao contratar energia no mercado livre, a empresa pode optar por fontes limpas, como a energia solar.
Esse processo contribui para as metas de sustentabilidade, melhora a imagem da marca e pode abrir portas para novos negócios e parcerias que preferem se relacionar com marcas ambientalmente conscientes.
No ambiente livre, existe liberdade para negociar prazos de fornecimento, volumes de energia e cláusulas de reajuste, permitindo que a empresa adapte os contratos às suas necessidades operacionais e acompanhe eventuais mudanças no consumo ao longo do tempo.
A junção de economia financeira com uso de energia renovável agrega valor ao negócio. Essa vantagem competitiva pode diferenciar a empresa no mercado, reforçar seu posicionamento e atender melhor às exigências de clientes e investidores.
Para começar, migrar para o mercado livre é mais simples do que parece. Com a orientação certa, a corporação evita burocracias e passa a economizar de verdade. Confira, abaixo, um passo a passo simples e prático para a migração:
Verifique se sua empresa é elegível: negócios com demanda contratada a partir de 500 kW já podem migrar. Analise a fatura atual ou fale com um especialista. Essa verificação é o primeiro passo para saber se sua empresa se enquadra nas exigências legais e técnicas da migração;
Contrate uma empresa parceira: esse parceiro será o elo entre sua empresa e a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), cuidando de toda a burocracia por você. Além disso, a empresa parceira orienta sobre estratégias de contratação e pode assumir toda a gestão da energia, se for o caso;
Formalize a comunicação com a distribuidora: é preciso avisar sua distribuidora local sobre a intenção de migração com pelo menos 6 meses de antecedência. Esse aviso garante tempo hábil para ajustes contratuais e técnicos antes do início do fornecimento no novo modelo;
Assine o contrato de compra de energia: negocie prazos, preços e condições com a comercializadora, tendo total liberdade para escolher a fonte renovável. Dessa maneira, você pode montar uma estratégia de contratação alinhada ao perfil de consumo e aos objetivos da empresa;
Faça o cadastro na CCEE: a comercializadora ou agente varejista ajuda nesse processo, que é necessário para operar no mercado livre. Essa etapa inclui a formalização da empresa junto ao órgão regulador, garantindo que tudo esteja dentro das normas exigidas.
Acompanhe o início do fornecimento: ao fim do período de aviso, sua empresa começa a receber energia contratada, e a conta de luz muda para melhor. A partir daí, você terá duas faturas separadas e acesso a uma gestão mais clara e estratégica.
Migrar para o Mercado Livre de Energia pode reduzir a conta da sua empresa em até 30%, com mais previsibilidade e liberdade de negociação.
A EDP é parceira nesse processo e oferece um caminho simples, transparente e seguro para você sair do ambiente cativo e começar a economizar agora.
Reconhecida por sua expertise em energia renovável (especialmente a solar), inovação e atendimento personalizado, ela simplifica todas as etapas da migração para o Mercado Livre de energia Atacadista e para o Mercado Livre de Energia Varejista, desde a análise de elegibilidade até a gestão contratual e o suporte completo junto à CCEE.
Com a EDP, sua empresa ganha apoio técnico especializado, segurança regulatória e acesso a soluções sustentáveis alinhadas às suas metas de economia e responsabilidade ambiental.
Quer descobrir quanto pode economizar? Acesse agora mesmo o Simulador de Economia e veja como transformar sua conta de luz em vantagem competitiva.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, Marcelo Garisto tem pós-graduação em Marketing e Banking pela FGV-SP e em Marketing Internacional pela Universidade de EUA/Florida Central e da Universidad de las Américas, do Chile. É Gestor Executivo das áreas de Comercialização Energia Varejista e de Gestão de Serviços Energéticos. Marcelo Garisto discorrerá em seus artigos sobre temas relacionados com o Mercado Livre.
Conecte-se com Marcelo Garisto.