• Para sua casa
  • Para sua empresa
      Economia sem instalação de placas
      Economia e liberdade de negociação
  • Blog
  • Quem somos
Simulador de economia Simulador
    Para sua casa
  • Blog
    Quem somos
Quer saber mais informações?
Canais de atendimento
Siga a EDP nas redes
Canais de atendimento
Soluções EDP Disponível para te ajudar

Ao interagir você concorda com os termos gerais de uso e política de privacidade, e aceita ser contactado pelo Grupo EDP e parceiros para mais informações de produtos e serviços EDP.

Esses dados serão tratados exclusivamente para as finalidades específicas para as quais foram coletados e serão posteriormente descartados.

Sex. 24 de outubro de 2025

O produto mais adequado para sua empresa é o Mercado livre de Energia

Seu potencial de economia anual será de

XX%

Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.

  1. Página Inicial
  2. Blog
  3. conta-de-luz-no-mercado-livre-de-energia
  1. Home
  2. Blog
  3. conta-de-luz-no-mercado-livre-de-energia

Conta de luz no mercado livre de energia para empresas: como funciona, vantagens e como migrar!

Descubra como funciona a conta de luz no Mercado Livre de Energia, quais as vantagens para empresas de médio porte e como migrar com facilidade com o apoio da EDP. Economize até 30% e tenha mais controle sobre os custos de energia do seu negócio.

MERCADO LIVRE
Data de publicação: 01/09/2025

A conta de luz no mercado livre de energia vem ganhando destaque à medida que mais organizações buscam alternativas para reduzir custos e ter maior controle sobre seus gastos com energia. 

Nesse modelo, a empresa pode negociar diretamente com fornecedores de energia, escolher o tipo de fonte, e definir condições comerciais que façam mais sentido para o seu perfil de consumo.

Ao longo deste conteúdo, você vai entender o que é a conta de luz no mercado livre de energia, como ela funciona na prática e quais são os principais benefícios para empresas varejistas — além de descobrir os passos para realizar a migração de forma segura e descomplicada.

Como funciona a conta de luz no Mercado Livre de Energia?

No Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como Mercado Livre de Energia, as empresas têm a oportunidade de negociar diretamente com fornecedores a compra da energia elétrica que consomem. 

A diferença entre o mercado livre e o mercado cativo, onde as tarifas da ANEEL são determinadas pela distribuidora e não pode ser alterada, no ACL, há liberdade para escolher o fornecedor, definir preços, prazos e até a fonte de energia utilizada.

Em geral, a conta de luz no mercado livre é dividida em duas partes: 

  1. uma fatura enviada pela distribuidora, referente ao uso da rede elétrica (transporte da energia);

  2. e outra emitida pela comercializadora, que corresponde à energia contratada.

Apesar da separação dos custos, a leitura do consumo continua sendo feita pela distribuidora local, garantindo controle e medição precisos.

Essa divisão permite mais transparência sobre o que está sendo pago e abre espaço para estratégias que reduzem os gastos mensais com energia, gerando economia real para o negócio.

Quais são as vantagens da conta de luz no mercado livre para empresas de médio porte

A conta de luz gerada no mercado livre de energia é um grande atrativo para as empresas, especialmente as de médio porte, que visam reduzir custos internos para melhorar o fluxo de caixa e alocar investimentos para áreas mais importantes da corporação.

Com isso, podemos perceber as vantagens e benefícios dessa migração. Confira!

1. Redução de custos de até 30% de energia elétrica

Empresas de médio porte podem alcançar uma economia significativa ao migrar para o mercado livre de energia. 

Dependendo da estratégia de contratação adotada, como volume, prazo e tipo de energia, é possível reduzir os gastos com energia elétrica em até 30% em relação ao mercado cativo.

2. Mais previsibilidade e controle orçamentário

No mercado livre, os contratos são personalizados e com prazos definidos, o que permite melhor planejamento financeiro. 

Esse processo é especialmente útil em períodos de instabilidade tarifária, pois evita surpresas na conta de luz e facilita a gestão de custos no dia a dia.

3. Escolha de fontes de energia renovável

Ao contratar energia no mercado livre, a empresa pode optar por fontes limpas, como a energia solar. 

Esse processo contribui para as metas de sustentabilidade, melhora a imagem da marca e pode abrir portas para novos negócios e parcerias que preferem se relacionar com marcas ambientalmente conscientes.

4. Flexibilidade na negociação de contratos

No ambiente livre, existe liberdade para negociar prazos de fornecimento, volumes de energia e cláusulas de reajuste, permitindo que a empresa adapte os contratos às suas necessidades operacionais e acompanhe eventuais mudanças no consumo ao longo do tempo.

5. Ganho competitivo com sustentabilidade e economia

A junção de economia financeira com uso de energia renovável agrega valor ao negócio. Essa vantagem competitiva pode diferenciar a empresa no mercado, reforçar seu posicionamento e atender melhor às exigências de clientes e investidores.

Como sua empresa pode migrar com facilidade para o mercado livre?

Para começar, migrar para o mercado livre é mais simples do que parece. Com a orientação certa, a corporação evita burocracias e passa a economizar de verdade. Confira, abaixo, um passo a passo simples e prático para a migração:

  1. Verifique se sua empresa é elegível: negócios com demanda contratada a partir de 500 kW já podem migrar. Analise a fatura atual ou fale com um especialista. Essa verificação é o primeiro passo para saber se sua empresa se enquadra nas exigências legais e técnicas da migração;

  2. Contrate uma empresa parceira: esse parceiro será o elo entre sua empresa e a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), cuidando de toda a burocracia por você. Além disso, a empresa parceira orienta sobre estratégias de contratação e pode assumir toda a gestão da energia, se for o caso;

  3. Formalize a comunicação com a distribuidora: é preciso avisar sua distribuidora local sobre a intenção de migração com pelo menos 6 meses de antecedência. Esse aviso garante tempo hábil para ajustes contratuais e técnicos antes do início do fornecimento no novo modelo;

  4. Assine o contrato de compra de energia: negocie prazos, preços e condições com a comercializadora, tendo total liberdade para escolher a fonte renovável. Dessa maneira, você pode montar uma estratégia de contratação alinhada ao perfil de consumo e aos objetivos da empresa;

  5. Faça o cadastro na CCEE: a comercializadora ou agente varejista ajuda nesse processo, que é necessário para operar no mercado livre. Essa etapa inclui a formalização da empresa junto ao órgão regulador, garantindo que tudo esteja dentro das normas exigidas.

  6. Acompanhe o início do fornecimento: ao fim do período de aviso, sua empresa começa a receber energia contratada, e a conta de luz muda para melhor. A partir daí, você terá duas faturas separadas e acesso a uma gestão mais clara e estratégica.

Quer ver sua conta de luz no Mercado Livre de Energia? Conte com a EDP.

Migrar para o Mercado Livre de Energia pode reduzir a conta da sua empresa em até 30%, com mais previsibilidade e liberdade de negociação. 

A EDP é parceira nesse processo e oferece um caminho simples, transparente e seguro para você sair do ambiente cativo e começar a economizar agora.

Reconhecida por sua expertise em energia renovável (especialmente a solar), inovação e atendimento personalizado, ela simplifica todas as etapas da migração para o Mercado Livre de energia Atacadista e para o Mercado Livre de Energia Varejista, desde a análise de elegibilidade até a gestão contratual e o suporte completo junto à CCEE.

Com a EDP, sua empresa ganha apoio técnico especializado, segurança regulatória e acesso a soluções sustentáveis alinhadas às suas metas de economia e responsabilidade ambiental.

Quer descobrir quanto pode economizar? Acesse agora mesmo o Simulador de Economia e veja como transformar sua conta de luz em vantagem competitiva. 

Artigos relacionados

Autor do artigo

Foto do autor

Marcelo Garisto

Este conteúdo foi produzido por Marcelo Garisto .

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, Marcelo Garisto tem pós-graduação em Marketing e Banking pela FGV-SP e em Marketing Internacional pela Universidade de EUA/Florida Central e da Universidad de las Américas, do Chile. É Gestor Executivo das áreas de Comercialização Energia Varejista e de Gestão de Serviços Energéticos. Marcelo Garisto discorrerá em seus artigos sobre temas relacionados com o Mercado Livre. 

Conecte-se com Marcelo Garisto.

Veja mais artigos do autor

Artigos mais recentes

Assine nossa newsletter As principais informações do mercado de energia direto no seu e-mail.
Sobre nós
Quem somos
Grupo EDP
Nossos negócios
Parceiros Comerciais
Outros sites
EDP Brasil
Instituto EDP
Relacionamento com investidores
Política de privacidade
Termos gerais de uso
Central de atendimento
Logo EDP
Siga a EDP nas redes sociais
Sobre nós
Quem somos
Grupo EDP
Nossos negócios
Parceiros Comerciais
Outros sites
EDP Brasil
Instituto EDP
Relacionamento com investidores
Política de privacidade
Termos gerais de uso
Central de atendimento
Siga a EDP nas redes
Logo EDP