Seu potencial de economia anual será de
XX%Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.
A busca por soluções que tragam economia e maior controle financeiro é uma prioridade para muitas empresas, especialmente no setor varejista. Tornar sua empresa apta para o mercado livre de energia é uma das formas mais diretas de reduzir custos com eletricidade e garantir previsibilidade nas despesas.
No MLE, negócios que atendem aos requisitos técnicos e regulatórios podem negociar contratos personalizados, com descontos que chegam a 30% com possibilidade de escolher fontes renováveis, como solar e eólica.
Se você sente o impacto das altas tarifas de energia da conta de luz, já sabe o quanto essa despesa pode comprometer o fluxo de caixa. Mas, a boa notícia é que essa realidade pode mudar. Ao migrar para o Mercado Livre, sua empresa passa a consumir energia com mais autonomia e liberdade, sem surpresas na fatura.
Neste conteúdo, vamos mostrar todas as informações que você precisa para entender se o perfil da sua empresa atende aos requisitos para migrar. Continue a leitura e descubra como transformar o custo fixo da energia em uma oportunidade de economia real.
Empresas conectadas em média ou alta tensão, com consumo expressivo, já podem migrar para o Mercado Livre e garantir economia na conta de energia. Confira algumas delas:
Indústrias de médio e grande porte;
Supermercados, atacarejos e centros de distribuição;
Shoppings, redes varejistas e centros comerciais;
Hospitais, redes de saúde e universidades;
Hotéis, redes de serviços e grandes escritórios;
Agronegócio com operação em média ou alta tensão;
Pequenas e médias empresas, via modelo Mercado Livre Varejista.
Para que sua empresa esteja apta a migrar para o Mercado Livre de Energia, é necessário atender a alguns critérios técnicos, operacionais e documentais. Confira, a seguir, as principais qualificações, exigências e características de perfil que tornam essa migração possível!
Existem dois perfis de consumidores que podem aderir ao Mercado Livre de Energia:
Consumidor Livre: empresas com demanda contratada mínima de 1.000 kW (ou 1 MW), podendo adquirir energia de qualquer fonte (renovável ou convencional);
Consumidor Especial: empresas com demanda contratada entre 500 kW e 1.000 kW, desde que contratem energia de fonte incentivada, como solar, eólica, biomassa ou PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas).
Estar conectado no grupo A, que inclui unidades consumidoras em média ou alta tensão, é um requisito básico. Se sua empresa é faturada nessa modalidade, já está tecnicamente apta neste critério.
Para operar no Mercado Livre, sua empresa precisa formalizar alguns contratos e registros:
Adesão à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica): pode ser feita diretamente pela empresa ou por meio de um agente que traga todo o suporte nesta etapa, como a EDP;
Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD): firmado com a distribuidora local para continuar utilizando a rede elétrica, mesmo após a migração.
Ao migrar, sua empresa também passa a ter algumas responsabilidades regulatórias.
Ao migrar para o Mercado Livre, todo contrato de compra e venda de energia firmado entre sua empresa e o fornecedor precisa ser oficialmente registrado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Esse registro formaliza a negociação, garantindo que ela seja reconhecida e contabilizada no ambiente regulatório do setor elétrico.
Todos os meses, a CCEE faz a contabilização do balanço de energia, ou seja, compara quanto sua empresa contratou e quanto efetivamente consumiu. A partir desse balanço, acontece a liquidação financeira, que é o acerto entre o que foi contratado e o que foi consumido.
Caso tenha consumido mais do que contratou, haverá custos adicionais. Se consumiu menos, podem existir créditos ou possibilidade de gerir essa diferença.
Durante a operação no Mercado Livre, é comum que existam diferenças entre o que sua empresa contratou e o que realmente consumiu.
Se sobrou, significa que a empresa consumiu menos energia do que contratou. Se houve um déficit, significa que consumiu mais do que foi contratado.
Essas variações no mercado livre de energia precisam ser ajustadas, podendo gerar custos extras (no caso de déficit) ou a possibilidade de vender a energia excedente (no caso de sobra).
Empresas com consumo constante, previsível e regular costumam ter ainda mais ganhos no Mercado Livre. No entanto, se sua operação tem variações sazonais, isso também não é um problema.
O que importa é realizar uma análise estratégica para entender como modelar o contrato para garantir segurança, economia e estabilidade no fornecimento.
Sem dúvidas, a migração para o Mercado Livre de Energia traz benefícios que impactam diretamente na redução de custos, no controle financeiro e na sustentabilidade das empresas, especialmente as do setor varejista. Mas, não é só isso! Confira as principais vantagens.
O custo da energia deixa de ser uma despesa imprevisível. Sua empresa passa a pagar menos pela energia, garantindo descontos que podem chegar a 30%, quando comparado às tarifas de energia do mercado cativo.
No Mercado Livre, você negocia contratos de médio e longo prazo com valores fixados ou indexados. Ou seja, esse processo permite projetar os custos de energia com antecedência, trazendo mais segurança para o planejamento financeiro e o fluxo de caixa do seu negócio.
Com contratos bem estruturados, sua empresa tem clareza sobre quanto vai pagar pela energia, sem depender das variações do mercado regulado, eliminando a preocupação com as bandeiras tarifárias da ANEEL e de reajustes inesperados.
Além de reduzir custos, sua empresa pode optar por consumir energia de fontes renováveis, como solar, eólica ou biomassa, contribuindo para metas de sustentabilidade, redução de carbono e fortalecimento da imagem ambiental da sua marca.
Se sua empresa busca reduzir custos, ter previsibilidade financeira e consumir energia sem se preocupar com reajustes ou bandeiras tarifárias da ANEEL, a migração para o
Mercado Livre de Energia é o caminho certo. Ao longo deste conteúdo, mostramos que, se sua empresa atende aos requisitos, é possível transformar a conta de luz em uma oportunidade real de economia e autonomia.
A EDP é sua parceira nesta jornada. Cuidamos de todos os trâmites operacionais, contratuais e regulatórios, eliminando burocracias e oferecendo uma experiência simples, segura e personalizada.
Nossa equipe acompanha sua empresa desde a análise de viabilidade até a gestão completa no modelo Mercado Livre Varejista, garantindo tranquilidade em todas as etapas do processo.
Quer saber o quanto sua empresa pode economizar com a EDP? Acesse agora o nosso Simulador de Economia e descubra!
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, Marcelo Garisto tem pós-graduação em Marketing e Banking pela FGV-SP e em Marketing Internacional pela Universidade de EUA/Florida Central e da Universidad de las Américas, do Chile. É Gestor Executivo das áreas de Comercialização Energia Varejista e de Gestão de Serviços Energéticos. Marcelo Garisto discorrerá em seus artigos sobre temas relacionados com o Mercado Livre.
Conecte-se com Marcelo Garisto.