Veja todos os requisitos que você precisa analisar para contratar a melhor empresa de energia solar!
A transição para uma fonte de energia limpa e renovável é um processo que traz benefícios importantes para todo negócio. Entretanto, para que tudo seja confiável, é preciso saber o que considerar para contratar uma empresa de energia solar.
Com a ascensão do Mercado Livre de Energia, é possível utilizar soluções práticas e econômicas para migrar para a energia solar. Para isso, o primeiro passo é contar com uma parceria especializada para ter acesso a serviços eficientes.
Mas, afinal, o que avaliar para identificar a melhor empresa de energia solar? Se está com dúvidas, este post é para você! Continue lendo e veja os critérios essenciais a serem analisados antes de tomar uma decisão e conheça sobre a melhor solução do mercado!
A fonte de energia solar é uma das mais importantes da matriz energética brasileira e está em crescimento acelerado. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a expansão da energia fotovoltaica bateu recorde em 2023, atingindo mais 43,9% de crescimento.
Nesse sentido, a transição para a energia solar é uma das principais tendências e vem ganhando cada vez mais adeptos, ainda mais com as oportunidades do Ambiente de Contratação Livre (ACL), que facilita muito o caminho para as empresas.
Confira quais são as maiores vantagens de migrar para uma fonte solar de energia!
Quando se fala em energia solar, um dos principais benefícios para as empresas é a redução de custos. Dependendo do tipo de contrato, é possível gerar uma economia na conta de luz entre 10 e 20%.
Por isso, migrar para a energia solar por assinatura é uma oportunidade para aliviar o orçamento. Tudo isso sem a necessidade de investir em instalação e com um serviço moderno, flexível e que atende com eficiência.
O uso de fontes limpas de energia é uma das principais alternativas para aderir ao desenvolvimento sustentável. Consiste em uma forma para contribuir com a descarbonização e reduzir impactos significativos que provocam as mudanças climáticas.
A transição para uma fonte de energia solar é uma alternativa interessante para colaborar com a sustentabilidade. Por ser uma fonte renovável, limpa e inesgotável, garante um fornecimento de qualidade e, o melhor, sem emissão de poluentes.
O uso de uma fonte de energia solar oferece maior previsibilidade de custos e a contratação sob demanda, garantindo um fornecimento de qualidade.
Em outras palavras, o Mercado Livre de Energia oferece a possibilidade de alcançar a eficiência energética de uma forma mais prática e econômica. Uma oportunidade incrível para otimizar a melhoria e a economia no fornecimento de energia elétrica.
Com a evolução do setor energético brasileiro, as possibilidades para contar com a fonte solar são diversificadas. Toda pequena, média e grande empresa pode optar pela fonte renovável sem transtornos e usufruir de benefícios relevantes.
Trata-se de formas alternativas para promover a transição energética e utilizar uma fonte que atenda às demandas prezando pela economia e sustentabilidade. Todas são regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Veja, a seguir, quais são as formas para a contratação de energia solar!
Uma das possibilidades para ter a energia solar é investir na instalação de um sistema fotovoltaico na empresa. São painéis solares e projetos dimensionados de acordo com as demandas e a região, para gerar energia e distribuir para o consumo das operações.
Disponível em tipos diferentes, o sistema fotovoltaico requer um investimento expressivo, especialmente o modelo off-grid — que conta com baterias para armazenar a energia não consumida e não são conectados à rede da concessionária local.
A geração distribuída é um modelo alternativo, por meio do qual uma usina de pequeno porte transfere créditos de energia para uma ou mais empresas. Hoje, é a solução mais econômica para unidades consumidoras em baixa tensão.
Existem dois modelos de geração distribuída, que são:
Também considerada como uma solução econômica e prática para as unidades em média tensão, o Mercado Livre de Energia permite a negociação das condições de contratação. Nesse caso, uma empresa pode negociar as condições diretamente com o fornecedor e ainda migrar para uma fonte renovável.
Após a negociação do contrato, o fornecimento de energia passa a ser de uma usina solar, conforme os termos acordados. Apenas a rede de transmissão ou distribuição da concessionária é utilizada, por isso, não exige nenhum tipo de investimento inicial.
Firmar parceria com uma empresa inovadora e especialista em soluções de energia é uma das etapas mais importantes para promover a transição energética. É necessário que todo o processo seja regularizado e com condições atrativas, compatíveis com as expectativas da empresa.
Veja todos os requisitos para ajudar você a escolher a melhor empresa de energia solar!
Conhecer a reputação da empresa é crucial para a tomada de decisões e auxilia a ter uma parceria confiável. Por essa razão, antes de tudo, pesquise sobre o histórico das empresas no mercado de energia solar, principalmente em relação ao atendimento e à qualidade dos serviços prestados.
Avalie a idoneidade e a presença de certificações, aspectos que demonstram a competência e a compatibilidade com os melhores padrões. Esse é o primeiro passo para ter clareza no processo de escolha e evitar diversos transtornos.
Outro importante fator que deve ser considerado são as soluções que a empresa oferece para o mercado de energia. Serviços diversificados e pensados para todo tipo de empresa são mais interessantes para ampliar as possibilidades de contratação.
Pesquise se a empresa é especialista em soluções em fontes de energia solar e se oferece praticidade e segurança. Avalie projetos e referências anteriores para entender como são os serviços e se o atendimento acontece com excelência.
Para ter ainda mais tranquilidade dos serviços, é interessante avaliar qual o nível de confiabilidade e expertise da empresa. Certifique-se de que terá uma equipe qualificada para negociar e esclarecer todas as questões técnicas e jurídicas.
Procure entender como é o suporte, o custo-benefício e a credibilidade que a empresa oferece aos seus clientes. Uma boa estratégia para buscar insights precisos é solicitar feedback de pessoas que já utilizam o serviço, para entender o nível de satisfação.
Para atuar no Mercado Livre de Energia, é indispensável ter o apoio de uma empresa regularizada, que atende todas as regulamentações. Por isso, pesquise se a usina está dentro das leis e regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A avaliação da regularidade é muito importante para negociar um contrato confiável, livre de riscos. Desse modo, é uma etapa que não deve ser negligenciada para ter um fornecimento em conformidade com todas as regulamentações técnicas e jurídicas.
A EDP é uma empresa global, especialista em energia e que está presente no mercado energético brasileiro há mais de 20 anos. Com soluções inovadoras, oferece acesso à fonte solar com qualidade, eficiência e serviços de alto nível.
Nesse sentido, a EDP tem expertise na energia solar para empresas e conta com usinas solares de alta performance. Você pode aderir a geração compartilhada e utilizar uma fonte limpa, renovável e econômica sem nenhum custo inicial.
A Solar Digital EDP é uma solução moderna em que a sua empresa migra para a fonte solar sem obras ou investimentos. Tudo com um apoio especializado, regularizado e condições atrativas que podem gerar até 10% de economia na conta de luz.
A escolha de uma empresa de energia solar merece atenção especial para contratar um serviço moderno e confiável. Portanto, é um dos passos mais importantes para migrar para uma fonte limpa com excelência, economia e eficiência energética.
Gostou de saber como escolher uma empresa de energia solar? Que tal saber quanto exatamente a sua empresa pode economizar ao adotar a energia limpa? Acesse o simulador de economia EDP e confira agora mesmo!
Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden – University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.
Conecte-se com Verena Greco.