Uma pesquisa da UFG (Universidade Federal de Goiás) explica que cerca de 38% de toda a energia produzida no Brasil é direcionada ao setor industrial. Conforme essa demanda cresce, aumenta a urgência de se pensar em fontes de energia renováveis que consigam suprir essa necessidade da sociedade sem impactar negativamente o meio ambiente. A energia solar industrial pode ser a resposta para isso.
Imagine a possibilidade de suprir um segmento de proporções gigantescas com os raios solares como combustível. Essa meta está cada vez mais próxima de se tornar realidade, uma vez que as fontes alternativas de energia vêm se tornando mais presentes em debates acerca do futuro do mercado.
A seguir, você vai descobrir como essa ferramenta está revolucionando a forma como produtos e serviços de todos os tipos são produzidos e manuseados, além de conhecer quais são as expectativas para essa tendência. Continue a leitura e saiba mais!
Muitas pessoas se perguntam como é possível alimentar uma demanda tão grande de energia por meio de uma fonte limpa e renovável. A resposta está na alta tecnologia que envolve o modelo fotovoltaico de captação.
Basicamente, a força solar é aproveitada, convertida em eletricidade e usada para manter aparelhos, máquinas e fábricas inteiras em funcionamento sem que o meio ambiente seja prejudicado. Isso acontece por meio dos passos a seguir.
Tudo começa com a instalação de módulos fotovoltaicos, que também são conhecidos como painéis solares. Eles são construídos com células solares feitas de materiais semicondutores (geralmente silício), elementos capazes de fazer essa conversão.
A luz captada ainda precisa passar por um processo antes de se transformar em energia solar industrial. Felizmente, a tecnologia evoluiu a ponto de facilitar significativamente essa etapa. Hoje em dia, muitas empresas já contam com inversores, que são componentes que convertem a corrente contínua que chega dos painéis em corrente alternada, tornando-a apta ao uso comercial.
Um fator decisivo no bom desempenho da energia solar industrial é a qualidade da estrutura montada. De maneira geral, os profissionais recomendam que ela seja posicionada em superfícies como telhados ou estruturas de solo e que tenha uma boa exposição solar. Além disso, elas devem ser construídas com materiais resistentes e que suportem condições climáticas atípicas.
Uma das principais características da energia solar para uso industrial é a sua versatilidade, bem como sua praticidade. A energia produzida pelos painéis pode ser conectada diretamente à rede elétrica.
Essa injeção pode servir tanto para a alimentação de dispositivos e maquinário elétrico quanto para sustentar outras indústrias. Nesses casos, o valor concedido é retornado na forma de crédito.
A energia luminosa solar industrial pode ser melhorada continuamente. Mas, para isso, é indicado um monitoramento cuidadoso e uma manutenção frequente.
Com a limpeza dos módulos, a checagem das condições de cabos e conexões, a troca eventual de componentes ultrapassados e revisões eventuais, o sistema fotovoltaico pode funcionar por longos anos em sua máxima potência.
Esse passo é opcional, mas muito estratégico para quem busca economia e eficiência na energia solar industrial. O uso de baterias de armazenamento permite que o excesso de energia que foi produzido durante o dia seja usado de noite ou em dias nublados, em que a geração fica um pouco menor.
É, também, uma ótima alternativa para quem busca por autonomia, já que garante o funcionamento da sua empresa mesmo com falhas nos sistemas de distribuição.
Caso você esteja se perguntando se a energia solar fotovoltaica industrial pode, na prática, tornar-se uma opção viável e uma prioridade diante do mercado, saiba que essa modalidade conta com uma vasta lista de vantagens.
Muito além da economia na fatura de luz de indústrias que, de acordo com a UnB, pode chegar a 40% dos custos totais do segmento, há também uma melhora na qualidade de vida da comunidade ao redor de uma empresa, que passa a ter mais segurança energética, bem como seu ambiente preservado.
A seguir, explicamos em detalhes como a energia solar industrial pode ser uma escolha inteligente para marcas cujo objetivo inclui atingir metas sustentáveis e, ao mesmo tempo, aumentar sua capacidade de produção.
Aproveitando, você também pode conferir como calcular o consumo de energia da sua empresa neste guia.
Quando se trata de proporções do mercado de manufatura, tudo deve ser elevado ao máximo. São toneladas de materiais, quilômetros de espaço usado, centenas ou milhares de colaboradores e muita energia gasta.
É por isso que a energia solar industrial é tão interessante. Se em padrões residenciais essa tecnologia já faz a diferença nas contas do fim do mês, na indústria ela pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso de uma empresa.
Em alguns anos, a ideia é que o investimento em energia solar industrial já comece a “se pagar”, fazendo com que os resultados apareçam e os frutos desse projeto se tornem visíveis.
Em locais com grande incidência de raios solares, existe uma alta probabilidade de que um sistema de energia fotovoltaica consiga produzir um excesso de eletricidade. Se isso acontecer, você pode estar diante de uma fonte alternativa de renda.
Isso porque esse excesso pode ser enviado de volta à rede elétrica por meio de programas de compensação ou de tarifas de alimentação. Além de ajudar a comunidade a ter mais estabilidade energética, você também recebe uma compensação financeira pela contribuição.
Por ser uma fonte limpa e renovável, a usina solar impede que quantidades significativas de gases poluentes sejam liberadas na atmosfera. Isso ajuda a preservar as florestas, que não serão invadidas para captação de fontes não renováveis, protege os oceanos e resguarda a fauna e a flora. Por fim, mas não menos importante, contribui para limpar o ar que respiramos diariamente.
Uma vez que você tem a sua própria reserva de energia solar industrial, fica menos exposto às oscilações dos sistemas tradicionais. Fatores como temporadas de maior utilização ou até mesmo tempestades não prejudicam a sua produção e não interrompem a rotina da fábrica.
A estabilidade de valores também é uma vantagem. Se a demanda for muito alta, é possível que a eletricidade fique mais cara. No entanto, sua conta não será afetada, e você continuará pagando por um preço justo.
Existe um mito de que a energia solar industrial é muito difícil de alcançar por conta do investimento e da burocracia. Mas a verdade é justamente o contrário: hoje em dia, vários governos buscam incentivar essa prática por meio de incentivos fiscais e subsídios.
Entre eles estão os créditos fiscais, as isenções fiscais, os descontos e os programas de financiamento. Caso você tenha interesse nesse tema, vale a pena pesquisar sobre quais são os projetos na sua região e conferir se a sua empresa cumpre os requisitos para participar deles.
Ao mesmo tempo que beneficia a sua empresa, a energia solar industrial também contribui com a estabilidade de outros ambientes. Afinal, é justamente nos dias de maior demanda que ela tem os maiores picos de produção.
Imagine uma semana muito quente e que você precise intensificar o uso do ar-condicionado para resfriar o maquinário. A rede tradicional de fornecimento de energia terá que produzir uma quantidade muito maior de eletricidade para você e para todas as outras instituições que estão na mesma situação.
No entanto, os donos de sistemas de energia solar industrial estão vivendo o oposto disso. Por ter muito sol e calor, a geração está em sua máxima potência e o que está sendo criado pode aliviar a pressão da infraestrutura elétrica e contribuir para o funcionamento do mercado como um todo.
Muito mais do que uma tendência, a energia solar industrial é uma revolução inevitável no mercado. Uma vez que ela foi disponibilizada e reconhecida pelas suas vantagens, tornou-se impossível imaginar um futuro sustentável e produtivo sem essa tecnologia.
A questão não é “se” você vai ter que se adaptar, mas “quando”. Muito em breve, essa realidade estará nos seus concorrentes e, além de aumentar a produtividade deles, também estará gerando economia a curto, médio e longo prazo. É por isso que tantas pessoas estão optando por instalar a energia solar industrial agora, enquanto esse sistema ainda está na vanguarda da nova era do mercado.
Se você quer aproveitar esse momento, precisa contar com os parceiros certos. A EDP é uma companhia com um amplo conhecimento em energia solar industrial e participa ativamente da divulgação desse movimento no país. Uma conversa inicial já é suficiente para que você conheça as possibilidades desse serviço e descubra tudo que pode ser feito na sua empresa. Vale a pena entrar em contato com os especialistas em energia solar da EDP e marcar uma reunião!
Há mais de 10 anos, Keith vem atuando na transformação digital em várias empresas e negócios. Antes de atuar na área de Produtos, CX e Analytics, atuou em diversos setores e áreas, trazendo a transformação digital para a rotina das pessoas. Formado em Administração pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), ele responde pela orquestração dos canais digitais, desenvolvimento de novos produtos, pela área CX, por ideação, desenvolvimento de soluções de negócios e Analytics. Keith Shimada produz artigos sobre Tecnologia e Inovação.
Conecte-se com Keith Shimada.