ENERGIA SOLAR
Data de publicação: 02/01/2024

Quando o calor do fim do ano chega, o comércio e a indústria logo se preparam para uma alta nas vendas. Mas, além do movimento de clientes mais alto do que o normal, existe outro excelente benefício trazido pela estação mais quente do ano: a possibilidade de aproveitar a energia solar no verão. 

Apesar de não se limitar ao verão, a energia solar tende a ter um aumento significativo de produtividade nesse período. Afinal, o sol aparece com mais frequência e intensidade, permitindo que as estruturas de captação energética consigam ter resultados ainda melhores. 

A seguir, traremos dicas para que a sua empresa se beneficie do calor e, além de vender mais, também consiga economizar. Continue com a gente e saiba mais! 

O que é e como funciona a energia solar?

Se você está buscando por formas de produzir energia solar no verão para a sua empresa, precisa entender exatamente o que é essa tecnologia e como ela funciona. Basicamente, trata-se de uma fonte limpa de energia que transforma a luz solar em eletricidade 

Essa eletricidade gerada pode ser usada para atividades diárias comerciais, para alimentar o consumo de energia elétrica de empresas e até mesmo para sustentar as necessidades de redes elétricas inteiras.  

Isso só é possível devido aos painéis solares, que são compostos por células fotovoltaicas capazes de absorver a luz solar e transformá-la em uma corrente elétrica que proporciona energia solar no verão ou em qualquer outra estação. 

Por fim, um inversor é usado para converter essa corrente contínua em alternada, e isso passa a ser usado em variados locais. É uma alternativa sustentável e renovável, tendo um impacto gigantesco na diminuição da pegada de carbono, ou seja, na emissão de gases poluentes na atmosfera. 

Qual época do ano gera mais energia solar?

Se você acha que a energia solar no verão é mais forte do que em qualquer outra estação, acertou. Afinal, é nessa estação que os dias são mais longos e ensolarados, proporcionando um contato bem maior entre os painéis e a luz natural.  

“Então isso significa que eu só posso usar a energia solar no verão?” É claro que não. Em um país tipicamente tropical como o Brasil, o sol está presente durante o ano todo, mesmo que com intensidades variadas. Portanto, a captação desse tipo de luz é possível até mesmo no inverno. 

Ainda assim, vale a pena ressaltar que a energia solar no verão pode atingir picos, o que é especificamente interessante quando se considera que essa é uma estação em que o consumo tende a aumentar significativamente. 

Isso acontece porque o ar-condicionado tende a ficar ligado por mais tempo, as portas das lojas são abertas com mais frequência e até as limpezas precisam ser mais intensas, já que o fluxo de clientes é maior. Portanto, é válido aproveitar tudo o que for possível da energia solar no verão para não sentir um aumento tão grande na fatura de energia elétrica. 

Aí vai uma curiosidade: no Brasil, existe não apenas uma época de destaque para a produção de energia solar. Há também um local onde essa captação tem mais força. Chamada de “cinturão solar”, a região inclui uma área que vai do Nordeste ao Pantanal, passando pelo sul da Bahia, o norte e o nordeste de São Paulo e o norte de Minas Gerais. 

Como aproveitar o sistema fotovoltaico para economizar energia no verão?

Nesse ponto, você deve estar se perguntando como é possível usar a energia solar no verão para contribuir com a causa sustentável e ainda perceber uma redução na conta de luz da sua empresa, mesmo em um período que geralmente sofre um aumento drástico. 

Trata-se apenas de uma questão de criar bons hábitos de consumo e saber quais são os direitos e as possibilidades de quem opta pela energia fotovoltaica. Um dos pontos mais curiosos sobre a energia solar no verão é que ela beneficia perfis dos mais variados.  

Tanto uma casa familiar com crianças quanto um comércio movimentado podem perceber o impacto desse recurso na economia. Para empresários, isso é ainda mais promissor. Afinal, é no verão que as vendas tendem a aumentar e que os lucros podem ser ainda melhores. 

A seguir, vamos explorar algumas das formas de otimizar o seu projeto de energia solar no verão. Aproveite para salvar este artigo e ler sempre que achar necessário! 

Geração excedente de energia

“A energia solar no verão é mais produtiva do que nas outras estações. Isso significa que o que eu produzi nessa época fica sobrando e é descartado?” 

Se você está se perguntando algo assim, não se preocupe. Essa é a dúvida de muitas pessoas. Mas as notícias são boas: hoje em dia, já é possível armazenar eletricidade solar.  

Diferentemente do que muitos pensam, isso não significa que a sua energia vai ficar parada e esperando para ser usada. Muito pelo contrário: ela é direcionada à rede elétrica mais próxima, alcançando pessoas que estejam precisando.  

Você, por outro lado, recebe o proporcional ao que produziu no formato de créditos, que podem ser usados mais para frente como forma de reduzir a fatura de energia e compensar o que você ofereceu no verão. 

Em outras palavras: você produz a mais e distribui essa energia que sobra. Em outro momento, quando você não tiver uma captação solar tão grande, pode usar seus créditos para que a sua empresa reduza a conta de luz, por exemplo. 

Horários de pico

Sabe aquele horário de muito calor, em que o sol está mais forte do que nunca? Quando isso acontece, existem dois efeitos:  

  1. as empresas tendem a ligar mais os aparelhos de refrigeração; 

  1. a produção solar nesses momentos está em sua potência máxima. 

Portanto, em vez de seguir o fluxo de reduzir o consumo em horários de maior movimento, a energia solar no verão permite que você utilize sua luz com muito mais tranquilidade em momentos de pico. 

Afinal, você está reduzindo a dependência da rede elétrica comum, o que significa que a sua fatura praticamente não será afetada pelo uso. E como os seus painéis estão com uma enorme capacidade de produção por conta da luz excessiva, você estará usando uma quantidade condizente com o que está gerando. 

Resfriamento eficiente

Para melhorar, destaca-se o fato de que a energia solar no verão serve não apenas para ligar aparelhos com mais economia. Ela também funciona como uma forma de evitar a necessidade de uso deles.  

A instalação de sistemas fotovoltaicos pode gerar uma espécie de efeito de resfriamento em imóveis e edifícios, reduzindo naturalmente as temperaturas no interior do ambiente e diminuindo a necessidade de ligar o ar-condicionado. 

Incentivos fiscais e subsídios

Com o fortalecimento da pauta ESG (Environmental, Social and Governance), diversos governos estão promovendo incentivos que facilitam a instalação e o uso de painéis solares para energia solar no verão ou em qualquer outra estação. 

Isso inclui descontos em impostos, subsídios e incentivos fiscais. Para conferir se você pode concorrer a um desses benefícios, basta procurar os órgãos responsáveis mais próximos e buscar programas que se enquadrem à sua realidade. 

Apesar dos impostos que vêm circulando a energia solar (chamados popularmente de taxação do sol), existe um cuidado gigantesco em garantir que tudo o que é adquirido seja repassado para proporcionar melhorias no fornecimento elétrico do Brasil. 

Aproveitando o assunto, vale destacar um conceito muito importante para a energia solar no verão: o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que calcula os valores da energia que foi produzida, mas não foi comprada pelas empresas de fornecimento. 

Apesar de não afetar diretamente o seu bolso em um primeiro momento, vale ter essa sigla em mente caso queira se aprofundar um pouco mais no tema. 

Armazenamento de energia

Quando a sua empresa vai passar por um período sem muitas vendas, você provavelmente guarda um pouco do seu fluxo de caixa para usar em alguma emergência. Na energia solar no verão, acontece algo muito similar. 

Cada vez mais, as marcas estão inovando em baterias e outros sistemas que podem guardar energia para permitir o uso durante a noite ou em dias nublados sem maiores dificuldades. 

Impacto sustentável

Por fim, mas não menos importante, está o impacto sustentável que a sua companhia estará causando. Por ser proveniente de uma fonte renovável e limpa, a energia solar no verão reduz drasticamente a emissão de gases poluentes na atmosfera, sendo uma forma de evitar a pegada de carbono e aliviar as mudanças climáticas que vêm atingindo o mundo. 

Aquecendo-se para usar a energia solar no verão

Agora que você já conhece as melhores estratégias para maximizar o aproveitamento da energia solar no verão, deve estar se perguntando como colocar essa estratégia em prática.  

Em um momento em que economizar é cada vez mais importante e que a camada de ozônio pede por ajuda, não há mais tempo para perder: é necessário investir com urgência em inovações que, de fato, causem um impacto a curto, médio e longo prazo tanto no bolso dos empresários quanto no meio ambiente. 

A EDP é uma referência nesse segmento e já ajudou centenas de clientes a darem um passo em direção à sustentabilidade. Caso tenha interesse em contar com grandes parceiros nessa jornada, entre em contato com a nossa equipe e saiba como a sua marca pode se beneficiar dessa estratégia. 

Outra dica valiosa é seguir aprendendo sobre o tema. Este artigo sobre como funciona a energia solar por assinatura é um ótimo começo. Boa leitura! 

Artigos relacionados

Autor do artigo

Foto do autor

Verena Greco

Este conteúdo foi produzido por Verena Greco .

Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden –  University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar. 

Conecte-se com Verena Greco.

Artigos mais recentes