No mercado atual, os consumidores estão cada vez mais exigentes na preferência por empresas que se preocupam com a sustentabilidade ambiental e social e investem em negócios sustentáveis.
Entenda, neste artigo, o que são negócios sustentáveis e confira as melhores oportunidades para a sua empresa investir e sair à frente da concorrência. Continue a leitura!
Investir em sustentabilidade significa, primeiramente, contribuir para a saúde das pessoas e do planeta — diminuindo os impactos negativos que geram as aceleradas mudanças climáticas que temos acompanhado.
Tornar-se uma empresa sustentável também traz muitas vantagens para os negócios, como:
O aumento nos lucros é uma consequência de todos os benefícios gerados quando a sua empresa investe em sustentabilidade. Podemos considerar que há um desenvolvimento econômico sustentável quando as pessoas, o meio ambiente e o negócio saem ganhando.
Os negócios sustentáveis são, portanto, medidas, processos e políticas sustentáveis implementadas pelas empresas que têm a sustentabilidade como uma de suas prioridades, tornando-a parte da cultura corporativa.
Assim, isso se torna uma das diretrizes do negócio, que passa a ter processos contínuos para potencializar os impactos positivos da empresa no mundo. Para isso, há muitas ideias e oportunidades de investimento, cujo retorno pode ser observado em curto, médio e longo prazo.
Há muitas ideias de negócios sustentáveis para aplicar nas empresas. Embora haja a preocupação com o investimento inicial, tanto financeiro como em adaptações na operação, cada uma dessas medidas trará reconhecimento e retorno financeiro para o negócio.
Também é imprescindível conscientizar os colaboradores da empresa para que esses exemplos de negócios sustentáveis sejam valorizados e aplicados da melhor maneira no dia a dia de trabalho, a fim de que todos os benefícios sejam alcançados.
Confira, a seguir, 5 ideias de negócios sustentáveis para investir na sua empresa!
As certificações e licenças ambientais são documentos oficiais que confirmam a adequação da sua empresa às normas e leis ambientais, além de certificar medidas e ações tomadas em prol da sustentabilidade, ainda que não obrigatórias.
Uma grande vantagem é que elas auxiliam o planejamento e balizam as estratégias que a sua empresa pode adotar para ser mais sustentável, pois indicam os pontos fundamentais a serem adaptados e implementados.
Cada setor de atividade está sujeito a normas ambientais específicas e pode conseguir certificações especiais de acordo com seu nicho. Assim, é possível certificar não apenas a operação da empresa, mas os produtos por ela produzidos, tornando visível ao consumidor o comprometimento da marca com o meio ambiente e a sociedade, o que melhora a imagem do negócio e o torna muito mais competitivo.
O Mercado Livre de Energia é uma alternativa mais barata e sustentável do que a compra tradicional de energia elétrica por meio do Mercado Cativo de Energia, como é chamado o ambiente de negócios em que os consumidores estão vinculados às distribuidoras de energia.
Nessa modalidade, você tem a liberdade de negociar os preços, as condições e a quantidade de energia adequadas ao perfil de consumo do seu negócio, além de poder investir no uso de energia limpa, o que torna a sua operação ainda melhor.
Entre os principais benefícios de aderir ao Mercado Livre de Energia, estão:
A coleta seletiva dos resíduos é fundamental em um negócio sustentável. Além de dar um destino produtivo ao lixo reciclável separado, essa medida estimula o consumo consciente, evitando desperdícios e gerando economia.
Nesse contexto, também é possível implementar na empresa a logística reversa, aplicando uma lógica de reaproveitamento em toda a cadeia produtiva — com a reutilização ou revenda de resíduos —, além do recolhimento das embalagens dos produtos da marca para utilizá-las em um novo ciclo.
Uma das maneiras mais eficientes de tornar o seu negócio sustentável é utilizar energia solar. Essa é uma das fontes de energias renováveis que mais crescem no Brasil e, além de reduzir a conta de luz da sua empresa, contribui para gerar menos impactos negativos ao planeta, já que a energia solar é limpa e não emite gases do efeito estufa (GEE).
Existem diversas maneiras de a sua empresa passar a utilizar energia solar, seja investindo na autoprodução, instalando estruturas para gerar a energia que será consumida pelo negócio; participando de condomínios solares, em conjunto com outras empresas que também querem se adaptar; ou, ainda, usando a energia solar por assinatura, sem a necessidade de qualquer instalação.
Por fim, substituir a frota da empresa por veículos elétricos traz muitos benefícios para o negócio. Além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) gerados na queima de combustíveis fósseis, essa é uma estratégia que contribui para uma melhor mobilidade urbana e traz uma redução de custos significativa para a empresa.
A mobilidade elétrica vem crescendo muito e é uma das grandes apostas para um futuro mais sustentável. Portanto, as empresas que já estão se adaptando ficam à frente. Além de investir em veículos elétricos, é possível alugar carregadores privados para recarregar a energia da frota na própria empresa.
Como você viu, os negócios sustentáveis têm maiores chances de crescimento e maior longevidade no mercado atual. Afinal, a preocupação com a sustentabilidade não apenas é valorizada pelos consumidores, melhorando a imagem e tornando o negócio mais competitivo, como também reduz custos e aumenta a eficiência da empresa.
Para isso, há muitos exemplos de negócios sustentáveis, como a implementação de medidas que visam ao consumo consciente, por meio da coleta seletiva e uso de energias renováveis e limpas, como a energia solar e a mobilidade elétrica, e a adequação de processos para receber certificações ambientais.
Para se atualizar ainda mais sobre esse assunto, leia também o nosso artigo completo sobre a pegada de carbono.
Diogo Baraban é engenheiro eletricista formado pela Universidade São Judas Tadeu, com MBA em gestão empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Desenvolveu, em sua carreira, experiência em processos produtivos e em vendas técnicas, tendo atuado nos últimos 13 anos no setor de comercialização de energia. Atualmente é membro da diretoria da EDP Smart, respondendo pela gestão dos negócios de Comercialização de Energia (atacado e varejista) e Mobilidade Elétrica. Também é membro da diretoria da EDP Ventures e conselheiro de 2 empresas investidas pela companhia: 77Sol e Fractal. Diogo Baraban escreve sobre Sustentabilidade e Energias Renováveis.
Conecte-se com Diogo Baraban.