• Para sua casa
  • Para sua empresa
      Economia sem instalação de placas
      Economia e liberdade de negociação
  • Blog
  • Quem somos
Simulador de economia Simulador
    Para sua casa
  • Blog
    Quem somos
Quer saber mais informações?
Central de atendimento
Siga a EDP nas redes
Central de Atendimento
Soluções EDP Disponível para te ajudar

Ao interagir você concorda com os termos gerais de uso e política de privacidade, e aceita ser contactado pelo Grupo EDP e parceiros para mais informações de produtos e serviços EDP.

Esses dados serão tratados exclusivamente para as finalidades específicas para as quais foram coletados e serão posteriormente descartados.

Sex. 4 de julho de 2025

O produto mais adequado para sua empresa é o Mercado livre de Energia

Seu potencial de economia anual será de

XX%

Faremos contato em até 24 horas por WhatsApp, telefone ou e-mail para conversar sobre sua adesão.

  1. Página Inicial
  2. Blog
  3. Integracao de Usinas Solares a rede eletrica
  1. Home
  2. Blog
  3. Integracao de Usinas Solares a rede eletrica

Conheça os desafios da integração de usinas solares à rede elétrica

Entenda quais são os desafios da integração de usinas solares à rede elétrica, quais as vantagens e como aderir à fonte solar para o seu negócio! 

ENERGIA SOLAR
Data de publicação: 22/01/2025

A demanda pela energia solar está cada vez maior, pois se trata de uma fonte limpa, sustentável e econômica. Entretanto, muitos são os desafios enfrentados para uma transição eficaz, inclusive sobre a integração de usinas solares na rede elétrica. 

Com usinas em todas as regiões do país, adequar os sistemas de transmissão e distribuição é um dos grandes pontos para a acessibilidade da energia solar. Esse processo exige atenção especial, tanto em questões técnicas quanto regulatórias. 

Neste artigo, você entenderá quais são os principais desafios da integração de usinas solares à rede elétrica. Continue acompanhando e saiba qual a perspectiva para o futuro, as vantagens da energia solar e a melhor solução para o seu negócio! 

Quais os desafios da integração de usinas solares na rede elétrica?

A matriz energética brasileira passa por constantes evoluções, visando se tornar mais sustentável, eficiente e econômica. Trata-se de um cenário que influencia todo o desenvolvimento de todas as fontes de energia, inclusive a solar. 

Nesse sentido, muitos desafios surgem ao longo do avanço da fonte solar no setor energético, especialmente em relação à distribuição da energia. São questões que exigem atenção para garantir uma transição energética tranquila e eficiente. 

Confira, a seguir, quais são os principais pontos considerados desafiadores para a integração de usinas solares na rede elétrica! 

Investimento em tecnologias

Um dos desafios da integração das usinas solares à rede é a necessidade de investimentos em tecnologias avançadas. É necessário ter recursos para o controle e monitoramento em tempo real, armazenamento e equipamentos para garantir um fluxo energético de qualidade. 

Coordenação entre setores privado e público

Para a integração das usinas solares acontecer de forma prática e regularizada, é necessário garantir uma coordenação entre os setores público e privado. Ou seja, os órgãos governamentais, concessionárias e empresas geradoras precisam estabelecer boas relações — sobretudo para ter a infraestrutura adequada. 

Regulação e incentivos

Outro fator considerado um dos maiores desafios é o avanço da regulação do mercado da energia solar e os incentivos governamentais. 

Qual o cenário da geração de energia solar no Brasil?

A geração de energia solar é uma das mais procuradas atualmente, sendo considerada uma das mais promissoras do setor energético. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), é a segunda maior fonte energética do país. 

Embora existam muitos desafios, como os relacionados à integração de usinas à rede elétrica, a energia solar está em amplo crescimento. Em 2024, por exemplo, as perspectivas de expansão são reais e podem atingir a capacidade total de 4,6 GW. 

A evolução da energia solar no Brasil está acontecendo rapidamente, à medida que a procura pela fonte aumenta em todo o país. Atualmente, empresas de todos os portes podem realizar a transição de uma forma econômica e descomplicada. 

Quais são as vantagens de migrar para a energia solar?

A fonte de energia solar é uma das mais vantajosas do setor energético, tanto para o meio ambiente quanto para os consumidores. Isso porque as condições de geração no Brasil são favoráveis e permitem a produção de eletricidade limpa e com eficiência. 

Nesse contexto, garantir a transição para a fonte solar é uma oportunidade para aderir a uma das principais tendências de mercado. Com a possibilidade de utilizar a geração distribuída, esse processo se tornou ainda mais simples e confiável. 

Veja, a seguir, quais são os benefícios de utilizar a energia solar na sua empresa! 

Sustentabilidade

A fonte solar é abundante e inesgotável, permitindo uma geração de energia limpa e com baixo impacto ambiental. Sendo assim, utilizá-la para abastecer a sua empresa é uma forma para contribuir com o desenvolvimento sustentável, fator imprescindível para o sucesso de um negócio. 

Redução de custos

A transição para a energia solar permite que a empresa tenha uma redução dos gastos com a energia elétrica. Na modalidade de geração distribuída, por exemplo, a assinatura de um contrato com uma usina solar permite ter um desconto na tarifa de energia. 

Responsabilidade empresarial

As questões socioambientais são decisivas para melhorar as oportunidades e o reconhecimento de uma marca. Com o uso da fonte solar, a empresa tem a possibilidade de transmitir uma imagem positiva ao mercado e a todas as partes interessadas. 

Qual a melhor solução em energia solar para a sua empresa?

O setor de energia oferece diferentes soluções para as empresas utilizarem a fonte solar, inclusive sem exigir investimentos. Isso significa que pequenas e médias empresas podem migrar para a energia fotovoltaica sem nenhuma dificuldade. 

A melhor opção, nesse caso, é utilizar a geração compartilhada, em que vários clientes podem receber os créditos de energia provenientes de uma usina solar ao se reunirem em um consórcio ou associação. Ao assinar um novo contrato, é possível aderir à energia limpa e ainda ter descontos importantes na tarifa mensal. 

Como funciona a adesão ao solar digital?.

O primeiro passo é mensurar a economia que o Solar Digital EDP pode oferecer à sua empresa, preenchendo o simulador de economia no site. Após isso, basta seguir os passos abaixo: 

  • envio da fatura para análise: envio da última conta de energia para a análise dos especialistas EDP; 

  • envio de documentos: envio do contrato social e da cópia do documento de identificação do representante legal; 

  • solicitação de dados: você deve enviar os dados de login e senha para acesso à agência virtual da concessionária. 

Quais as vantagens que o Solar Digital oferece a sua empresa?

O Solar Digital EDP é um serviço simples e feito para facilitar o acesso das empresas a uma energia limpa e renovável.  Diante disso, proporciona diversas vantagens para quem tem em vista desenvolver uma gestão sustentável, econômica e compatível com o futuro. 

Com a parceria da EDP, a sua empresa terá as seguintes vantagens: 

  • redução na tarifa de energia; 

  • sem investimentos iniciais ou taxas; 

  • processos transparentes, éticos e personalizados; 

  • eficiência energética e inovação. 

Podemos concluir, que apesar dos desafios da integração de usinas solares à rede elétrica, a fonte promete evoluir ainda mais. Afinal, é uma oportunidade para alcançar a eficiência energética com economia e sustentabilidade, por meio de uma geração limpa. 

Gostou do post? Agora que entendeu sobre os desafios da integração de usinas solares à rede elétrica, não espere para aderir a melhor solução! Acesse o simulador de economia de energia EDP e saiba quanto pode economizar com o Solar Digital!  

Artigos relacionados

Artigos mais recentes

Assine nossa newsletter As principais informações do mercado de energia direto no seu e-mail.
Sobre nós
Quem somos
Grupo EDP
Nossos negócios
Parceiros Comerciais
Outros sites
EDP Brasil
Instituto EDP
Relacionamento com investidores
Política de privacidade
Termos gerais de uso
Central de atendimento
Logo EDP
Siga a EDP nas redes sociais
Sobre nós
Quem somos
Grupo EDP
Nossos negócios
Parceiros Comerciais
Outros sites
EDP Brasil
Instituto EDP
Relacionamento com investidores
Política de privacidade
Termos gerais de uso
Central de atendimento
Siga a EDP nas redes
Logo EDP