Desafios da integração de usinas solares à rede elétrica - EDP
A demanda pela energia solar está cada vez maior, pois se trata de uma fonte limpa, sustentável e econômica. Entretanto, muitos são os desafios enfrentados para uma transição eficaz, inclusive sobre a integração de usinas solares na rede elétrica.
Com usinas em todas as regiões do país, adequar os sistemas de transmissão e distribuição é um dos grandes pontos para a acessibilidade da energia solar. Esse processo exige atenção especial, tanto em questões técnicas quanto regulatórias.
Neste post, você entenderá quais são os principais desafios da integração de usinas solares à rede elétrica. Continue acompanhando e saiba qual a perspectiva para o futuro, as vantagens da energia solar e a melhor solução para o seu negócio!
A adoção de práticas sustentáveis não é apenas benéfica para o meio ambiente, mas também pode promover o bem-estar social e a viabilidade econômica a longo prazo.
Saber como implementá-las e extrair o melhor de cada pilar para construir uma empresa com valores e práticas sustentáveis é o primeiro passo para a garantia de um futuro saudável para a marca.
Confira como implementar os pilares da sustentabilidade na sua empresa!
Um dos desafios da integração das usinas solares à rede é a necessidade de investimentos em tecnologias avançadas. É necessário ter recursos para o controle e monitoramento em tempo real, armazenamento e equipamentos para garantir um fluxo energético de qualidade.
Para a integração das usinas solares acontecer de forma prática e regularizada, é necessário garantir uma coordenação entre os setores público e privado. Ou seja, os órgãos governamentais, concessionárias e empresas geradoras precisam estabelecer boas relações — sobretudo para ter a infraestrutura adequada.
Outro fator considerado um dos maiores desafios é o avanço da regulação do mercado da energia solar e os incentivos governamentais. O avanço das políticas favoráveis à geração solar é crucial para a transparência e acessibilidade à fonte.
A fonte de energia solar é uma das mais vantajosas do setor energético, tanto para o meio ambiente quanto para os consumidores. Isso porque as condições de geração no Brasil são favoráveis e permitem a produção de eletricidade limpa e com eficiência.
Nesse contexto, garantir a transição para a fonte solar é uma oportunidade para aderir a uma das principais tendências de mercado. Com a possibilidade de utilizar a geração distribuída, esse processo se tornou ainda mais simples e confiável.
Veja, a seguir, quais são os benefícios de utilizar a energia solar na sua empresa!
A fonte solar é abundante e inesgotável, permitindo uma geração de energia limpa e com baixo impacto ambiental. Sendo assim, utilizá-la para abastecer a sua empresa é uma forma para contribuir com o desenvolvimento sustentável, fator imprescindível para o sucesso de um negócio.
A transição para a energia solar permite que a empresa tenha uma redução dos gastos com a energia elétrica. Na modalidade de geração distribuída, por exemplo, a assinatura de um contrato com uma usina solar permite ter um desconto na tarifa de energia.
As questões socioambientais são decisivas para melhorar as oportunidades e o reconhecimento de uma marca. Com o uso da fonte solar, a empresa tem a possibilidade de transmitir uma imagem positiva ao mercado e a todas as partes interessadas.
O setor de energia oferece diferentes soluções para as empresas utilizarem a fonte solar, inclusive sem exigir investimentos. Isso significa que pequenas e médias empresas podem migrar para a energia fotovoltaica sem nenhuma dificuldade.
A melhor opção, nesse caso, é utilizar a geração compartilhada, em que vários clientes podem receber os créditos de energia provenientes de uma usina solar ao se reunirem em um consórcio ou associação. Ao assinar um novo contrato, é possível aderir à energia limpa e ainda ter descontos importantes na tarifa mensal.
O Solar Digital EDP é uma solução inovadora, criada para transformar a energia das pequenas e médias empresas. Trata-se de um serviço de geração compartilhada de energia solar, onde sua empresa adquire cotas de uma usina e obtém descontos na conta de luz.
O processo de adesão ao Solar Digital EDP é simples e você terá um apoio personalizado a todo momento. Inicialmente, você deve enviar informações para a análise dos especialistas da EDP, o objetivo é entender o consumo e se a empresa é elegível para a solução.
O primeiro passo é mensurar a economia que o Solar Digital EDP pode oferecer à sua empresa, preenchendo o simulador de economia no site. Após isso, basta seguir os passos abaixo:
envio da fatura para análise: envio da última conta de energia para a análise dos especialistas EDP;
envio de documentos: envio do contrato social e da cópia do documento de identificação do representante legal;
O Solar Digital EDP é um serviço simples e feito para facilitar o acesso das empresas a uma energia limpa e renovável. Diante disso, proporciona diversas vantagens para quem tem em vista desenvolver uma gestão sustentável, econômica e compatível com o futuro.
Com a parceria da EDP, a sua empresa terá as seguintes vantagens:
redução na tarifa de energia;
sem investimentos iniciais ou taxas;
Podemos concluir, que apesar dos desafios da integração de usinas solares à rede elétrica, a fonte promete evoluir ainda mais. Afinal, é uma oportunidade para alcançar a eficiência energética com economia e sustentabilidade, por meio de uma geração limpa.
Gostou do post? Agora que entendeu sobre os desafios da integração de usinas solares à rede elétrica, não espere para aderir a melhor solução! Acesse o simulador de economia de energia EDP e saiba quanto pode economizar com o Solar Digital!