Você já pensou que empreendedorismo e sustentabilidade podem andar lado a lado? Há décadas, esses pilares foram colocados em lados antagônicos, já que a ideia de empreender estava muito ligada à destruição do meio ambiente, seja pelo desmatamento ou pela poluição das fábricas. Entretanto, o conceito de empreendedorismo sustentável mostra que é possível manter sua empresa e a natureza saudáveis.
Atualmente, o empreendedorismo sustentável no Brasil está muito ligado à inovação, à eficiência no uso dos recursos naturais e a uma maior responsabilidade social e ambiental. Todos esses fatores podem ser convertidos em vendas e fidelização da sua carteira de clientes.
Então, o que é empreendedorismo sustentável? Quais são as principais características e qual é o objetivo desse modelo de empreendimento? Ao longo deste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa entender sobre o tema. Por isso, continue com a gente e faça uma ótima leitura!
Empreendimento sustentável é um conceito que alinha os interesses e as necessidades do seu negócio ao compromisso com o meio ambiente e com a sociedade. Por isso, pode-se dizer que um empreendedor sustentável tem outras preocupações além do sucesso econômico da sua empresa.
Em outras palavras, as responsabilidades sociais e ambientais são pilares fundamentais dentro da cultura de um empreendimento sustentável. Portanto, a empresa procura soluções que diminuam o seu impacto ao meio ambiente, auxiliem na preservação dos biomas e promovam mais bem-estar para seus colaboradores e para a sociedade.
Algumas das principais características do empreendedorismo sustentável são: inovação, responsabilidade social e ambiental, diversidade e inclusão. É importante ressaltar que esse conceito engloba outros fatores além do menor impacto ao meio ambiente, já que ele tem a preocupação com o bem-estar social como um dos seus pilares mais importantes.
Para entender melhor quais características abrangem o empreendedorismo sustentável no Brasil, selecionamos alguns preceitos que fazem parte da cultura das empresas que seguem esse conceito.
Como falamos, a responsabilidade social e ambiental são dois dos pilares mais importantes para os empreendedores sustentáveis. Para colocá-los em prática, é necessário implementá-los na cultura da sua empresa.
Em primeiro lugar, é necessário entender que toda empresa causa algum impacto ao meio ambiente, seja ele em maior ou menor escala. Isso pode ser calculado pela sua pegada de carbono, que envolve a poluição causada direta ou indiretamente pelo empreendimento.
Além disso, todo negócio tem uma responsabilidade social. Afinal de contas, existe um grande número de pessoas que dependem da sua empresa no dia a dia, tanto colaboradores quanto clientes.
O método tradicional de fazer negócio, também conhecido como economia linear, não se preocupa com a preservação do meio ambiente. Por isso, uma empresa ecológica deve ter a inovação como um dos seus pilares, buscando novas tecnologias e estratégias para garantir o seu desenvolvimento sustentável.
Para mostrar alguns exemplos de empreendedorismo sustentável, podemos falar sobre a economia circular. Com ela, uma empresa consegue diminuir o número de recursos naturais extraídos da natureza para fabricação de matéria-prima por meio da reciclagem.
A adoção da economia circular dentro da sua empresa é uma inovação necessária para quem deseja se tornar um empreendedor ecológico. Sem ela, aumentamos o dano na natureza e, assim, a nossa pegada de carbono.
Ainda falando sobre a economia circular, o uso eficiente de recursos, sejam eles de matéria-prima ou de energia, é uma das principais características de um empreendimento sustentável.
Isso porque, além de utilizar recursos reciclados, empresas ecológicas também devem buscar uma fonte de energia limpa, como a solar ou a eólica. Hoje em dia, é possível comprar eletricidade sustentável no Mercado Livre de Energia (ML).
A transparência e a prestação de contas da empresa devem ser princípios adotados por todos os negócios. E esses dois conceitos são ainda mais importantes quando falamos sobre empreendimentos sustentáveis.
Isso porque seus clientes, colaboradores e parceiros devem estar cientes das medidas adotadas pela sua empresa a fim de garantir um impacto ambiental e social positivo. Lembre-se: ser ecológico é motivo para se orgulhar.
Por último, mas não menos importante, uma empresa sustentável deve contar com um corpo de colaboradores diverso e aberto à inclusão. Diferentes perfis de funcionários podem ajudar a trazer mais inovações e valores diferentes para o seu negócio.
O principal objetivo do empreendedorismo sustentável é garantir o desenvolvimento econômico da empresa, promovendo a preservação do meio ambiente. Com o avanço da tecnologia e a diversidade de matérias-primas ecologicamente corretas, atualmente é possível fabricar produtos sustentáveis por um baixo custo, gerando mais valor para o seu negócio.
A cada ano, mais pessoas estão procurando produtos ecológicos. O mercado está mais aberto para opções sustentáveis, feitas com matérias-primas recicladas, produtos sem crueldade animal, entre outros.
Por isso, além de promover a preservação do meio ambiente, as empresas que buscam o empreendedorismo sustentável conseguem lucrar com o consumo consciente, que prega o uso de produtos ecológicos.
Para ter um empreendimento sustentável, é necessário mudar pontos culturais da sua empresa. Isso porque a transformação deve começar de dentro para fora, ou seja, adotando padrões ecológicos no DNA do seu negócio.
Depois disso, é importante analisar todas as ações da sua empresa e verificar possíveis pontos de mudança. Tudo isso pode ajudar a tornar seu empreendimento cada vez mais sustentável.
Na sequência, separamos um passo a passo para você implementar uma transformação ecológica na sua empresa.
Nesse primeiro momento, você deve revisitar os valores, a missão, a visão e os objetivos da sua empresa. Como mencionado, a sustentabilidade deve estar presente na cultura do seu negócio, que serve para moldar o comportamento dos seus colaboradores e definir as suas futuras parcerias.
Entre os exemplos de missões e valores sustentáveis que você pode adotar para tornar sua empresa cada vez mais ecológica, podemos destacar:
ser uma empresa 100% sustentável, apoiando e financiando iniciativas que ajudam o meio ambiente;
trabalhar com transparência e ética, proporcionando dados sobre suas ações para seus colaboradores e clientes;
inspirar outras pessoas a seguirem valores mais sustentáveis.
Lembre-se que a missão, a visão e os valores devem ser possíveis de serem seguidos no dia a dia.
Como também já falado, toda empresa causa algum impacto negativo ao meio ambiente. Por isso, é necessário estudar e avaliar todas as etapas de produção do seu negócio, entendendo o que pode ser mudado e o que precisa ser compensado para garantir a sustentabilidade ambiental dentro da sua empresa.
Uma vez que você entende quais são as suas necessidades e quais pontos deve mudar na sua empresa, está na hora de estabelecer metas sustentáveis que sejam possíveis de serem atingidas.
Confira algumas metas benéficas para o meio ambiente:
tornar seus produtos recicláveis em, no máximo, dois anos;
diminuir a pegada de carbono da empresa plantando árvores e apoiando instituições que promovam a preservação do meio ambiente local;
diminuir a produção de resíduos dentro das suas instalações e promover a reciclagem;
substituir a frota de carros por veículos elétricos;
apostar na compra de energia sustentável, como a solar.
É necessário ressaltar que as metas devem estar de acordo com a capacidade da sua empresa. Desse jeito, você consegue tirá-las do papel e torná-las realidade.
A missão e os valores da sua empresa devem ser seguidos por todos os seus colaboradores. Por isso, é necessário proporcionar capacitações para toda a sua equipe, incentivando-a a se envolver na sua causa ecológica.
Você lembra que a pegada de carbono da sua empresa também engloba ações indiretas? Portanto, é muito importante que você firme parcerias com outros negócios igualmente sustentáveis, que buscam causar um baixo impacto ambiental.
Uma maneira é contratar fornecedores que também trabalham com os mesmos valores, metas e missões sustentáveis que a sua empresa. Ter parceiros pode tornar o seu caminho ecológico mais fácil de ser percorrido.
Foi-se o tempo em que apenas instituições ecológicas se preocupavam com o meio ambiente. Com o aumento da temperatura da Terra e com o perigo do aquecimento global, é papel de cada empresa tornar seus processos cada vez mais verdes, apoiando-se no empreendedorismo sustentável e diminuindo o seu impacto negativo à natureza.
Se você deseja conhecer todos os detalhes que envolvem a pegada de carbono da sua empresa, a EDP escreveu um artigo completo sobre o tema. Nele, você entende como é calculada a marca de carbono da sua empresa e como a compensação pode ser uma alternativa viável para os negócios que estão em processo de mudança para visões mais sustentáveis.
Com a EDP, você garante um futuro mais ecológico para a sua empresa e para todos à sua volta!
Diogo Baraban é engenheiro eletricista formado pela Universidade São Judas Tadeu, com MBA em gestão empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Desenvolveu, em sua carreira, experiência em processos produtivos e em vendas técnicas, tendo atuado nos últimos 13 anos no setor de comercialização de energia. Atualmente é membro da diretoria da EDP Smart, respondendo pela gestão dos negócios de Comercialização de Energia (atacado e varejista) e Mobilidade Elétrica. Também é membro da diretoria da EDP Ventures e conselheiro de 2 empresas investidas pela companhia: 77Sol e Fractal. Diogo Baraban escreve sobre Sustentabilidade e Energias Renováveis.
Conecte-se com Diogo Baraban.