A construção de usinas solares é uma realidade cada vez mais comum e presente em todas as regiões do país. Afinal, trata-se de uma fonte importante para a modernização da matriz energética que proporciona uma geração de energia econômica e sustentável.
Apesar do notável avanço, o desenvolvimento das usinas enfrenta inúmeros desafios, associados a aspectos técnicos, financeiros e burocráticos. Uma situação que promete ser superada, com foco em ampliar a oferta da energia fotovoltaica ao mercado.
No post de hoje, vamos abordar os desafios e as limitações encontradas na construção de usinas solares! Continue lendo e entenda também quais são os benefícios da fonte solar e a melhor forma para adotá-la na sua empresa!
A energia solar é um dos destaques entre as fontes renováveis da matriz energética e vem em constante ascensão. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), já é considerada a segunda maior fonte energética do país.
Todo o crescimento da energia solar se dá pelo fato de ser uma geração limpa, econômica e que favorece o desenvolvimento sustentável. Atualmente, a procura pela fonte solar é elevada no mercado e muitas empresas já buscam a transição energética.
Ainda segundo a ABSOLAR, as perspectivas sobre a fonte solar no Brasil são promissoras e prometem avançar ainda mais. Em 2024, há possibilidades de uma forte expansão, chegando à capacidade total de 4,6 GW.
Mesmo com a evolução da energia solar no Brasil, a construção de usina solar passa por limitações e desafios. Trata-se de situações que influenciam diretamente na concepção e desenvolvimento dos projetos de energia fotovoltaica no Brasil.
Veja, a seguir, quais são os principais aspectos considerados desafios para a construção de uma usina solar!
As questões financeiras são consideradas um dos maiores desafios para a construção de uma usina solar, independente do porte. Os equipamentos utilizados têm um valor expressivo e podem sofrer alterações diante da alta do dólar.
Além disso, em muitas oportunidades as oscilações na economia podem impactar na captação de investimentos para os projetos solares. Todos esses fatores criam limitações e dificuldades para tirar um projeto do papel e iniciar as operações.
Os sistemas solares exigem o uso de tecnologias específicas nas placas fotovoltaicas e em outros equipamentos. Consiste em um tema imprescindível para se alcançar a eficiência na geração de energia, ou seja, aproveitar ao máximo a radiação do sol.
Nesse sentido, a garantia de um alto nível técnico e soluções tecnológicas atualizadas também é um dos desafios de um projeto. Um fator que exige investimentos elevados para ter um sistema eficaz e que gera energia limpa para atender às demandas.
A regulação do setor de energia é outro ponto desafiador e vai além de ter as devidas autorizações para construção de usina solar. Há também requisitos específicos para os processos de transmissão e distribuição que devem ser atendidos.
Toda usina deve atender aos regulamentos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a taxação e as normas para o uso da rede de transmissão da concessionária local. Com isso, são muitos os fatores que devem ser observados em todas as fases, da aprovação do projeto à operação.
Apesar dos desafios e limitações da construção de uma usina solar, os projetos estão em alta em diversas regiões do país. Isso significa que o uso da energia solar é uma realidade e todos os percalços na construção não impedem a oferta ao consumidor final.
Com a chegada da modalidade de geração compartilhada de energia solar, as dificuldades podem ser superadas com maior facilidade. Regulamentada pela Aneel, é uma oportunidade para diversas empresas utilizarem a energia da mesma usina.
Além disso, a flexibilização das leis no setor energético promete facilitar o acesso à energia limpa da fonte solar como um caminho para a sustentabilidade e economia. O que contribui para o crescimento e otimização da energia fotovoltaica nas empresas.
A transição para a energia solar é uma oportunidade para toda empresa que deseja ter um abastecimento eficiente e por uma fonte limpa. Acessível e prática, tem potencial para garantir benefícios importantes, que favorecem, inclusive, a imagem da empresa no mercado.
Saiba a seguir quais são os principais benefícios de contar com a energia solar na sua organização!
A fonte solar é caracterizada como uma fonte limpa, inesgotável e com um processo de geração de baixo impacto ambiental. Desse modo, contribui diretamente para a redução de emissões, preservação ambiental e com o desenvolvimento sustentável.
Com o crescimento das usinas solares, é possível otimizar a descarbonização e combater os impactos do efeito estufa. Portanto, adotar a energia de uma usina fotovoltaica é um grande passo para a responsabilidade socioambiental.
Os custos fixos com a conta de energia causam um impacto direto no orçamento empresarial, independentemente do porte. Por essa razão, a busca por reduzir o consumo de energia e os gastos é comum a todo empreendimento.
Ao migrar para uma fonte solar, é possível alcançar um desconto importante na tarifa de energia sem a necessidade de investimentos. Há soluções para fazer a transição sem nenhuma burocracia e com resultados interessantes para aliviar os custos.
A modernização do setor elétrico no Brasil trouxe grandes avanços na regulamentação e na diversificação da matriz. Todos esses fatores contribuíram para tornar o acesso à energia solar mais fácil e descomplicado para todos os consumidores empresariais.
Atualmente, empresas de todos os portes têm a liberdade de escolher o fornecedor de energia, em processos totalmente regularizados pela Aneel. Com isso, a usina solar é uma das maiores opções para quem busca sustentabilidade e economia.
Se a sua empresa é de pequeno ou médio porte e está em busca de adotar a energia solar, utilizar a geração compartilhada é a melhor alternativa. Isso porque é uma modalidade que garante acesso à fonte sem exigir investimentos iniciais.
Basicamente, consiste em um conjunto de empresas que se associam a uma usina solar por meio de consórcios ou associações. Assim, a rede de distribuição de energia da concessionária permanece ativa, alterando o contrato para gerar desconto na tarifa de energia.
A geração compartilhada é uma solução inovadora e que proporciona vantagens relevantes para utilizar uma fonte renovável e limpa. Ideal para empresas que desejam alcançar a redução de custos e elevar a responsabilidade socioambiental.
A EDP é uma empresa global especialista em soluções em energias renováveis e mobilidade elétrica. Atuando no Brasil há mais de 20 anos, é referência em serviços inovadores e em usinas solares de alta performance em diversas regiões do país.
O Solar Digital EDP é uma solução direcionada a empresas de pequeno e médio porte, na modalidade de geração compartilhada. Por meio de cotas, o empreendimento aluga partes de uma usina solar, gerando desconto na tarifa mensal.
Descomplicado e transparente, o Solar Digital EDP estabelece um novo contrato para o fornecimento de energia, sem exigir adaptações na rede atual ou investimentos iniciais. Tudo com um apoio personalizado de profissionais especialistas em todas as etapas.
Para começar a utilizar o Solar Digital, o primeiro passo é enviar a conta de luz mais recente para análise do perfil e consumo. Como a contratação da energia é sob medida, os especialistas EDP avaliam qual a melhor solução para o seu negócio.
Após essa etapa, basta enviar a documentação solicitada. O passo seguinte é a solicitação de dados da distribuidora, para acesso à agência virtual. Depois disso, o processo já estará pronto e sua empresa alugará uma cota de uma usina solar, com energia limpa, econômica e renovável.
Com o Solar Digital EDP será possível usufruir dos seguintes benefícios:
Podemos concluir que, apesar dos desafios da construção das usinas solares, a fonte é uma das mais econômicas e vantajosas para as empresas. Com a flexibilização regulatória, a energia solar se tornou acessível e é hoje uma solução ideal para a sustentabilidade.
Agora que viu sobre os desafios da construção de usina solar, que tal conhecer quanto pode economizar com a energia solar na sua empresa? Acesse o simulador de economia de energia EDP e saiba agora mesmo!
Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden – University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.
Conecte-se com Verena Greco.