A queda de energia é uma situação que causa apreensão em qualquer empresa, pois sempre interrompe as atividades. Mesmo para quem utiliza fontes alternativas, como a fotovoltaica, sempre há uma dúvida: quando falta luz a energia solar funciona?
Os sistemas de energia solar proporcionam vantagens relevantes para as organizações e, por isso, estão cada vez mais comuns. Mesmo com a popularidade, as dúvidas sobre eles sempre surgem e esclarecer todos os pontos é fundamental.
Continue lendo este artigo e saiba se, quando falta luz, a energia solar funciona. Veja como acontece com cada tipo de sistema fotovoltaico, as vantagens que a energia solar oferece ao seu negócio e muito mais!
A energia solar consiste na geração de eletricidade a partir dos raios solares, convertidos por meio dos painéis fotovoltaicos. Quando a energia da luz do sol, os fótons, incidem sobre eles, acontece a conversão em corrente elétrica.
Trata-se de um sistema que gera energia limpa e renovável para atender às demandas de uma empresa normalmente. Composto por placas solares, inversores e controladores de carga, pode ser dimensionado de acordo com cada necessidade.
Hoje em dia, a energia solar é uma das principais fontes da matriz elétrica brasileira, contando desde a geração distribuída até grandes usinas. Devido à grande incidência solar no Brasil, são sistemas que proporcionam vantagens importantes.
O uso da energia solar está cada vez mais comum no Brasil e pode ser adotado em diferentes formas. O uso dessa fonte é considerado a grande tendência, principalmente por ser limpa, sustentável e oferecer possibilidades para gerar economia.
Com a evolução da energia solar, muitos dos desafios para utilizar essa fonte foram minimizados. Atualmente, há tecnologias e sistemas que podem ser dimensionados de acordo com cada empresa, inclusive para quem opta por pouca infraestrutura.
Veja, a seguir, quais são as opções para adotar a energia solar na sua organização!
O sistema fotovoltaico on-grid está ligado à rede de energia da concessionária. As placas fotovoltaicas geram a energia elétrica, que passa pelos inversores equipamento que converte a corrente contínua em alternada e a direciona para o uso.
Nesse sistema, não são utilizadas baterias. A energia gerada que não é consumida é direcionada, pelo sistema, para a rede da concessionária. Essa carga passa pelo relógio bidirecional e gera créditos para a empresa, que recebe descontos na conta de luz.
O sistema off-grid trabalha de forma independente e não conta com nenhuma ligação com a rede da concessionária de distribuição de energia. Os painéis fotovoltaicos geram a corrente elétrica e toda energia excedente é armazenada em baterias. Dessa forma, em dias chuvosos, nublados e durante a noite a energia que abastece a empresa vem das baterias.
A geração de energia distribuída é uma modalidade de abastecimento em que a energia é gerada no local do consumo ou próximo a ele. São utilizadas usinas de pequeno porte, que podem operar tanto on-grid quanto off-grid.
Regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geração distribuída não depende da concessionária. As usinas geram energia e direcionam de forma única ou compartilhada com mais empresas, que não precisam investir em um sistema individual.
O Mercado Livre de Energia é um ambiente que permite à empresa negociar a fonte de energia e condições diretamente com o fornecedor. Assim sendo, é possível adotar fontes de energia limpa, como a solar, sem precisar realizar investimentos.
Nesse ambiente de comercialização de energia, a empresa pode escolher ser atendida por uma usina solar , utilizando a estrutura da concessionária de distribuição apenas para o transporte daa energia. Nessa opção, não é necessária a instalação de um sistema fotovoltaico para que a companhia possa optar pela energia renovável.
A falta temporária de luz é uma situação que acontece continuamente em diversas regiões do país. Um problema causado por diferentes fatores, como tempestades e ventos fortes que derrubam árvores e comprometem o fornecimento da luz.
Por essa razão, é natural se perguntar como um sistema de energia solar é influenciado pelas oscilações das concessionárias. Tudo vai depender de qual o tipo de sistema adotado, se on-grid, off-grid ou se a energia foi contratada no Mercado Livre de Energia.
Confira, a seguir, como cada situação se comporta quando há falta de energia!
Quando o sistema fotovoltaico não produz energia, como em dias nublados e a noite, a rede da concessionária abastece o estabelecimento. Isso acontece devido o sistema on-grid ser conectado à rede de distribuição, inclusive para liberar a carga excedente.
Entretanto, quando há falta de energia na concessionária, o sistema para automaticamente de funcionar. Isso acontece devido ao mecanismo anti-ilhamento, que desliga o inversor diante da queda de tensão, para evitar acidentes envolvendo os técnicos que realizam a manutenção.
Os sistemas off-grid são aqueles que não contam com nenhuma ligação com a rede da concessionária e são autônomos. Nesse caso, a falta de luz não causa nenhum efeito e a unidade continua gerando energia e consumindo normalmente.
Toda energia gerada no sistema off-grid que não é utilizada permanece armazenada em baterias. Por isso, quanto maior a demanda mais baterias serão necessárias para atender a empresa, o que torna o sistema mais caro e inviável em muitas situações.
Na modalidade de energia distribuída, uma usina de pequeno porte no local ou próximo a ele é responsável pelo abastecimento. Sendo assim, em caso de falta de energia na concessionária, a geração distribuída continua funcionando normalmente.
Por outro lado, se por algum motivo o sistema de geração distribuída falhar, a empresa pode retomar o uso da concessionária, quando disponível. Trata-se de uma situação que oferece maior autonomia e um fornecimento de energia eficiente.
O Mercado Livre de Energia permite que a empresa negocie as condições do fornecimento e a fonte de energia diretamente com o fornecedor. Nesse caso, portanto, é possível escolher a energia solar para atender as demandas sem precisar instalar um sistema fotovoltaico.
O Mercado Livre de Energia oferece, além da possibilidade de a empresa contar com o fornecimento de energia limpa — o que contribui para o alinhamento da companhia à transição energética e representa um diferencial em relação à concorrência —, a garantia de uma energia mais barata que a do mercado cativo, entre outras vantagens.
O uso da energia solar apresenta um crescimento exponencial entre as indústrias, estabelecimentos comerciais e empresas de serviços no Brasil. Trata-se de um fator de desenvolvimento para as organizações e um passo relevante rumo à responsabilidade socioambiental.
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) estima que até 2040 a energia solar será a principal fonte utilizada no país, tudo devido às grandes vantagens que proporciona em relação à economia, praticidade e redução de impactos.
A seguir, veja quais são os principais pontos positivos de contar com a energia solar na sua empresa!
Um dos benefícios mais evidentes do uso da energia solar em uma empresa é a redução considerável dos custos. Conforme a ABSOLAR, é possível chegar a até 95% de economia na conta de luz, proporcionando um alívio importante no orçamento.
Mesmo que a empresa não utilize um sistema fotovoltaico próprio, como na geração distribuída, ainda é possível economizar. Há soluções interessantes, como a energia solar por assinatura, que não exige instalações e promove a redução de custos.
Outro grandes benefício da energia solar é a sustentabilidade, uma vez que se trata de uma fonte inesgotável e renovável. Em outras palavras, a organização tem a oportunidade de reduzir impactos ambientais e manter a eficiência energética de forma limpa.
Com a ascensão dos conceitos como o ESG e a sociobiodiversidade, adotar a energia solar é uma ótima oportunidade. Além de melhorar a imagem da empresa junto às partes interessadas, proporciona vantagens competitivas e diferenciais relevantes.
A transição da energia tradicional para a fonte solar pode acontecer de diferentes formas, em sistemas próprios ou no Mercado Livre de Energia, um avanço importante e que oferece versatilidade para empreendimentos que desejam adotar a sustentabilidade.
Isso significa que há possibilidades para utilizar a energia solar sem precisar de grandes investimentos ou intervenções. Basta calcular o consumo de energia elétrica, identificar a demanda e procurar meios para ter um abastecimento limpo e econômico.
O uso da energia solar é, sem dúvidas, um dos principais caminhos para o futuro e promete ser a principal fonte utilizada no país. Devido a ampla incidência solar durante todas as estações do ano, é uma alternativa bastante eficaz para diversificar as fontes de energia no país, reduzindo a dependência excessiva das usinas hidrelétricas e, com isso, afastando o fantasma de uma nova crise energética no Brasil.
Por essa razão, investir em alternativas para adotar a fonte de energia solar é algo que irá trazer grandes benefícios. É uma maneira de garantir um fornecimento de energia eficaz, com um bom custo-benefício e ainda contribuir para questões ambientais e sociais.
Como se pode notar, quando falta luz a energia solar funciona em determinados sistemas, como na geração distribuída. Portanto, se a queda de eletricidade é um risco constante na empresa, é interessante analisar alternativas para garantir a autonomia e sustentabilidade.
Gostou do artigo? Agora que já sabe se quando falta luz a energia solar funciona, não espere para continuar aperfeiçoando seus conhecimentos sobre o tema! Leia agora mesmo como reduzir a conta de luz da sua empresa!
Verena Greco é Gerente Operacional na EDP Brasil. Ela é graduada em Engenharia de Energia pela PUC Minas e em Engenharia de Energia Renovável pela Hochschule Schmalkalden – University of Applied Sciences e tem MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Verena Greco escreve sobre Energia Solar.
Conecte-se com Verena Greco.