Central de atendimento
Soluções EDP Disponível para te ajudar

Ao interagir você concorda com os termos gerais de uso e política de privacidade, e aceita ser contactado pelo Grupo EDP e parceiros para mais informações de produtos e serviços EDP.

Esses dados serão tratados exclusivamente para as finalidades específicas para as quais foram coletados e serão posteriormente descartados.

Seg. 30 de dezembro de 2024

ENERGIAS RENOVÁVEIS
Data de publicação: 12/12/2023

Segundo a Sociedade de Investigações Florestais, cerca de 21,371 trilhões de watts-hora de energia são consumidos por dia ao redor do mundo. Apesar de parecer um número abstrato, dá para imaginar o tamanho da demanda global por esse recurso. É por isso que a matriz energética solar se tornou uma das principais soluções para o futuro da sociedade. 

Com o aumento do debate acerca do fortalecimento de fontes renováveis, tornou-se essencial entender como a matriz energética solar funciona, bem como conhecer os prós e contras desse sistema. Além de ser um tema obrigatório para o repertório de empresários, esse conhecimento também pode gerar grandes economias para as marcas. 

A seguir, você aprenderá tudo sobre a matriz energética brasileira solar e como ela se tornou a principal referência em captação renovável no Brasil e no mundo. Da instalação à distribuição, conheça a inovação científica que permite transformar luz solar em eletricidade. Boa leitura! 

O que é a matriz energética solar?

A matriz energética solar define a capacidade de gerar eletricidade a partir da luz solar. Basicamente, ela descreve qual é a proporção de produção renovável em um determinado local, em comparação aos formatos mais tradicionais de captação. 

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as fontes renováveis geraram um crescimento de 3,3% gigawatts (GW) na matriz elétrica no primeiro trimestre de 2023 no Brasil. Desse crescimento, 37,19% dos megawatts (MW) instalados para expandir a capacidade total foram provenientes de fontes solares fotovoltaicas. 

Em outras palavras, a participação da energia solar na matriz energética brasileira está gerando um impacto real e significativo na rotina de milhões de cidadãos. Por meio de um sistema que capta raios solares e os converte em eletricidade que pode ser armazenada ou compartilhada, essa tecnologia conseguiu aumentar a produção energética sem impactar o meio ambiente ou liberar gases prejudiciais à atmosfera. 

Para a matriz energética solar se desenvolver, não é preciso usar matérias-primas como o petróleo e o carvão. Por isso, as emissões de carbono são reduzidas substancialmente e a sociedade passa a respirar um ar mais limpo, além de frear as mudanças climáticas e driblar a crise energética no Brasil. 

Como funciona a matriz energética solar?

Imagine que você instala painéis fotovoltaicos na sua empresa para tentar reduzir suas contas de luz e reafirmar o compromisso da companhia com o meio ambiente. No primeiro ano, você já vai perceber que uma parcela significativa do seu consumo foi sanada por esse sistema. 

No ano seguinte, você investe na melhoria e na expansão dos painéis. Ao fazer um relatório sobre o seu desempenho energético, você nota que a porcentagem de consumo proveniente dessa inovação, ou seja, a sua matriz energética solar, aumentou. 

Agora, visualize isso em uma escala global. Basicamente, essa atitude é benéfica para todos. Afinal, além de baratear os seus custos, ela também é boa para o consumidor — que vai poder acessar seus produtos e serviços com preços mais justos — e para o meio ambiente — que não terá seus recursos explorados. 

Para saber como funciona a matriz energética solar, é preciso entender como ocorre a captação e a distribuição dessa fonte de energia luminosa. Confira o passo a passo a seguir! 

Captação da luz solar

Uma vez que você instala os painéis solares (também chamados módulos fotovoltaicos) em um local estratégico e com alto índice de raios solares, eles logo vão começar a trabalhar.  

Por meio de células fotovoltaicas que são produzidas a partir de materiais semicondutores como o silício, esse produto consegue absorver e acumular fótons de luz solar. Eles serão a base para as próximas etapas. 

Conversão da luz em eletricidade

Muitos dizem que “é aqui que a mágica acontece”. Mas a verdade é que, nesse caso, o que faz o trabalho da magia é a tecnologia de última geração. Assim que a luz solar atinge as células fotovoltaicas, os fótons são agitados no material semicondutor.  

Como resultado disso, surge uma corrente elétrica, que poderá ser futuramente usada para acender as luzes do seu negócio, manusear os produtos, oferecer conforto aos clientes e muito mais. 

Corrente contínua (CC) e inversos

Mas antes que essa corrente contínua (que flui em uma única direção) possa começar a funcionar no seu comércio, é preciso fazer uma conversão e transformá-la em uma corrente alternada. Para isso, é usado um aparelho chamado de inversor, que existe justamente para facilitar essa transição. 

Utilização da eletricidade

É agora que chega a parte mais esperada da matriz energética solar: a utilização. Tudo que foi produzido nos painéis fotovoltaicos é distribuído para o local de uso e passa a alimentar qualquer tipo de prática condizente com as suas funções. 

Armazenamento

Esse é um passo opcional, mas muito interessante para quem gosta de se planejar. Se o seu sistema de preferência contar com baterias, a eletricidade pode ser guardada para ser usada em um momento posterior, quando a produção não estiver tão alta. Isso é ótimo para quem vive em locais com tempo constantemente nublado, por exemplo. 

Conexão à rede

Se você tem uma produção alta e não consegue fazer uso da totalidade da energia produzida, saiba que você pode injetá-la na rede elétrica geral. Ela será encaminhada para outras pessoas e a sua contribuição será retornada no formato de “créditos”. 

Imagine que você produziu muito no verão e não quer armazenar o acúmulo, pois não há necessidade. Uma vez que você “empresta” essa carga para distribuidoras, verá descontos significativos nas faturas seguintes, pois terá o seu fornecimento compensado. 

Quais são as vantagens de utilizar a energia solar?

Existem muitos benefícios em optar pela matriz energética solar. Não é à toa que esse fenômeno tem conquistado cada vez mais fãs no mundo, adaptando-se inclusive aos espaços urbanos. 

A seguir, você pode conferir algumas das vantagens de optar por esse sistema: 

  • os seus gastos vão diminuir drasticamente — em poucos anos, o investimento em painéis fotovoltaicos pode retornar no formato de contas muito mais baixas do que a sua média. A longo prazo, isso representa uma economia importante para empresários; 

  • por utilizar fontes renováveis, a matriz energética solar reduz as emissões de gases poluentes na atmosfera — isso evita a pegada de carbono, limpa as águas, melhora o ar, preserva a fauna e a flora, evita mudanças climáticas e contribui com comunidades pequenas; 

  • com uma produção própria de energia, sua empresa não fica mais exposta às interrupções no fornecimento de energia ou aos aumentos nos preços; 

  • atualmente, existem diversos incentivos fiscais que apoiam empresas cujo foco seja investir na matriz energética solar — descontos, suportes financeiros e reduções de impostos estão entre as maneiras encontradas por entidades para impulsionar esse movimento; 

  • propriedades com sistemas de energia solar no Brasil tendem a ser valorizadas e vendidas por preços maiores no mercado imobiliário; 

  • demonstrar seu compromisso com a causa sustentável é uma maneira de aproximar um público que está cada vez mais consciente e crítico em relação aos produtos e serviços que consomem; 

  • não é preciso investir grandes valores em manutenção com os painéis fotovoltaicos — cuidados simples e verificações eventuais são suficientes para garantir um funcionamento pleno; 

  • se você vender o excesso de eletricidade, pode ter um lucro extra — além disso, vai estar fortalecendo o movimento energético do país e proporcionando eletricidade para pessoas cujo acesso a recursos básicos é desafiador; 

  • em certos locais, a adoção da matriz energética solar faz parte de normas e regulamentações — ao optar por esse sistema, você estará se adaptando ao que é solicitado. 

O que esperar da matriz energética solar no futuro?

A matriz energética solar tem tudo para crescer nos próximos anos. A chegada do Mercado Livre de Energia, que permite que empresários escolham pelos seus fornecedores de preferência, é um enorme combustível para essa tendência. 

Com tecnologias cada vez mais inovadoras e acessíveis, a ideia é que grandes novidades cheguem nessa área nos próximos anos. Além disso, a expectativa é de que o armazenamento se torne ainda mais eficaz e que a pauta sustentável siga crescendo e criando uma procura ainda maior por esse segmento. 

A matriz energética solar já é realidade no mundo todo

A verdade é que a matriz energética solar não é um plano e muito menos uma utopia. Ela é uma realidade que já está disponível para empresários de todos os portes que tenham interesse em soluções sustentáveis e econômicas.  

Se você tem curiosidade sobre esse tema, o primeiro passo é conversar com especialistas. A EDP é uma empresa com alto conhecimento na matriz energética solar, tendo participado ativamente da expansão dessa ferramenta no Brasil. Com profissionais altamente qualificados, ela pode ajudar você a entender quais opções seriam mais viáveis e promissoras para o seu negócio. 

Caso queira saber mais, vale ler uma matéria sobre a energia fotovoltaica e entrar em contato com a EDP. Em pouco tempo, seus painéis podem ser instalados e ajudar a aumentar a matriz energética solar do país! 

Artigos relacionados

Artigos mais recentes