Como comprar energia elétrica no Mercado Livre de Energia? Tudo sobre o tema

Veja como comprar energia elétrica no Mercado Livre e as vantagens que essa transição proporciona à sua empresa!

Data de publicação: 30/01/2024

A liberdade para escolher uma fonte de energia alternativa à concessionária local é uma possibilidade vantajosa para toda empresa. É uma opção para reduzir custos e elevar a sustentabilidade e, por isso, é importante saber como comprar energia elétrica. 

Com a diversificação da matriz energética no país, fazer a migração para o Mercado Livre de Energia é uma oportunidade promissora. No entanto, é importante entender como tudo funciona para realizar uma transição segura e que atenda às expectativas. 

Se você está em busca de melhores condições para a compra de energia, veio ao lugar certo! Continue acompanhando este artigo e entenda como comprar energia elétrica no mercado livre, as vantagens e dicas para uma transição adequada! 

Como funciona o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente que permite ao consumidor negociar a contratação de energia elétrica diretamente com o gerador. Ou seja, a empresa pode escolher qual o fornecedor de energia e conduzir a negociação do contrato. 

Trata-se de uma alternativa para contratar o fornecimento de energia além da concessionária local — em condições totalmente negociáveis, inclusive em relação à fonte, que pode ser eólica, solar ou outra considerada limpa e renovável. 

Tudo funciona de forma simples: basta analisar as opções, escolher uma fonte de energia e um fornecedor. Assim, inicia-se a negociação do contrato de fornecimento, definindo o valor e o prazo, além do contrato com a distribuidora pelo uso dos cabos elétricos. 

Com o contrato negociado e assinado, a empresa não precisa realizar nenhuma adaptação para a transição. A energia chega por meio do cabeamento da concessionária local. O que muda é apenas a fonte de geração. 

Quem pode comprar energia no mercado livre?

A negociação no Mercado Livre de Energia está disponível para consumidores de alta tensão.

Após a negociação e migração para uma nova fonte de energia, o consumidor deve registrar o contrato na Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) ou contar com o atendimento de uma comercializadora para cuidar dessa etapa Com tudo regularizado, o novo acordo entra em vigor para o fornecimento da eletricidade. 

Quais as vantagens da compra de energia?

A liberdade de escolher o fornecedor de energia é uma possibilidade interessante para quem precisa de alta tensão, sobretudo devido às grandes oscilações e crises energéticas que eventualmente afetam as concessionárias públicas de energia. 

Nesse sentido, o Mercado Livre de Energia permite que a companhia avalie outras formas para ter acesso à eletricidade. Tudo de uma maneira moderna, flexível e com melhores possibilidades para negociar todos os termos do contrato junto ao gerador. 

Confira, abaixo, quais são as vantagens que a compra de energia no mercado livre proporciona! 

Redução de custos

A contratação do fornecimento de energia no mercado livre possibilita que as condições sejam negociadas em fontes diversificadas. Com isso, será possível economizar até 30% na conta de luz sem nenhuma burocracia. 

Além da redução dos gastos, também é possível ter maior previsibilidade dos custos ao longo do tempo. Como todos os termos são negociados no contrato, não haverá surpresas e o negócio não permanece vulnerável à oscilação das bandeiras tarifárias.   

Sustentabilidade

Para empresas que desejam aderir à sustentabilidade, o Mercado Livre de Energia é uma opção simples e eficiente. Será possível utilizar fontes de energia renováveis, como a solar, sem precisar investir em um sistema fotovoltaico próprio. 

Durante a negociação, a empresa tem a oportunidade de escolher uma usina de energia solar como fornecedora de energia. Sendo assim, reduz o uso de outras fontes e contribui para a sustentabilidade empresarial e a responsabilidade social. 

Autonomia

Embora a geração hidrelétrica seja dominante na matriz elétrica, o mercado livre possibilita que a empresa escolha fontes alternativas de energia. Com a evolução do setor no Brasil, há opções de fontes diversas, especialmente a usina solar e a eólica. 

No mercado livre, o preço negociado será o mesmo em todo o dia, seja no horário de ponta ou fora dele. É a melhor estratégia para aumentar a autonomia da empresa, ter melhores alternativas para equilibrar os custos e alcançar eficiência. 

Contratação sob medida

A contratação no mercado livre possibilita assinar o contrato com o volume de energia adequado às demandas da empresa. Todos os termos são flexíveis e negociados diretamente com a geradora, em negócios regularizados e transparentes. 

Nesse contexto, o fornecimento ocorre sob medida e com previsibilidade, inclusive em relação a previsão de sazonalidades. A energia se adapta ao perfil de consumo, com mecanismos para o aumento quando a empresa precisar de mais energia. 

Como comprar energia elétrica no mercado livre?

Para comprar energia elétrica no Mercado Livre de Energia é necessário que o consumidor atenda alguns requisitos. O primeiro é atender às regras que determinam o nível mínimo de consumo e tensão exigidas para ingressar nesse ambiente de comercialização  e estar qualificado conforme as orientações da Aneel. 

Também é preciso contar com a adesão na Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) e adequar o Sistema de Medição e Faturamento. A partir disso, algumas etapas devem estar claras para direcionar a transição para uma nova fonte energética. 

Veja a seguir quais são os passos básicos para comprar energia elétrica no mercado livre! 

Faça um planejamento

A migração para a compra de energia elétrica no Mercado Livre de Energia é um processo que envolve regras e requisitos. Sendo assim, é importante reunir a gestão e estabelecer um planejamento específico, observando todas as etapas até a contratação. 

Para facilitar, veja um breve resumo do que é preciso: 

  • estudo da viabilidade econômica; 

  • estudo da fonte de energia; 

  • revisão do contrato com a concessionária; 

  • renúncia do contrato com a concessionária; 

  • elaboração e novo contrato para uso do cabeamento; 

  • adequação ao Sistema de Medição para Faturamento (SMF); 

  • adesão à Câmara de Comercialização de Energia (CCEE); 

  • aquisição de energia no mercado livre e elaboração do contrato. 

Para facilitar o processo de transição, é indispensável compreender todas as etapas e organizar as ações para fechar um bom acordo. Ter o apoio de uma assessoria especializada é um diferencial relevante para atingir os objetivos sem transtornos. 

Pense na fonte de energia

Um dos primeiros aspectos que deve estar presente no planejamento estratégico da empresa é qual será a nova fonte de energia. Como a matriz energética brasileira é diversa, ter clareza sobre esse ponto é primordial para direcionar a busca no mercado. 

Para acompanhar as tendências de um futuro sustentável, o ideal é buscar por fontes renováveis e limpas. É a oportunidade para economizar e ainda ter um uso de energia com baixo impacto ambiental, alinhado aos novos padrões do mercado. 

Escolha um fornecedor confiável

Por ser um ambiente livre para negociação, há muitos fornecedores de energia e soluções disponíveis no mercado. No entanto, para fechar um negócio transparente e seguro, é imprescindível escolher uma empresa confiável e regularizada. 

Antes de tudo, pesquise sobre a procedência do fornecedor, como é a usina de geração de energia e a regularização junto à Aneel. Sempre priorize fornecedores que sejam tradicionais e tenham credibilidade para ter um serviço de qualidade. 

Compare preços e condições

O planejamento financeiro empresarial é decisivo para o crescimento e todas as iniciativas devem estar dentro do orçamento. Mesmo que a transição para o Mercado Livre de Energia promova a redução de custos, é sempre importante comparar condições. 

Por esse motivo, tenha apoio para negociar as melhores condições para contratar uma nova fonte energética para a empresa. Lembre-se de priorizar a qualidade e a confiabilidade para ter um contrato que garanta um bom custo-benefício para o uso da energia.

Avalie bem o contrato

Antes de assinar o documento, não deixe de avaliar cuidadosamente todas as condições contratuais. Elimine todas as dúvidas para evitar surpresas desagradáveis no futuro que podem causar complicações e prejuízos às atividades da empresa. 

A melhor estratégia nesse sentido é buscar empresas que ofereçam contratos flexíveis e cláusulas que contemplam situações atípicas. Desse modo, o fornecimento de energia irá atender as necessidades da organização com tranquilidade e confiabilidade. 

Como a EDP pode ajudar a migrar para o Mercado Livre?

O Mercado Livre de Energia é uma excelente oportunidade para inovar e adotar uma fonte de energia limpa na organização. A partir da transição, será possível gerar economia, combater as mudanças climáticas e contribuir com a sustentabilidade. 

Para isso, a EDP é a melhor solução para ter acesso a uma fonte de energia solar limpa e econômica. Líder mundial em energias renováveis, oferece soluções práticas para ter um fornecimento de energia eficiente e que atende às suas necessidades. 

Com a EDP, você terá diferencia relevantes para a transição energética, por exemplo: 

  • apoio em todo o processo regulatório no Mercado Livre de Energia; 

  • melhores preços e condições; 

  • previsão fixa dos seus gastos de energia. 

O Solar EDP Digital é um serviço para utilizar a energia proveniente de uma usina solar sem instalações ou investimentos. Tudo com a confiabilidade de uma empresa especialista e que está há mais de 20 anos atuando com excelência no Brasil. 

Agora que entendeu como funciona a compra de energia elétrica, não deixe de continuar lendo sobre o tema! Confira mais sobre a liberdade para escolher a energia da sua empresa e as soluções da EDP no Mercado Livre de Energia! 

Artigos relacionados