Economizar energia em hotéis: veja o que fazer!

Saiba como economizar energia em hotéis e tenha benefícios essenciais para o crescimento do seu negócio!

ENERGIA SOLAR
Data de publicação: 04/06/2024

Os gastos com energia elétrica estão entre os maiores custos fixos no segmento de hotelaria. Por essa razão, adotar medidas para economizar energia em hotéis é uma prioridade em muitos negócios para preservar sua saúde financeira.

Considerado um dos setores mais movimentados, sobretudo nos períodos de alta temporada, os hotéis têm uma alta demanda por energia. Investir em estratégias para economizar, como buscar a fonte solar como recurso, é uma ótima forma para preservar o orçamento.

Neste post, traremos dicas relevantes para você economizar energia em hotéis e garantir uma melhor eficiência! Continue conosco e veja como reduzir os seus gastos por meio do uso de energia solar, adotando a melhor solução do mercado para o seu negócio!

Por que é importante economizar energia em hotéis?

A demanda por energia em hotéis é considerada elevada, independentemente do porte do estabelecimento. Afinal, é necessário manter toda a infraestrutura e oferecer conforto para promover a satisfação e atender a todos os hóspedes com excelência.

Diante disso, os custos com a conta de luz chegam a valores consideráveis, principalmente durante a alta temporada. São gastos que têm potencial para elevar os custos fixos e comprometer a lucratividade do estabelecimento, o que é um risco que exige atenção.

Nesse sentido, ter metas e estratégias para economizar energia é muito importante para controlar as despesas sem afetar a qualidade dos serviços prestados. Ou seja, um tema crucial e decisivo para quem busca aproveitar as oportunidades do negócio e melhorar os resultados do empreendimento.

Como economizar energia em hotéis?

Para promover a redução de custos, é necessário observar algumas atividades que geram maior consumo de eletricidade. A revisão periódica das instalações elétricas, dos equipamentos e a promoção de ações de conscientização também são indispensáveis para contribuir com o objetivo.

Veja algumas das principais dicas para economizar energia em hotéis:

  • utilize apenas lâmpadas LED;
  • utilize sensores de presença;
  • aproveite a iluminação natural;
  • treine a equipe e oriente os hóspedes;
  • utilize equipamentos que consomem menos energia.

Além dessas práticas, utilizar uma fonte de energia limpa e renovável é a melhor forma para economizar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar se tornou a alternativa ideal para reduzir custos com a conta de luz

Como funciona a energia solar em hotéis?

A modernização do setor elétrico brasileiro trouxe novas possibilidades para quem deseja adotar uma fonte solar. Além da opção de aderir à modalidade de geração compartilhada, destinada às unidades em baixa tensão (grupo B), as empresas têm a possibilidade de escolher o fornecedor de energia que desejarem, ou seja, podem contratar uma fonte renovável.

Trata-se de uma alternativa disponível no Ambiente de Contratação Livre (ACL), mais comumente conhecido como Mercado Livre de Energia, regulamentado pela ANEEL, por meio do qual as unidades em média tensão (grupo A) podem negociar um novo contrato para fornecimento de energia, utilizando apenas a rede de distribuição da concessionária.

Ao contratar energia sob demanda de uma usina solar no Mercado Livre de Energia, é possível negociar um valor mais atrativo, gerando economia na conta de luz. Tudo isso sem a necessidade de realizar investimentos elevados para a instalação de um sistema fotovoltaico próprio.

Com o abastecimento da energia solar, o hotel poderá manter todas as suas atividades com maior economia e sustentabilidade. Inclusive as que demandam mais, como o aquecimento de água, piscinas e saunas, ar-condicionado e outros equipamentos. 

Quais são as vantagens da energia solar em hotéis?

A energia solar está em grande ascensão na matriz energética brasileira e já é considerada uma das principais opções. Limpa, inesgotável e eficiente, garante um fornecimento de qualidade e com um custo-benefício mais atrativo para a empresa.

Nesse contexto, aderir à fonte solar proporciona muitos benefícios para um hotel, inclusive a economia e a sustentabilidade. Ainda mais por soluções modernas como a geração compartilhada, que não requer investimentos.

Confira abaixo quais são as principais vantagens de investir na energia solar para hotéis!

Redução de custos

A transição energética para uma fonte solar produz descontos expressivos na conta de luz, que podem chegar a 30% para contratações no Mercado Livre de Energia (destinadas às unidades em média tensão do grupo A). Por esse motivo, é uma opção vantajosa para obter economia em curto prazo, sem precisar realizar intervenções.

Com a redução na conta de luz, será mais fácil equilibrar os custos fixos, especialmente em épocas de grande demanda. A energia solar ainda pode reduzir os encargos e a dependência das oscilações comuns na concessionária local.

Sustentabilidade

A geração de energia solar é limpa, inesgotável e de baixo impacto ambiental quando comparada a outras fontes. Consiste em uma energia que contribui diretamente para a sustentabilidade e responsabilidade social, aspectos importantes para toda empresa.

Mesmo com a mudança do fornecedor de energia pelo Ambiente de Contratação Livre (ACL), ainda é uma forma para contribuir com a sustentabilidade. Afinal, a energia a ser utilizada é produzida em uma usina solar, o que favorece a descarbonização.

Lucratividade por diária

À medida que o hotel tem uma redução do valor pago na conta de luz, novas possibilidades financeiras começam a surgir. Inclusive a oportunidade de melhorar a lucratividade em cada diária ou oferecer valores mais acessíveis competitivos aos clientes.

Em outras palavras, os gestores terão uma margem maior para otimizar as condições comerciais e buscar melhores lucros, fator importante para sobressair em meio aos concorrentes e ainda melhorar a imagem do hotel no mercado.

Eficiência energética

O Brasil é um país de grande incidência de irradiação solar e oferece condições propícias para a geração de energia renovável. Isso significa que uma usina solar tem potencial para atender à demanda de forma contínua, eficaz e limpa.

Portanto, é uma alternativa para alcançar eficiência energética em diversas formas de aproveitar a energia solar no hotel. A oportunidade perfeita para unir a economia com a qualidade na geração, garantindo um serviço de ponta para o hotel.

Modernização

Por fim, a migração para a fonte de energia solar é um caminho para aderir à inovação no empreendimento, já que é uma das fontes mais inovadoras do mercado. A energia solar representa um dos grandes avanços do setor energético nacional.

Adotá-la traz vantagens relevantes que impactam positivamente na imagem empresarial e na percepção dos hóspedes e partes interessadas. Um diferencial considerável para contribuir com o crescimento e reconhecimento da marca.

O que é o Solar Digital EDP e como funciona?

A EDP é uma empresa global, líder em soluções inteligentes em energia, presente no Brasil há mais de 20 anos. Referência em inovação, oferece serviços modernos para facilitar o acesso de empresas de todos os portes à fonte solar.

Uma das soluções é o Solar Digital EDP, um serviço de energia solar por assinatura destinado às unidades consumidoras em baixa tensão (grupo B), por meio do qual você pode receber créditos de energia conforme o consumo da sua empresa.

Basicamente, será realizada a assinatura digital diretamente com a EDP para adquirir uma cota da usina solar fotovoltaica. Assim, não será necessário arcar com nenhum custo de adesão ou adaptações na rede, gerando um desconto na tarifa de energia.

A adesão ao Solar Digital EDP é muito simples e você terá o apoio personalizado em todo o processo. Veja quais são as etapas:

  • Análise da conta: envio da fatura de energia mais recente para análise dos especialistas da EDP – o objetivo é saber se a empresa é elegível à solução;
  • Envio da documentação: após a análise da fatura de energia, é preciso enviar o contrato social e uma cópia do documento do representante legal da empresa;
  • Solicitação de dados da distribuidora: para efetivar o cadastro no consórcio/associação, é preciso enviar os dados de acesso (login e senha) à agência virtual da concessionária.

Todo o processo de adesão ao Solar Digital EDP é totalmente seguro e os dados são preservados. O contrato, inclusive, é assinado por meio eletrônico. Com tudo feito, a empresa terá um serviço moderno e o desconto na conta de energia com praticidade.

Quais as vantagens de aderir ao Solar Digital EDP?

A transparência, ética e excelência estão presentes em todas as relações da EDP e garantem serviços compatíveis com as expectativas. Sendo assim, o Solar Digital EDP é a solução ideal para que o seu hotel possa aderir à fonte solar de energia de forma inovadora e segura.

Além de um atendimento personalizado de ponta a ponta, ao escolher o Solar Digital EDP será possível alcançar as seguintes vantagens:

  • redução do valor da conta de luz da empresa;
  • possibilidade de isenção de impostos;
  • não exige investimentos iniciais;
  • não há taxas de adesão;
  • favorece a sustentabilidade empresarial;
  • inovação no fornecimento de eletricidade.

As expectativas para a hotelaria são positivas e, apesar dos desafios, o setor promete evoluir ainda mais nos próximos anos. Por isso, adotar a fonte solar é essencial para aderir a uma das principais tendências do mercado e economizar.

Já imaginou ter uma redução de custos eficiente e promover a sustentabilidade no seu hotel? A captação de energia solar é limpa e a adoção desta fonte associa a imagem da sua empresa a uma iniciativa sustentável (marketing verde), chamando a atenção de ainda mais clientes.

Como pode notar, economizar energia em hotéis contribui para reduzir os gastos sem perder a qualidade, conforto e tranquilidade dos hóspedes. Com o Solar Digital EDP, será ainda mais fácil ter economia e sustentabilidade com toda a eficiência.

Gostou do post? Agora que você entendeu como economizar energia em hotéis e conheceu a melhor solução do mercado, não perca tempo e acesse o simulador de economia de energia EDP! Veja o quanto você pode economizar no seu hotel com o Solar Digital EDP!

Artigos relacionados